ED26 | de 09 à 15 de novembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - As aventuras de Kill - Espaço Aberto Virtual - Memória do Mundo - Artistas nossos de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque - Eventos - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Agenda Teia Cultural Minas

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá a todos que nos seguem sendentos de arte e de cultura, cultura essa que recria nossas vidas, nossos humores, nossos amores. A arte que tanto nos ensina a olhar o mundo com outros olhos, mais apurados.
"Meu companheiro que sai de casa e na vida cai..." frase de uma música de Zé Geraldo, das Gerais para o resto do Brasil, do Brasil para o Mundo, levando suas "cacetadas" e aprendendo muito com todas essas barreiras, "...fiquei mais velho do que meu velho pai!", grande Zé!
É com essas andanças que diz o nosso Músico da semana que vamos abrindo nossos serviços, nossa semana. Que a vida de todos seja repleta de muito carinho, pois é do que precisamos, sofremos como o "Cidadão" de Zé que não pode entrar mais nos edificios que constrói, ricos e altos mas com mão de obra de gente que realmente faz o nosso sonho acontecer!
A você que se identifica com esse pequeno editorial viva intensamente esse seu Semanário e aqui sim, você constroi e pode ter acesso livre para entrar e sai a hora que quizer, pela arte e pela cultura, esperando que o ser humano, o mesmo que mata e que rouba, mas que também beija e abraça, consola, volte a ser mais humano!

Uma grande semana a todos!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

Minha mãe só ouve ou que quer!!!

Durante semana tenho insistido com minha mãe sobre ter um cachorro em casa.
No primeiro momento eu argumentei sobre as vantagens de se ter um cão e por um breve momento ela disse que pensaria, mas depois de minutos bradou um: NÃO!
Comecei a insistir, negociar e sempre nas horas mais próprias tocava no assunto (Quando tinha visita em casa, nas festas de família, quando alguma amiga dela nos encontrava no mercado ou quando ela vendia para alguém a imagem de “Super Mãe”).
O que eu não esperava era descobrir uma suposta deficiência, que até então eu não conhecia: a surdez.
O surdo tem recursos. Aparelhos auditivos, leitura labial, linguagem de sinais. Ele só não socializa se não quiser. E se não quiser, tem o álibi perfeito. “Desculpe, não estou escutando nada”.
O problema é que minha mãe se tornou surda por gosto. A fofoca da vizinha, a vida alheia, as novelas, as musica de 1900 e Adão ela continua ouvindo... Mas quando eu reclamo, ou peço pra passar a camisa, de repente à deficiência atinge...
Indignado com tal comportamento só consigo pensar em uma coisa...
Quem está a fim de ouvir quem hoje?

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Vingança

Doutor Moreira era homem forte. Segundo mandato em Brasília. Carlinha minha trabalhava na casa dele e mês passado chegou amuada e chorosa no barraco. Menina bonita dessas pode chorar não. Ainda mais que é da gente. Rapazinho do Doutor Moreira começou atentar Carlinha em casa e eu fui lá tirar satisfação. Até o barraco Doutor tirou de nós. Fui eu mais o pequenininho dormir em cima de cova; morto a vista, ar defunto, bicho a revelia. Na mesma época passei a vender churrasquinho pertinho da escola do rapazinho.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br



Foto




Canal de vídeos Julio Rabelo


MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


AS COISAS

Não fazer nada
É o melhor das coisas,
Depois de um dia cheio
Que é cheio pra todo mundo
E fruto de uma rotina habitual

Trabalhamos
Chegamos, ligamos a TV
Tomamos café
Debruçamos no sofá
Retiramos a roupa formal
Vestimos algo confortável
E no fim
O plural é um singular
De sentimentos, sensações e percepção

As pernas cansadas
A dor de cabeça
O alívio imediato
O descanso breve
A lembrança bonita
O encanto de algo
A reflexão contida
A volta do comercial
O carregador de energias
Fonte suprema do nada
Invisível
Sorriso
Disperso
Como a velocidade das idéias.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br


