ED27 | de 16 à 22 de novembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - As aventuras de Kill - Espaço Aberto Virtual - Memória do Mundo - Artistas nossos de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque - Eventos - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Agenda Teia Cultural Minas

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com

Há vida em cada passo que damos!
Começo assim esse editorial, talvez um pouco sem educação de dar-lhes um simples "olá", mas estejam conscientes que nunca seria mal-educado com aqueles que fazem da Arte e da Cultura seu meio de vida. Quero falar de amor, somente de amor.
Esta semana achei que não ia fechar esta edição, na verdade até o inicio deste Editorial eu não tinha ideia que ia termina-lo. Tudo começa com minha ida a capital (São Paulo) para passar o feriado prolongado com minha filha, deixei-a na casa de sua madrinha e rumei até a casa de minha irmã. A temperatura estava agradável, não chovia e não fazia aquele sol de rachar, ao chegar no portão de sua casa deparei-me com sua ausência.
Chamando pelo seu nome fui atendido pela vizinha que havia me informado que a minha irmã estava internada, puxa... pensei por um momento no fato de não ter sido avisado sobre as coisas ruins que acontecem com as pessoas que amamos, quer dizer, se não fosse até sua casa talvez eu não saberia de sua infermidade. Agradeci a moça e voltei ao ponto de partida, voltando no dia seguinte com objetivo de ir ao hospital. Ao entrar na sala fiquei muito chocado, não queria demonstrar que naquele momento estava triste, mas as lágrimas derramadas pela minha irmã ao me ver fez com que as minhas lágrimas também caissem.
Minha irmã possui olhos lindos que até hoje não sei que tipo de verdes eles são, verdes claros como uma bela grama ao amanhecer, verdes fortes que chegam a ter tons muito claros, brilham simplesmente, mas, naquele momento estavam amarelos, apagados por um falso dourado, não me contive e chorei já com a cabeça encostada na beirada da cama. Em 2002 havia perdido minha mãe, não queria passar novamente aquele momento, na cama de hospital minha grande amiga ali estava, não se alimentava e isso fez com que ela fosse internada pelo médico responsável. Bom, como meu tema é amor, então imaginem tudo que você construiu ruir juntamente com entes queridos.
A doença e a morte são naturalidades da vida, porém, nós não a queremos enfrentá-las, não queremos acreditar que exista e que está no meio de nós. Conversamos na sala e quando sai soube da notícia que ela havia se alimentado bem, me senti melhor e mais feliz, segui tranquilo meu rumo de volta, a vida nos prega peças e são muito repentinas, não esperamos, não estamos preparados.
Amigos, estou aqui, lhes abrindo meu coração, contando-lhes algo inusitado e do quanto temos de estar preparados para o pior. Ontem assisti a um filma chamado "Ensinando a Viver", com John Cussac, um bom filme e uma história fantástica, indico-lhes. O filme retrata a vida de um conceituado escritor de ficção cientifica que perde sua mulher (falecimento) e se ve em duvidas sobre adotar ou não uma criança, ao adotar surgem diversas questões que o fazem pensar e repensar sua vida, viver novamente, ser sempre você mesmo!!
Sou como o menino do filme que acredita ser de outro planeta, tem medo da gravidade, tem medo do abandono.
A gravidade que me prende aqui clama pelo nome de amor. Hoje eu amo muito mais, depois de tanto que já errei e de tantas pessoas que fiz chorar, peço sempre perdão, choro em silêncio sempre que vejo uma indiferença, uma injustiça, sinto que sou politicamente incorreto porém, sou humano!!
Não há vitória sem luta, não há luta sem ideais, não há ideal sem amor! Eu quero que este desabafo desta semana não seja apenas lida e entendida como simples editorial, quero que leiam e sintam que hoje nosso semanário é uma ferramenta de amizade, de desabafos, é uma ferramenta de contrução do amor tão esquecido entre os seres humanos, tão lembrado em nosso corações mas não colocados em prática, vamos fazer uso do pouco de amor que temos e contruir um mundo melhor.
A todos: Uma ótima semana!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

