ED25 | de 01 à 08 de novembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda Teia Cultural Minas - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - Eventos - Memória do Mundo - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Artitas nosso de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá a todos e todas (assim como um discurso de presidente em candidatura).
E nos final das contas quem paga a conta somos nós!
Porque?
Sentar na ponta da mesa é sinônimo de pagar uma conta em restaurante, afinal: "Quem senta na ponta paga a conta!" diz o dito. Pagar um "sapo" como se diz na giria também é arriscado, você não pode simplesmente demonstrar estar querendo tanto aquilo que depois disso vem a inveja, e a inveja é um pecado, não é?
Pagar e pagar, só o que fazemos, moeda, nota, promissória, fiscais, atas, tudo envolve dinheiro, nossa felicidade começa num quinto dia util e acaba um dia depois (para uns acaba no mesmo momento). Para nós como nação vamos pagar o maior mico da história, a Copa do Mundo.
Não quero induzir opiniões, isto é somente um editorial, mas convenhamos, o nosso país é chamado o "País do Futebol", e devido a isso esquecemos de prestigiar até mesmo outros esportes, imagine, ter nas olimpíadas recordes consagrados e maior número de medalhas? Como seria ótimo para nosso país se ocorresse isto, porém o futebol movimenta uma nação e pessoas morrem por isso, e continuamos a esquecer de nossos verdadeiros atletas, olimpicos ou não, mas que vivem sem estrutura para treinos, sem a força de um grande investidor, e ainda assim ralam ano a ano para trazer ao Brasil uma maneira melhor de subir ao lugar mais alto de um podium.
Um jogador de futebol de 11 a 16 anos mal chegou a uma peneira e já pensa em Europa, já pensa em grana e quem paga essa conta é o torcedor que se envolve pela camisa e muito mais por quem a veste. Copa do Mundo, ingressos caros, estacionamentos caros, hotéis caros, custos de turismos com valores absurdos, tréguas ridiculas de traficantes durante um mês, a conta disso tudo será debitada dos nossos impostos, pois para ao PIB do país está ótimo, não somos nada além de torcedores consumidores.
Esta é a semana dos porquês, achei que fazer isso seria totalmente util neste momento, devemos sim perguntar o porque disto ou o porque daquilo. Como diz uma música do Raimundos: "A justiça não me olha porque é cega mas o meu dinheiro na carteira ela enxerga..."
Vamos prestar atenção ao que nos fere, ao que nos destroi e ai vamos cobrar, não vamos ficar com a conta não, estádios estão sendo construidos com nosso dinheiro e tem gente se vangloriando com isso, nossos medalhistas estão voltando para casa para novamente passar até fome para poder comprar equipamentos, passam fome para poderem chegar a mais algumas competições, chega disso, vamos olhar para aquele que realmente faz de nossa história um verdadeiro momento (e único) de ser contado ao mundo!

Fiquem todos com a certeza e nunca com a duvida!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


Sabia que isso um dia ia acabar acontecendo

Hoje eu acordei sem nenhuma inspiração...
Liguei o computador e pensei muito no que escreveria. Nada me vinha à cabeça...
Pensei em abordar sobre as principais manchetes do dia, mas as mesmas, só me deixam mais descrente com os veículos de comunicação. Pensei em falar sobre a fome, prostituição, homossexualismo, suicídio, desespero, morte e solidão, mas nenhum destes assuntos me motivaram muito. Entrei na internet e busquei por notícias sinistras ou engraçadas, e ainda assim... Nada!
Gostaria de contar as travessuras do meu sobrinho, de um episodio hilário da minha vida, de uma história de algum amigo, ou falar sobre o amor... Mas, simplesmente não consegui juntar as frases.
Abri a janela do meu quarto, o céu estava nublado, cinza, frio... E não me deu muito em que pensar. Sabia que isso um dia ia acabar acontecendo... Eu não teria inspiração, criatividade e humor para compor um bom texto.
Acredito que existem momentos em que estamos assim, vazios, desligados, talvez soltos sem conexão nenhuma com o universo...
Mas, amanhã é um novo dia, acordarei melhor e escreverei sobre as coisas da vida, o mundo, entretenimento, futebol, política, e quem sabe até gastronomia...