Sensações de Fãs


Não tem como decifrar o que querem dizer aqueles gritos. Aqueles cabelos enlouquecidos. Definição preconceituosa de fã: Pessoas teoricamente “loucas”.
Podem ser fãs os de rock, que parecem ser mais contidos; mas não se enganem com aquelas roupas pretas, pois não podem ouvir um solo de uma guitarra que começam a balançar a cabeça freneticamente jogando-a pra frente e pra trás, curtindo cada nota musical que se espalha no ar.
Podem ser os fãs de funk, que as meninas usam roupas curtas e os meninos bonés, gostam de turmas, e não podem ouvir aquela batida que já estão dançando até o chão e, cantarolando cada rima da música.
Podem ser os fãs de MPB, e esses sim tentam ser discretos, parecem totalmente cultos e entendidos, mas esse é o ritmo perfeito para se cantar no chuveiro, tentando imitar os graves da Ana Carolina ou da Cássia Éller.
Podem ser os fãs de pagode que gostam de uma mistura, de samba no pé e se remexem bastante ao som do cavaquinho... Tudo para ele se resumem: “é na palma da mão”.
Podem ser fãs de axé parecem poucos, mas reunidos em um único lugar “tiram o pé do chão”, fazem muito barulho e o deixam chão tremer, nada melhor do que sensação de seguir um trio elétrico, mesmo que isso aconteça em Minas Gerais; são chamados de micareteiros.
Os fãs de Sertanejo: Ou sofrem dor de cotovelo ou estão de muito bem com a vida. Cantam como loucos, e sempre se sentem capazes de cantar como os cantores famosos. Basta um violão, umas cervejas e um pequeno público universitário; e lá está o fã, cantando.
Agora os fãs infantis são “muy bellos” gritam, compram camisas silkadas com a foto do ídolo, colocam bandanas, arrastam os pais para shows como o do Fiuk, RBD, Sandy, quando ainda cantava com o Júnior, e ficam loucos quando veem seus cantores favoritos no palco.
Existem fãs de Rap, Reggae, de Trance e fã de todos os ritmos... Retirando a definição preconceituosa de fã: Pessoas que ficam felizes e sentem o coração palpitar ao ouvir a música e ver o cantor que marcaram e marcam momentos de sua vida.

AS AVENTURAS DE KILL | por Cristiano de Oliveira

Você perdeu o que passou pela Revista Betim Cultural??
Não esquenta, nós te conteplamos.




ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
MOÇA FEIA
- Giuliano César dos Santos


O blush, a recusa
o preto, a recusa
o mundo é esperança, desilude
mundo rancor

espelho, a moça bela, o tacho brigadeiro.
amigas são cactos, sorriem
amigas dolorem...
elas não vestem preto!

chapa ela com a chapa,
moça feia!
Esquece o cabelo
O mundo também é feio
Perdoe os olhos
Padeça o desprezo

MEMÓRIA DO MUNDO



google em 1999 , uma micro empresa ...







ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Liliana Ostrovsky

Nascida na Patagônia, Argentina. Formada em artes visuais e desenho gráfico. Atualmente trabalha como caricaturista e ilustradora.
Conheça mais trabalhos de Liliana Ostrovsky em http://lilicartoon.blogspot.com/

















SOM DA SEMANA: Zé Geraldo


José Geraldo Juste, conhecido como Zé Geraldo, (Rodeiro, 9 de dezembro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro, e pai da cantora/compositor brasileira Nô Stopa.Nascido em Rodeiro, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, foi criado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também em Minas, de onde saiu, aos dezoito anos, para estudar e trabalhar em São Paulo.
Nos anos sessenta, sofre um acidente automobilístico, que acaba com seus sonhos de jogar futebol profissionalmente. Fica internado durante um ano num hospital em Carangola, onde aprende os primeiros acordes e desenvolve o lado compositor. Durante dois anos, faz fisioterapia na cidade de Santos. Nessa mesma época, trava conhecimento de uma banda que tocava em bailes, da qual passa a fazer parte - cantando em inglês.
Na década seguinte forma-se em Administração, enquanto tocava em bailes. Após alguns anos, tendo adquirido alguma experiência de palco, decide participar de festivais de música, sem deixar o emprego de executivo. No ano de 1978, participa do Primeiro Festival de Música da Ericsson no Brasil, e alcança a vitória. É então contratado pela gravadora CBS, abandonando a carreira de executivo e abraçando a carreira artística.
Em seu álbum Terceiro Mundo, fez grande sucesso nacional com a música “Cidadão”, regravada, entre outros intérpretes, pelo paraibano Zé Ramalho e pelo cantor Sílvio Brito.
Suas canções como "Rio Doce" e "Milho aos Pombos" tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música realizadas pela Rede Globo no início dos anos oitenta. Nesta década, devido ao fato de ser fiel ao seu estilo musical, abandona as grandes gravadoras e torna-se artista independente.
Pelo fato de ter sido criado na cidade de Governador Valadares, e portanto ter laços com a cidade, no dia 3 de julho de 2007, recebe o título de "Cidadão Valadarense". Também em decorrência disso, sua canção "Rio Doce" tornou-se o hino da cidade.
Pouco depois, lançou CD/DVD intitulado Um Pé no Mato, um Pé no Rock, no qual faz referência a suas principais influências musicais, Tião Carreiro e Bob Dylan.
Em maio de 2008, foi lançado o mais recente trabalho, intitulado Catadô de Bromélias, o qual inclui uma versão em português da música "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e uma nova parceria, com o cantor e compositor Zeca Baleiro, "Na barra do seu vestido".
Conheça mais em seu site oficial.