A caixa das lembranças

Aproveitei o feriado para arrumar fotos antigas. Com uma grande caixa nas mãos, comecei a organizar e remexer no passado. E as lembranças estavam bem ali... Dentro dos envelopes e álbuns.
Diante dos meus olhos revivi momentos que marcaram minha vida e minha família. E lá reencontrei pessoas que passaram pela minha vida e hoje, muitas delas nem estão mais.
Afinal, pessoas vem, pessoas vão....
Rever as lembranças, repensar a vida, nem sempre é tarefa fácil, o antes e o hoje, pensar no amanhã...
No primeiro álbum diversas fotos da minha antiga casa em São Paulo, meu cão de infância “Bob”, no quintal olhando com cara de sono, Ah, da uma vontade de chorar. Ali se misturam saudade e boas recordações.
Dentro de um envelope algumas fotos de formatura do pré e ensino fundamental. Parece que foi ontem...
A maior surpresa, foi achar um antigo para casa da minha professora do jardim em que dizia “lindo” e ali havia apenas rabisco e borrado. Ela devia ser míope, no mínimo.
E quanto mais eu mexia, mais queria mexer. Encontro um retrato grande do meu pai (já falecido), comigo no colo em uma camionete. Como tive a pretensão de ser tão forte para organizar tantas vidas, emoções, momentos eternizados assim há tantas gerações ou a inocência de achar-me distante de tudo que ali foi guardado?
Chove lá fora, volto os olhos para as fotos e penso “preciso aproveitar melhor minha vida”.
No silêncio do meu quarto, leio uma frase escrita no verso de uma fotografia com a letra de minha mãe: “Meu filho Thiago Rangel, 3 anos, parque Ibirapuera (setembro de 1991)”.
Fecho a caixa com alegria, afinal, são 23 anos escrevendo minha história.
E agora?
Agora é brincar de viver...

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Primeiro Beijo


O juízo deslizava por entre os dedos como os dedos de quem provoca. O conselho mamãe perturbava como o gelo. O olho torpe da malícia se esfregava, se atirava e chupava o rosto da menina. As línguas transaram, desajeitadas, primeiro voo. O perfume pecado se mesclou ao suor, clareando o cheiro do temor. Chegou em casa afanando a gilete do papai ausente. Inútil o gelo na ferida: joystick já se sujou, todo delator.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br


Foto




Canal de vídeos Julio Rabelo


MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


AS ESCOLHAS

As coisas são iguais
Mas mudam de casa e endereço
As relações são semelhantes
Mas diferem em nome e idade

Êta círculo previsto
Muitas histórias repetidas
Imediatismo, juras de eternidade
Sentimentos falidos, saltos de felicidade

De um extremo ao outro
Arquipélagos impávidos
Respostas que não têm sentido
Sentidos que não fazem resposta

Somos assombrados pelo medo das escolhas
E uma opção pode virar rotina
Ao mesmo tempo
Em que o cotidiano deixa de ser o mesmo

Onde vamos?
Não há caminho

Cada minuto, cada segundo, determinada atitude
Existem olhos que te acompanham
E você sequer observa.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br

As belezas que só existem dentro da gente...
...São muitas.
Mas achamos mais fácil olhar para o umbigo dos outros, só pra ter o que criticar.
Somos educados
Quem foi que nunca deu lugar pra uma velinha no ônibus ou deixou uma grávida passar na frente na fila do banco quando todos estavam fingindo que não viam?
Somos caridosos.
Quem foi que nunca deu uma moedinha pra um senhor na rua, com cara de faminto, mesmo sabendo que ele vai comprar pinga?
Somos irmãos.
Quem foi que nunca viu um cara perdido na rua, e ninguém que ele perguntava sabia dar a informação, mas você sabia; e informou a ele, mesmo ele não tendo te perguntado?
Somos carentes.
Quem foi que nunca encontrou alguém no ônibus, naquele engarrafamento enorme, e começou a conversar sobre coisas da sua vida com um estranho?
Somos gente fina.
Quem foi quer nunca gritou pra um ônibus que estava saindo do ponto, porque lá na frente vinha uma mulher correndo e dando sinal?
Somos amigas.
Quem nunca ficou mais de meia hora ouvindo sua/seu amiga (o) falando mal do namorado dela, mesmo sabendo que amanhã ia ficar tudo bem e que sua opinião nem importava?
Somos seres humanos.
Ainda somos ruins, somos egoístas...