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
MARINALVA
| por Por Alexandre Bernardino Bastosque - ale_bast_1@hotmail.com


Simples como uma linda flor
Bela como as coisas mais lindas da natureza
Um brilho que nem a estrela mais bela e distante consegue irradiar com tanta perfeição
Sua voz, uma sinfonia perfeita aos meus ouvidos, que me nina, conforta-me a sonhar.
Seus cabelos...tão cheirosos e macios,
Sedosos que quando lhe passo as mãos são como se tocasse as ondas do mar.
O seu olhar intenso lembra-me duas jóias raras
Seu corpo é um templo sagrado onde ao seu lado me entrego na nobre e simples função de lhe amar.

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS (Sobre a Teia)

O que são as Teias?
A Teia é o encontro nacional dos Pontos de Cultura, e também encontros regionais das entidades que integram o Programa Cultura Viva.

No âmbito nacional, acumula quatro edições:
Teia 2006: Venha Se Ver e Ser Visto, São Paulo (SP)
Teia 2007: Tudo de Todos, Belo Horizonte (MG)
Teia 2008: Iguais na Diferença, Brasília (DF)
Teia 2010: Tambores Digitais, Fortaleza (CE)

O encontro nacional tem como objetivo reunir representantes e integrantes dos Pontos de Cultura em uma grande comunhão. Entre as premissas do evento estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a desesconder e se revelar.
O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, organizado pela primeira vez na Teia 2007, é a instância política dos Pontos que reúne os representantes dos demais encontros e fóruns municipais, estaduais ou regionais, além das áreas temáticas e redes que compõem o Cultura Viva.
O Fórum fortalece o Sistema Nacional de Cultura e fomenta a construção de marcos legais que reconhecem a autonomia e o protagonismo do povo brasileiro, transformando o debate em ação, graças à gestão compartilhada entre o governo e os representantes das entidades.
Outra instância importante nesse processo é a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, que articula a participação dos Pontos nos encontros e garante a participação do grupo no Fórum Nacional e outros eventos relevantes no processo.
Fora o viés político, os encontros nacionais da Teia são uma importante manifestação cultural. Em todas as edições, uma programação cultural intensa permeia as discussões e serve de vitrine para os Pontos de Cultura se apresentarem, se conhecerem e se verem.
Seminários, Feira de Economia Solidária complementam a programação.

Informações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com AS

AVENTURAS DE KILL
| por Cristiano de Oliveira


Protótipo de viajem






EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Sedução

Carros de som competiam indecência enquanto as damas do funk ostentavam suas coxas e cavas; cabelos verdes, todos verdes. Calcinhas à mostra beijavam o asfalto urinado. O refrão insano vidrava seus olhos, tremelicando os corpos molhados, suados, salgados, sem alma. Por um ouvido, música ridícula, por outro, ejaculação da mente. A pinga barata já maquiava a vista faminta do sambista quando se lembrou da esposa. Pisando em ovos, abriu a porta. Teresa de roupão era mais nua que a própria nudez. Chapéu coco pra um lado, a calça branca pro outro. Enfim o sambista desejou.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto:





Canal de vídeos Julio Rabelo



MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


AOS inGRATOS

Um garoto passa birrando
Porque levou um fora da namorada,
Ele xinga a Deus e sai brigando

Uma menina estressa
Porque a mãe não a deixou ir na festinha do irmão mais velho,
Ela se enfurece com Deus por causa da sua mãe

E tudo que deveríamos querer
Seria apenas saúde,
Mas não, somos ingratos.

A senhora sonha em poder levar o garfo a boca
O andarilho espera por um pedaço de pão
O adulto se irrita porque anda na chuva
Porque é pobre e não tem carro

E tudo que deveríamos querer
Seria apenas saúde,
Mas não, somos ingratos.

Cale a boca!
Encerre os pensamentos contrários
Sonhe a vontade
Mas não se esqueça
Se você lê ou ouve essas linhas
Não se acanhe de agradecer
Não ao poeta mas à vida.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br


Pauta: A vida do dia a dia

Ônibus é pauta...
Remete a passageiro,
Locomoção,
Lembra trânsito.

Trânsito é pauta...
Remete a carros,
Caos,
Lembra aquecimento global.