PEQUENO ENFOQUE

Conselho de advogado...
Até que enfim um bom conselho de advogado e DE GRAÇA! (Essa é para espantar ainda mais) e o conteúdo é relevante.
Conselho de advogado...3 bons motivos para repassar:

Um advogado fez circular a seguinte informação para os empregados de seu escritório:
" - Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva 'SOLICITAR RG'.
- Ponha seu número de telefone celular em seus cheques em vez de seu telefone de casa..

Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial.
Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho.
Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

Tire Xérox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc.
Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar.
Mantenha a fotocópia em um lugar seguro.
Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.
Sabe-se de muitas estórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc... roubados..

Infelizmente, eu, um advogado, tenho conhecimento de primeira mão porque minha carteira foi roubada no último mês.
Dentro de uma semana, os ladrões compraram um caro pacote de telefone celular, contrataram um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira....

E MAIS......

- Nós fomos informados que nós deveríamos cancelar nossos cartões de crédito imediatamente.
Mas a chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar.
Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.
- Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:
- Chame imediatamente o SPC e SERASA e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.
Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome.
O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado..
Até que eu fosse aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito.
Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, nenhum dos quais - eu soube - depois que eu coloquei o alerta.
Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira.
Este fim de semana alguém a devolveu para mim.
Esta ação parece ter feito eles desistirem.

Passamos para frente muitas piadas pela Internet ..
Mas se você estiver disposto a passar esta informação, realmente poderá ajudar alguém!"

EVENTOS
Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino - Continuação da programação deste evento

ENCONTRO MARCADO “FERNANDO SABINO COM AS ESCOLAS”
LOCAL: Auditório Centro Administrativo
Para participar nessas datas as escolas deverão agendar previamente pelo telefone 3596-0081.

DIA 10/11
HORÁRIO: 8h30min às 10h
- Esquete “A libertação dos passarinhos” - E. M. Lúcia Farage Gumiero
- Esquete adaptadas de diversas crônicas - E. M. Gino José de Souza
- Esquete “Fernando Sabino em a última crônica” - E. M. Sebastiana Diniz Matos Cardoso
- Esquete: Coletânea de obras do autor - E. M. Maria Aracélia

ENCONTRO MARCADO NOS CENTROS POPULARES DE CULTURA
SARAU DE POESIA PARA O CORPO E PARA A ALMA - CENTRO POPULAR DE CULTURA FREI ESTANISLAU
Informações: Tel: 31 - 3591-6918 – End: Rua Cambuci, nº 130 – Imbiruçu
RESPONSÁVEL: Jair Barbosa
Data: 11/11
Horário: 19h
Lançamento da Revista Contemporânea de Literatura - nº 2


Nas próximas edições da RBC Semanal estaremos divulgando muito mais sobre o evento. Se quiser saber mais sobre acesse a Edições desde a 22 deste semanário!

PONTOS DE CULTURA E ARTE
Prêmios Pontinhos de Cultura e Cultura e Saúde
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural ( SCC/MinC) está solicitando às instituições selecionadas para o Prêmio Pontinhos de Cultura 2010 e para o Prêmio Cultura e Saúde 2010, para que enviem, até 18 de novembro de 2011, documentação complementar para recebimento dos respectivos prêmios. A documentação solicitada deve ser encaminhada por meio eletrônico em formato PDF, para o endereço cgcc02@cultura.gov.br, ou por correio postal para o endereço SCS Quadra 9 Lote “C” Torre “B”, Edifício Parque da Cidade Corporate – 9º Andar, CEP: 70.308-200, Brasília/DF. A instituição que enviar documentos incompletos ou fora do prazo estabelecido será desclassificada. Leia Mais.