AS AVENTURAS DE KILL | por Cristiano de Oliveira

Bom, o Kill hoje se ausentou, mas por uma ótima causa: Dia 19 de novembro ele estará concorrendo na fase Regional do Mapa Cultural Paulista na cidade de Conchas - SP.
Torçam por ele!!!





ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
O espaço virtual desta semana é especial, pois é um participoação de um leitor assíduo e entrou em contato através do Facebook nos indicado sua página, tratei de fazer visitar o endereço e fiz uma coisa muito feia: Roubei um texto! mas foi um roubo para o bem, e o outro texto foi uma contribuição do mesmo.
Aqui em nosso Espaço Aberto Virtual apresento-lhes Carlos Costa!
Conheçam seu trabalho em http://carloscostajornalismo.blogspot.com/

Sem Cidadania, para onde vamos?

Sem o pleno exercício do mínimo de cidadania, o Brasil não terá futuro. E toda cidadania pode e deve ser ensinada em Escolas que, infelizmente, estão falidas e despreparadas devido ao excesso de desvios de recursos públicos, de merenda escolar, por prefeitos corruptos e governadores que não investem no que deveriam fazê-lo!
A cidadania, quando exercida em nome de todos e para o bem de uma coletividade organizada, é saudável. Contudo, quando é exercida somente em benefício próprio, chega a ser abominável!
Afirmo isso porque tenho visto muita falta um total desrespeito às leis por uma maioria em detrimento de uma minoria de cadeirantes, grávidas, idosos, deficientes de uma forma geral e muitas outras. Sem falar nas pessoas que usam banheiros coletivos e não puxam a descarga, urinam e não acionam a água depois, de motoristas que furam os sinais vermelhos, atropelam e matam enbriegados ou furam a passagem de pedestre, mesmo que alguma pessoa esteja passando sobre ela!
Em supermercados, em shopings, em muitos outros lugares também, além desses fatos mencionados, os mais “espertos” levam sempre vantagens e complicam à vida de quem realmente necessita, estacionando carros em vagas reservadas para cadeirantes, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais – o fato que mais me revolta. Para piorar ainda mais a canalhice, tem sempre um outro carro que estacionanado na faixa amarela demarcada para que o cadeirante possa descer de seu veículo em e usar o seu direito de ir e vir.
Sem contar que os locais que já demarcados, quando têm policiamento interno, este não impõe qualquer respeito ou autoridade sobre o infrator e também não encontra amparo nas autoridades que podem punir esses engraçadinhos que usam seus automóveis para desrespeitar o direito dos outros.
Não é exatamente meu caso, pois não uso cadeira de rodas! Mas cidadania é isso: não ser e querer para os outros!
Mas é o direito de poucos se impondo ao direito legítimo desses portadores de deficiências, grávidas e idosos, principalmene. Sem contar com a total falta de delimitação de espaços para elas, conforme determina as Resoluções do Contran.
Como poderemos ter um país justo se seu próprio povo não respeita normas mínimas de civilidade e de obediência às normas instituidas?
Como poderemos esperar que os políticos não façam uso de nosso direito de votar, se não estamos preparados para exercê-lo? Se desrespeitamos elementares normas de civilidade e urbanismo!
Como poderemos exigir que os administradores públicos sejam honestos, probos, corretos se o eleitor não o é, com raras exceções?
Infelizmente, vivemos em um país de impunidades, onde se torna bonito roubar, desviar, fraudar e ninguém é punido. Então, torna-se melhor ainda desrespeitar pequenos direitos básicos de civilidade, de urbanidade e de cidadania, já que temos a total certeza da impunidade!

O PODER DA MÍDIA OU DEMOCRACIA ÀS AVESSAS?
O mesmo eleitor que vota errado é o que chama depois a imprensa para denunciar prefeitos corruptos que nomeiam pessoas fantasmas, realizam licitações fraudulentas, indicam secretários que desviam verbas públicas da saúde, da educação, da segurança e da merenda escolar, além de outras. Eleger prefeito que estava na prisão por malversação do dinheiro público e que saiu só para tomar posse e transformar a Prefeitura em feudo familiar, já é demais!
Que eleitor é esse que afirma que o prefeito mandou matar seu filho e o próprio prefeito declara em rede nacional que quem mandou matar foi seu próprio irmão? Nada acontece contra ninguém! É um tremendo faz de conta! A época do “coronelismo de barranco”, prática comum em nosso processo democrático, estaria voltando? Custa-me acreditar nisso!
Que democracia é essa que também permite que ocupantes de programas de televisão se candidatem à cargos eletivos? Que democracia é essa que permite aos donos de ONGS, Fundações e outras coisas se candidatem também só para “mamar” dinheiro dos contribuintes? Que democracia discriminatória é essa que beneficia somente a uns poucos?
Deputados que verdadeiramente honram seus mandatos junto aos eleitores sempre são prejudicados por essa democracia às avessas! É preciso se dar um basta nisso! Aliás, seria bom que todos os ocupantes de programas de TVs, rádios ou algo similar, ficassem, de forma perene longe de qualquer tipo de comunicação com os eleitores para pleitearem candidaturas!
O prazo determinado pela Legislação Eleitoral para afastamento de apresentadores com forte apelo popular de massa, não basta que os políticos que se elegem e releegem sequidamente e são verdadeiros campeões de votos, sejam esquecidos. Isso não é justo com o parlamentar que trabalha o ano todo, visita comunidades, e vai aonde o povo se encontra e vê, ao final, um candidato que nunca se deslocou para os rincões mais distantes, ser bem votado por conta da “mídia”.
Depois de eleitos por força dos programas de TVs, rádios e outros do gênero, os políticos ficam mudos e não gritam, criticam, reivindicam qualquer coisa da tribuna que ocupa, em nome do povo. Mas, na frente dos microfones de seus programas, criticam Deus e o Mundo!
Que injusta democracia é essa?
A inversão no processo democrático de direito é a mesma que beneficia “radialistas”, “apresentadores de programa de tv” e outras coisas mais quando usam a mídia para a captação de votos de uma população muitas vezes desavisada; contrariamente, o parlamentar que vive da “profissão” de deputado, não consegue ficar em evidência como os chamados “artistas”. Este fica em extrema desvantagem no período das eleições, pois a imagem e a voz dos “personagens da mídia” ainda se encontram nas mentes dos eleitores. É terrível, mas é a realidade!
Com a palavra a Justiça Eleitoral, que precisa modificar urgentemente essa situação. Mas duvido que o faça ou tenha vontade de fazê-lo.

MEMÓRIA DO MUNDO
Construçao do Cristo Redento - Rio de Janeiro
Hoje, uma das sétimas maravilhas do mundo atual.











ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Cristiano de Oliveira
Bom, o artista da semana é o mesmo criador do editorial deste semanário. Cristiano participará da fase regional do Mapa Cultural Paulista 2011 na categoria desenho de humor, com um personagem que nasceu em São Paulo teve sua ascendência em Minas Gerais, mais especificamente em Betim, estou falando do Kill
Cristiano é Formado em Artes Visuais na FAMEC (Faculdade de Educação e Cultura Maria Montessori, atualmente é Arte Educador na prefeitura da Estância Turística de Avaré, além do Kill, seu carro chefe, Cristiano apresenta para nós alguns de seus outros trabalhos. Conheçam mais visitando seu Fotoblog pelo endereço Minharte





SOM DA SEMANA: Legião Urbana

Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.
A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música "Veraneio Vascaína" (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como The Beatles, Ramones, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico).

PEQUENO ENFOQUE
Um enfoque para refletirmos!

''O QUE ME INCOMODA NÃO É O GRITO DOS MAUS, E SIM, O SILÊNCIO DOS BONS'' (Martin Luther King)

Obrigado Bá!!!

EVENTOS
Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino - Continuação da programação deste evento


ENCONTRO MARCADO “FERNANDO SABINO COM AS ESCOLAS”

LOCAL: Auditório Centro Administrativo
Para participar nessas datas as escolas deverão agendar previamente pelo telefone 3596-0081.