Prêmio Pontos de Memória 2011 Ibram
O Edital tem por objetivo selecionar e premiar 48 (quarenta e oito) iniciativas dedicadas à construção de memórias sociais e práticas museais, desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e por comunidades de brasileiros no exterior. Para acessar o edital clique no link abaixo:
Prêmio Pontos de Memória 2011

Projeto “ACORDE – Agenda Cultural” difunde a música erudita em Ouro Branco
A partir do dia 1º de novembro, crianças e adolescentes da comunidade em geral, alunos da Casa de Música, dos projetos Dando Cordas e Sopros e participantes do Ponto de Cultura podem se inscrever gratuitamente nas oficinas de instrumentos, prática de orquestra e musicalização infantil com renomados professores. Os interessados podem se inscrever na Casa de Música de Ouro Branco (Av. Augusto Barbosa da Silva, 313, bairro Pioneiros, Ouro Branco) ou pelo email casademusicaob@gmail.com. Mais informações pelo telefone (31) 3742-3553.

EDITAIS

O Centro Cultural UFMG torna público que se encontram abertas as inscrições , de 17 de outubro a 16 de novembro de 2011, para apresentação de propostas de artes plásticas e visuais dos artistas que desejarem expor seus trabalhos nas galerias do CCult, no período de março a novembro de 2012. Para saber mais, clique aqu!

Edital Cena Aberta, do Centro Cultural da UFMG, seleciona projetos nas áeras de Artes Cênicas - teatro, dança, circo, performance - ou ópera. Período de ocupação - dezembro 2011 a novembro 2012. Mais informações, acesse: www.ufmg.br/centrocultural/

Inscrição de projetos no Edital do Institut Français para eventos culturais em 2012.
O Instituto francês propõe um novo dispositivo de apoio aos projetos da rede cultral francesa no exterior e aos proponentes de projetos com operações em concordância com os Serviços Culturais da Embaixada da França (SCACs). Este dispositivo permite inscrever os pedidos de apoio duas vezes por ano, sendo eles examinados pelos profissionais artísticos do Institut Français. Uma primeira chamada deste edital acontece entre outubro e novembro para projetos que se realizarão no ano seguinte. Uma segunda chamada acontece entre março e abril para os projetos que que se realizarão entre julho e dezembro do mesmo ano. As datas exatas de cada sessão são informadas no site do Institut Français: http://institutfrancais.com

UTILIDADE PÚBLICA
Jovens do Programa Árvore da Vida se apresentaram com tenor italiano Andrea Bocelli - Fiat promove concerto gratuito para comemorar os 35 anos da marca no Brasil

No domingo dia 06 de novembro os alunoos da Oficina de Canto Coral do Árvore da Vida – Jardim Teresópolis se apresentaram ao lado do tenor italiano Andrea Bocelli, na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG). O evento destinado a comemorar o aniversário de 35 anos da Fiat no Brasil, também fez parte do Momento Brasil-Itália – conjunto de eventos artísticos, culturais e de negócios, que celebra a secular e construtiva colaboração entre italianos e brasileiros.
O Programa Árvore da Vida é a política de relacionamento da Fiat com a comunidade e se baseia no estímulo à cidadania e à autonomia do ser humano para gerar transformações sociais. “Nosso objetivo é oferecer aos alunos do Programa mais uma oportunidade de acesso à cultura, com uma manifestação artística de alta qualidade. Teremos orgulho de representar os moradores da comunidade de Betim pelo Árvore da Vida. É um presente da Fiat para os brasileiros nos seus 35 anos de atividade no País”, conta Marco Antonio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da montadora.
Para o professor da Oficina de Canto Coral, Rodrigo Firpi, a música possibilita uma nova visão para os jovens e uma oportunidade de divulgar novos talentos de Betim. “É uma arte com uma grande representatividade para os alunos e a participação deles no concerto, com o Andrea Bocelli, os incentiva a continuar. Será um momento marcante para a história do grupo”.
A jovem Bianca Aragão Esteves, de 16 anos, monitora da Oficina, destaca a importância de dividir o palco com Andrea Bocelli. “É um cantor belíssimo, maravilhoso! Espero que todos os meus colegas se dediquem nos ensaios para cantar super bem na apresentação. Estou empolgada!”.
O evento ainda contou com a participação da Orquestra Sinfônica e com o Coral Lírico de Minas Gerais.