DIA 17/11
HORÁRIO: 14h às 16h
- Dança inspirada na história “Galinha ao molho pardo” - E. M. José Vilaça Guimarães
- Paródia “A macacada invadiu a cidade” - E. M. Carmelita Catarina da Mata
- Esquete: Galinha ao Molho pardo - E. M. Mário Marcos C. Tupynambá
-Esquete adaptada de crônicas - E. M. Presidente Raul Soares
HORÁRIO:18:30 às 21:30
-Monólogo Vida e obra de Fernando Sabino – PROJOVEM URBANO
-Flâmulas & Poesias - Sarau de Poesias - ABEL– Participação do músico Welbert Almeida
-Projeto SOPA - Guto Amaral/ Dudu Mendes - Crônicas
- Exibição do curta metragem: “Como nasce uma história” – Produção Projeto Antenados(Ramacrisna)
- Sessão de cinema comentado - Mediação: Carlos Moraes e Carmem Lúcia

FEIRAS DE CULTURA COM FERNANDO SABINO
Essas escolas realizarão a Feira de Cultura inspiradas na obra de Fernando Sabino.
Vale à pena conferir!

ESCOLA MUNICIPAL FREI EDGAR GROTT
Data: 19/11
Horário: 9h às 12h
Informações: 3596-1748 (End. Rua Geraldo José Vieira – Nº 21, Citrolândia)

ESCOLA MUNICIPAL MARIA MOURICE GRANIERI
Data: 19/11
Horário: 8h às 12h
Informações: 3592-1335 (End: Rua José Martiliano, nº 250, Bairro Guanabara)

ESCOLA MUNICIPAL ABILIO GOMES
Data: 19/11
Horário: 8h às 12h
Informações: 3591-3232 (End: Rua José Quirino Costa, nº 120, Imbiruçu)

18/11 – 8h às 11h – Circuito Cultural
- Mostra Cultural de oficinas do CPC Cine Teatro Glória
- Apresentação musical sobre a vida de Fernando Sabino (rap e violão)
- Performance envolvendo teatro, dança e música em formato de programa de TV abordando a obra do autor - E. M. Frei Rogato/ alunos e monitor Escola da Gente Jesse Braian

ENCONTRO MARCADO NOS CENTROS POPULARES DE CULTURA - INTERVENÇÕES CULTURAIS E MOSTRA DE CINEMA
Os CPCs foram criados para difundir e descentralizar a arte e cultura da cidade. Nesses centros são realizadas diariamente várias atividades para a comunidade local com diversas modalidades de cursos e oficinas culturais envolvendo música, artes cênicas, danças, artes plásticas, graffite, hip hop, arte circense, entre outras atividades. Aqui também temos encontro marcado e várias sessões de icmena com os curtas e longa-metragens baseados na obra.
CENTRO POPULAR DE CULTURA FREI ESTANISLAU - Informações: Tel: 31 - 3591-6918 – End: Rua Cambuci, nº 130 – Imbiruçu

21/11 - Evento Comemorativo do 20º Aniversário do CPC – Horário: 8h às 17h
Apresentação Brinquedoteca - “Brincando e viajando com Fernando Sabino” -13h30 às 14h30

Na próxima edição da RBC Semanal estaremos divulgando a ultima semana deste evento. Se quiser saber mais sobre o mesmo acesse desde a Edição 22 deste semanário!




















PONTOS DE CULTURA E ARTE

Nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro Belo Horizonte vai ser palco do grande encontro dos Pontos de Cultura de Minas Gerais – a Teia MG 2011. O evento, que acontece na Funarte MG, tem o objetivo de propiciar a organização, a articulação, a troca de experiências e o fortalecimento das redes de Pontos, além de possibilitar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas instituições. Atualmente o Estado conta com 173 Pontos de Cultura. A programação inclui palestras, debates, mostras audiovisuais, feiras de produtos e apresentações artísticas abertas ao público. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, do Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional MG, e da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de MG. Mais informações: 31 3333-4400.

EDITAIS
Inscrições para Encontro de Produtores em Cartagena
O VII Encontro Internacional de Produtores do Festival de Internacional de Cine de Cartagena, que acontece entre 24 e 28 de fevereiro de 2012, está com as inscrições abertas até 11 de novembro de 2011. A convocatória é destinada a produtores latino-americanos com projetos de longa-metragem de ficção em etapa de desenvolvimento, que garantam contar com o mínimo de 10% do custo total da produção. Os participantes deverão enviar uma cópia completa, em espanhol e em inglês, no formato pdf dos documentos exigidos para o e-mail: encuentroproductores@mincultura.gov.co. Veja a listagem de documentos, o cronograma do processo de convocatória e outras informações no edital.

Pós Graduação em Fotografia da Arte
Ficam abertas até 24 de novembro as inscrições para concorrer a bolsas de estudo da Escola de Desenho do Instituto Europeu de Design, de Madrid, Espanha. O benefício é voltado para candidatos ao curso de mestrado em fotografia da arte. As aulas serão ministradas em espanhol e inglês. Informações no site www.grupoaplub.com.br/fundaplub/bolsasdisponiveis.

A Galeria Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, lançou o edital do 11º Processo Seletivo para a programação das Exposições em 2012. Os artistas interessados podem se inscrever até dia 2 de dezembro mediante o envio de portfólios impressos e preenchimento da ficha de inscrição e podem concorrer nas categorias Conservação e Restauração, Pintura, Desenho, Escultura, Gravura, Objeto, Cerâmica, Tapeçaria, Fotografia, Vídeo, Instalação e outras linguagens plástico-visuais. O Edital e o regulamento da Galeria Nello Nuno estão no site www.faop.mg.gov.br

Edital de Apoio à Pesquisa – FBN
Estão abertas as inscrições para o edital – Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional –, que selecionará projetos de pesquisa de promoção e preservação da memória nacional . As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da FBN até 23 de novembro. Inscrições abertas até 23 de novembro.
Confira o edital.

Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco
Parte do conjunto de Ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o Programa “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco” é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados deverão ser propostos, ou ter como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes na área a ser alcançada, para promover a cidadania cultural. As inscrições serão abertas a pessoas físicas e jurídicas (sem fins lucrativos) que desenvolvam projetos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes e Expressões Populares e Moda. Serão contemplados 1.050 projetos no valor de R$ 15 mil, em um total de R$ 15.750.000,00 em prêmios. Mais informações, clique aqui!

UTILIDADE PÚBLICA
MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:
Secretaria de Cidadania Cultural divulga selecionados para I Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas
Foi divulgado na terça-feira, 8 de novembro, o resultado dos selecionados para participar da I Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros. O evento, realizado pelo Ministério da Cultura, acontecerá de 27 a 30 de novembro, em São Luís, capital do estado do Maranhão. Foram abertas 140 vagas exclusivas para representantes de Povos Tradicionais de Terreiros, sendo 40 para participantes do Maranhão e 100 para pessoas de outros estados do país. Foram reservadas também vagas para gestores públicos e acadêmicos, movimentos sociais e entidades afins.
Confira a relação dos selecionados.

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS

Cabeçalho: A arte de Mestre Didi - http://africasaberesepraticas.blogspot.com

Belo Horizonte

Projetos Horizonte Periféricos oferece Curso de Cinema
Este projeto trata da realização de uma websérie sobre a diversidade cultural e social encontrada em Belo Horizonte. Serão produzidos 45 curta-metragens com participação dos alunos dos cursos de cinema ministrados nos 15 Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Inscreva-se pelo site ou nos Centros Culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Inscrições de Outubro de 2011 a Junho de 2012. As inscrições já podem ser feitas pelo sitewww.horizontesperifericos.com.br