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS


Cabeçalho: Jabuticaba, fruta brasileira, nativa da Mata Atlântica.
Foto: Da floração aos frutos maduros, homenagem a todos os municípios mineiros que investem no cultivo da jabuticaba




Belo Horizonte


Aquarelas Wagner Bottaro
As aquarelas de Wagner Bottaro retratam e interpretam motivos, lugares e a arquitetura de Belo Horizonte e Minas Gerais. A importância da preservação das belezas naturais está todo o tempo assinalada na seleção criteriosa dos lugares, e na maneira particular de dispor os elementos naturais e humanos na paisagem.
Abertura: 07 de novembro de 2011, às 19hs
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães - Biblioteca Pública Luiz de Bessa - Praça da Liberdade

Exposição - Reminiscências Corpóreas/Arte & Fotografia
A artista plástica Luciana Diniz mostra nesta exposição individual seu trabalho de arte sobre fotografias. Destacam-se os retratos em dimensões maiores, que, dependurados, adquirem um caráter de intervenção no espaço. Reminiscências Corpóreas é um olhar diferenciado sobre memória e identidade, que ganha espaço numa exposição singular, chocante e surpreendente. A imagem se transforma em poesia sobre nossas experiências e percorre um caminho delicado entre o desejo e a aversão, o que seduz e o que banaliza, o implícito e o explícito.
Abertura: 08 de novembro às 19:30 horas
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, Foyer da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Rua da Bahia, 1889 – Funcionários, Belo Horizonte, MG. Tel.: (31) 3269-1230 / 1231

Espetáculo “Brasil” no Teatro Alterosa
Em duas noites mais de 100 crianças e adolescentes sobem ao palco para apresentar as atividades desenvolvidas nas oficinas do programa "Ser Parte". As apresentações são diversificadas: dança contemporânea e ballet clássico, percussão, flauta doce, atividades esportivas e figurino. Tudo isso para representar as belas paisagens brasileiras, litorâneas ou montanhosas; para representar o lugar de gente diferente, na ginga, na língua, no modo de vestir, cantar, dançar e festejar. No foyer do teatro, o Ser Parte ainda expõe os trabalhos resultantes das oficinas de artes. A entrada, nos dois dias, é gratuita.
Dias 8 e 9 de novembro (terça e quarta-feira), às 20h
Local: Teatro Alterosa - Av. Assis Chateaubriand, 299.
Maiores informações pelo telefone (31) 3331-1789 ou pelo site www.serparte.com.br.

Cachaça com Arnica lança CD "Samba da Roça"
Grupo de samba e chorinho, o Cachaça com Arnica apresenta para o público o primeiro trabalho autoral gravado em estúdio, no sábado, 5 de novembro, no Espaço Ágora, em Itabirito, no interior mineiro, e no dia 11 de novembro, no Gamboa, na Savassi, em Belo Horizonte. O CD Samba da Roça consolida a trajetória de 12 anos, com as principais músicas que marcaram sua história. O grupo resgata e valoriza a cultura popular mineira em suas letras, que retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores, envolvendo personagens reais que integram o universo dos artistas. A cultura de raiz acompanhada pelo samba de raiz, chorinho e marchinhas. Além das músicas de própria autoria, no cardápio, músicas de João Nogueira, Cartola e Pixinguinha. Outro resgate, daquelas músicas que estão esquecidas das rádios.
Data: 11 de novembro (sexta-feira), às 21h
Local: Gamboa (Rua Sergipe, 1236 - Savassi - Belo Horizonte, MG)
Informações: Gilson Martins - (31) 9686.2875 – contato@cachacacomarnica.com.br

Apareceu a Margarida da Flores de Jorge Cia Cênica
A montagem traz a imagem da tirânica professora Margarida, que utiliza diversos recursos, desde a sedução à chantagem, passando pela demagogia até a repressão aberta, para maltratar a sua turma de alunos e envolvê-los nos diferentes discursos de poder, em suas mais diferentes instâncias. “Apareceu a Margarida” é a peça mais conhecida do escritor, cineasta, tradutor e diretor carioca Roberto Athayde. No espetáculo, que tem direção de Camilo Lélis e atuação da atriz Michelle Ferreira, o público possui um papel essencial, uma vez que desempenha a função de aluno desta sala de aula. A montagem trata de várias questões pertinentes ao universo contemporâneo, a exemplo dos discursos do poder, do autoritarismo e a manipulação das ideias a que frequentemente somos submetidos, em especial, à “ditadura do consumismo”.
Dia 12, sábado, 18 horas
Local: Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho - BH)
Telefone: 3277-9625
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos

Cia Do Chá ocupa o Esquyna durante todo o mês de novembro
A Cia do Chá realiza em Novembro, no Esquyna, uma programação com seus espetáculos, cenas curtas e cenas de grupos convidados. O projeto parte da vontade de mostrar a produção do grupo para a cidade antes de se aventurar numa nova montagem, prevista para o início de 2012; Parte ainda do desejo de expandir e variar seu público, motivo pelo qual escolheu o Esquyna para as apresentações – espaço alternativo localizado fora das ruas centrais de BH.
No Esquyna – Espaço Coletivo Teatral
(Rua Célia de Souza, 571 Bairro Sagrada Família)
INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO E IMPRENSA: 31 87134428 http://www.ciadochadeteatro.com/

Betim

Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino
O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino apresenta entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro uma mostra itinerante que visa preservar o acervo deixado pelo escritor mineiro e divulgar para as novas gerações a sua obra em diversas linguagens artísticas como artes plásticas, literatura, cinema e música. O projeto ocupará vários locais da cidade envolvendo artistas, educadores e população em um conjunto de atividades culturais e educacionais.
A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Ady Rosa de Freitas, na terça-feira (18/10), a partir das 18h, no Centro Administrativo (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia).
Outras informações - Assessoria de Comunicação
Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe)
Telefone: (31) 3532-2530 / 3532-1098

Diamantina

Museu do Diamante ganha versão virtual
Com o objetivo de mostrar a história por trás da descoberta do diamante em Minas Gerais, o Era Virtual acaba de disponibilizar o acesso a um dos principais museus brasileiros. Utilizando-se de tecnologia de ponta, o site leva o internauta a uma viagem surpreendente sobre um dos principais fatos do Brasil colônia. O Museu do Diamante mostra a sociedade em torno da extração diamantífera no início do século XIX. Pouco se comenta sobre a vida das pessoas que vivenciaram tal acontecimento e é esse um dos principais intuitos da exposição. Com um rico acervo de utensílios, mobiliários e objetos, o visitante pode enxergar além das histórias contadas nos livros sobre o tema. Um dos pontos altos da exposição são as fotos tiradas por Assis Horta, hoje com 94 anos, funcionário na época da inauguração do museu e que cedeu as imagens que retratam de forma extremamente humana os trabalhadores e cotidiano do, até então, Arraial do Tijuco. No ar desde 2010 o projeto exibe virtualmente grandes museus brasileiros e agora inaugura um nome de peso: o Museu do Diamante, em Minas Gerais. Basta acessar o site www.eravirtual.org.

Mariana

Exposição Meus Seres deLídia Miquelão
Com traços elegantes e uma interessante tendência para o refinamento decorativo da linha, a artista Lídia Miquelão nos apresenta seu trabalho. Em uma conversa silenciosa com o expectador, as imagens e cerâmicas que compõem esta exposição, nos revelam passagens de histórias pessoais da artista, envoltas por uma agradável serenidade e harmonia em seu conjunto. Seu trabalho não pretende nos mostrar a realidade visível, mas uma realidade oculta, que se esconde suavemente atrás de uma cortina transparente, e se revela aos poucos, com delicadeza e cuidado.
Galeria SESI-Mariana
Visitação: de 04 a 30 de novembro de 2011 - De terça a domingo, de 9h às 19h
Informações: (31) 3557 1041
Entrada Franca

Ouro Preto

Festa de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças
O Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças da cidade de Ouro Preto, convida para a festa em louvor a sua Padroeira:
Dia 13 de Novembro, a partir das 8:00
Nossa concentração será na Escola Municipal Simão Lacerda, na Avenida Juscelino Kubitschek s/n – Bairro Bauxita -
Contatos: Silvania , 31 35520789 ou 31 98040419 (Solange)

Pará de Minas

História da Arte com Yara Tupynambá
A renomada artista plástica Yara Tupynambá irá ministrar um curso de História da Arte para professores das redes municipal, estadual e particular, artistas e agentes culturais. O objetivo é criar a oportunidade de acesso ao conhecimento e, posteriormente, multiplicá-lo em sala de aula, na elaboração de produtos culturais e no desenvolvimento artístico e cultural do município. O curso irá acontecer na Faculdade de Pará de Minas nas sextas-feira à noite e nos sábados pela manhã e tarde, nos dias 4, 5, 10 e 11/11.

Informações gentilmente fornecidas por
Ivone Souza Paula
- paulaivone9@hotmail.com


*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.