Galpão Cine Horto reabre espaço com o monólogo "Robison"
A partir da próxima quinta-feira, 10 de novembro, os artistas de Belo Horizonte contarão com mais um espaço alternativo para apresentação de cenas curtas e espetáculos de pequeno porte. O Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão, reativará o seu Teatro de Bolso, que tem capacidade para 30 pessoas. O primeiro espetáculo a reocupar o espaço será o monólogo “Robison”, do Pequeno Mamute Capitão Amável (BH), que cumprirá temporada de 10 a 20 de novembro. Com direção de Francis Severino e atuação de Dimitrius Possidônio, Robison é um monólogo elaborado a partir de pesquisas sobre os princípios da dramaturgia do corpo.
10 a 20 de novembro de 2011 - Quinta a sábado, 21h | Domingo, 20h
No Teatro de Bolso (Sala 3) | Galpão Cine Horto | R. Pitangui, 3613 – Horto
Informações para o público: (31) 3481-5580 | www.galpaocinehorto.com.br

Cia Do Chá ocupa o Esquyna durante todo o mês de novembro
A Cia do Chá realiza em Novembro, no Esquyna, uma programação com seus espetáculos, cenas curtas e cenas de grupos convidados. O projeto parte da vontade de mostrar a produção do grupo para a cidade antes de se aventurar numa nova montagem, prevista para o início de 2012; Parte ainda do desejo de expandir e variar seu público, motivo pelo qual escolheu o Esquyna para as apresentações – espaço alternativo localizado fora das ruas centrais de BH.
No Esquyna – Espaço Coletivo Teatral
(Rua Célia de Souza, 571 Bairro Sagrada Família)
INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO E IMPRENSA: 31 87134428 http://www.ciadochadeteatro.com/

Grupo Terceira Dança apresenta: “Processo”
No imaginário de muita gente, a dança aparece como um território ocupado apenas por corpos jovens, fortes e apolíneos. É, entretanto, na contramão desse paradigma que se constitui o Grupo Terceira Dança, composto exclusivamente por pessoas com idades entre 45 e 80 anos. "Trata-se de um espetáculo construído essencialmente a partir das experiências de vida dos bailarinos. Mesmo tendo passado por exercícios de consciência corporal e preparação física, a pesquisa de criação sempre explorou um lugar mais subjetivo, relacionado a memórias, micropercepções e depoimentos corporais", descreve Marcelle Louzada, coordenadora do grupo.
24 e 25 de novembro, às 20h
Teatro da Biblioteca (Praça da Liberdade, 21, Funcionários)
Mais informações: http://www.terceiradanca.blogspot.com

Diamantina

Museu do Diamante ganha versão virtual
Com o objetivo de mostrar a história por trás da descoberta do diamante em Minas Gerais, o Era Virtual acaba de disponibilizar o acesso a um dos principais museus brasileiros. Utilizando-se de tecnologia de ponta, o site leva o internauta a uma viagem surpreendente sobre um dos principais fatos do Brasil colônia. O Museu do Diamante mostra a sociedade em torno da extração diamantífera no início do século XIX. Pouco se comenta sobre a vida das pessoas que vivenciaram tal acontecimento e é esse um dos principais intuitos da exposição. Com um rico acervo de utensílios, mobiliários e objetos, o visitante pode enxergar além das histórias contadas nos livros sobre o tema. Um dos pontos altos da exposição são as fotos tiradas por Assis Horta, hoje com 94 anos, funcionário na época da inauguração do museu e que cedeu as imagens que retratam de forma extremamente humana os trabalhadores e cotidiano do, até então, Arraial do Tijuco. No ar desde 2010 o projeto exibe virtualmente grandes museus brasileiros e agora inaugura mais um nome de peso: o Museu do Diamante, em Minas Gerais. Basta acessar o site www.eravirtual.org.

Lagoa Santa

Campanha para eleger as 7 Maravilhas da Estrada Real
O Instituto Estrada Real dentro de suas ações de promoção, lançou recentemente a campanha para eleger as 7 Maravilhas da Estrada Real. Para isto, foi criado no site do Instituto – http://www.estradareal.org.br– um hot site com a descrição e imagens de 21 lugares pré-selecionados por uma equipe devidamente designada. Os critérios utilizados nesta seleção foram à relevância histórica e natural, a beleza cênica, a inserção em um dos quatro caminhos e ser georreferenciado pelo SITGEO. Em Lagoa Santa, a Gruta da Lapinha foi o atrativo selecionado. Para votar, basta entra no hot site, informar nome, email e escolher até 7 atrativos preferidos.

Mariana

Exposição Meus Seres de Lídia Miquelão
Com traços elegantes e uma interessante tendência para o refinamento decorativo da linha, a artista Lídia Miquelão nos apresenta seu trabalho. Em uma conversa silenciosa com o expectador, as imagens e cerâmicas que compõem esta exposição, nos revelam passagens de histórias pessoais da artista, envoltas por uma agradável serenidade e harmonia em seu conjunto. Seu trabalho não pretende nos mostrar a realidade visível, mas uma realidade oculta, que se esconde suavemente atrás de uma cortina transparente, e se revela aos poucos, com delicadeza e cuidado.
Galeria SESI-Mariana
Visitação: de 04 a 30 de novembro de 2011 - De terça a domingo, de 9h às 19h
Informações: (31) 3557 1041
Entrada Franca

Curso de Regência de Coro em Mariana
O Centro de Cultura SESI Mariana e a Fundação Clóvis Salgado, através de parceria estratégica, propõem a realização do Curso de Regência de Coro em Mariana. A oficina, ministrada pela maestrina Ângela Pinto Coelho, visa atualizar e ampliar a formação de regentes de coro e banda, professores e estudantes de música. As aulas acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de novembro, de 18h30 as 22h30 no SESI Mariana. Os interessados têm até o dia 18 de novembro para efetivarem as inscrições, uma vez que serão ofertadas apenas 25 vagas.
Inscrições e informações: Centro de Cultura SESI Mariana (Rua Frei Durão, 22 – Centro)
(31) 3557 1041 I www.sesimariana.com.br

Exposição "Meus Seres" de Lídia Miquelão
Com traços elegantes e uma interessante tendência para o refinamento decorativo da linha, a artista Lídia Miquelão nos apresenta seu trabalho. Em uma conversa silenciosa com o expectador, as imagens e cerâmicas que compõe esta exposição, nos revelam passagens de histórias pessoais da artista, envoltas por uma agradável serenidade e harmonia em seu conjunto. O seu trabalho se traduz num encontro lírico entre passado e presente, onde guiada por sua sensibilidade revê pessoas, lugares, passagens, ora da vida, ora dos sonhos, ora fruto do exercício da criação que Lidia faz de forma extremamente fina e natural.
Visitação: 4 a 30 de novembro, de 9 às 19h- Terça a domingo
Local: Galeria Sesi-Mariana (Rua Frei Durão, 22)
Informações: 31 - 3557 1041

Ouro Preto

Visite o Museu das Reduções, em Amarantina, neste feriado
A Instituição conta com réplicas perfeitas dos edifícios de cada período da história do País, desde os rebuscados e complexos prédios do período barroco até os modernos e futuristas projetos da capital federal. Nas réplicas das construções, os quatro irmãos Vilhena, idealizadores do Museu, utilizaram o mesmo material empregado nas edificações originais, por isso se diferenciam das maquetes. Localizado a apenas 25 km do centro histórico, o Museu das Reduções preserva cinco séculos da arquitetura e da arte usadas na construção dos mais belos e importantes monumentos do Brasil: são 29 réplicas reduzidas, que contam a história de 15 estados diferentes do Brasil.
Localização: Rua São Gonçalo, 131, no distrito de Amarantina, a 25 km do centro histórico de Ouro Preto.
Informações:telefone (31) 3553-5182

Pará de Minas

2º Concurso de Poesia Natalina de Pará de Minas
Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Poesia Natalina de Pará de Minas. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura e solicitar o regulamento até o dia 6 de dezembro, próximo. O concurso é dividido em três categorias: Criança na faixa etária de 07 a 11 anos de idade; Adolescente na faixa etária de 12 a 17 anos de idade e Adultos acima de 18 anos, é uma realização da Secretaria de Cultura – Departamento de Ação e Difusão Cultural em parceria com a Academia de Letras de Pará de Minas. Mais informações (Praça Torquato de Almeida, nº 26, Centro, Pará de Minas, MG, Cep.: 35.660-041. Informações pelo telefone: (37)3231-7780).


Informações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com

BETIM EM DESTAQUE
TULA J - PACTO DE PAZ

*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.