Aquecimento global é pauta...
Remete a planeta,
Emissão de CO2,
Lembra o verde.

Verde é pauta...
Remete a esperança,
Frutas,
Lembra árvore.

Árvore é pauta...
Remete a folhas,
Praças,
Lembra parque.

Parque é pauta...
Remete a brinquedos,
Pássaros,
Lembra casais.

Casais são pauta...
Remete a dia dos namorados,
Abraço,
Lembra amor.

Amor é pauta...
Remete a paixão,
Pai, Mãe,
Lembra amigos.

Amigo é pauta...
Remete a papos na faculdade,
MC Donald,
Lembra vida...

Vida também é pauta...
Remete a ônibus,
Trânsito, aquecimento global,
Verde, árvore,
Parque, casais,
Amor...

Decifre as pautas... Nunca se sabe o que vai acabar saindo no jornal do dia seguinte!

EVENTOS
Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino - Continuação da programação deste evento

ENCONTRO MARCADO NOS CENTROS POPULARES DE CULTURA - INTERVENÇÕES CULTURAIS E MOSTRA DE CINEMA
Os CPCs foram criados para difundir e descentralizar a arte e cultura da cidade. Nesses centros são realizadas diariamente várias atividades para a comunidade local com diversas modalidades de cursos e oficinas culturais envolvendo música, artes cênicas, danças, artes plásticas, graffite, hip hop, arte circense, entre outras atividades. Aqui também temos encontro marcado e várias sessões de icmena com os curtas e longa-metragens baseados na obra.

CINECLUBE - LITERATURA EM VÍDEO (Cinema comentado)
RESPONSÁVEIS: Neuza e Janaína
Datas das Exibições:
Todas as quintas-feiras (novembro) - das 18h30 às 21h
03/11- O grande mentecapto
10/11- O homem nu
17/11-Festival de curtas
24/11- Faca de dois gumes

LANÇAMENTO DA REVISTA EM QUADRINHOS “ATMA”
RESPONSÁVEL: Elisângela Gomes
Data:08/11
Horário:19h

Nas próximas edições da RBC Semanal estaremos divulgando muito mais sobre o evento. Se quiser saber mais sobre acesse a Edição 22 deste semanário!

MEMÓRIA DO MUNDO

Titanic antes de zarpar



Titanic no fundo do Mar










PONTOS DE CULTURA E ARTE
Saiba mais sobre este projeto de Pontos Culturais no Site da Cultura.
O Ponto de Cultura é a ação prioritária e o ponto de articulações das demais atividades do Programa Cultura Viva.

“Os Pontos de Cultura são espaços permanentes de experimentação, encanto, transformação e magia.”
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.

“O Ponto de Cultura é “uma espécie de ‘do-in’ antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos, do corpo cultural do País”
Gilberto Gil, Ex-ministro da Cultura

O que é?
São entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministro da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural em suas comunidades. Somam, em abril de 2010, 2,5 mil em 1122 cidades brasileiras, atuando em redes sociais, estéticas e políticas.
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.
Pode ser instalado em uma casa, ou em um grande centro cultural. A partir desse Ponto, desencadeia-se um processo orgânico agregando novos agentes e parceiros e identificando novos pontos de apoio: a escola mais próxima, o salão da igreja, a sede da sociedade amigos do bairro, ou mesmo a garagem de algum voluntário.
Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil, em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado. Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil, para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que mais for importante para o Ponto de Cultura.

EDITAIS
Edital de Apoio à Pesquisa – FBN
Inscrições abertas até 23 de novembro. Participe!
Estão abertas as inscrições para o edital – Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional –, que selecionará projetos de pesquisa de promoção e preservação da memória nacional . As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da FBN até 23 de novembro.

O Edital de Apoio à Pesquisa tem o objetivo de incentivar a produção de trabalhos originais desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da Biblioteca Nacional. Constitui-se na concessão de bolsas a pesquisadores vinculados a cursos de mestrado e doutorado, com desembolsos mensais no período de até um ano.
As pesquisas devem estar relacionadas às áreas das Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Educação, Filosofia, História, Literatura (incluindo tradução de obras brasileiras no exterior) e Música.
As bolsas serão divididas em duas categorias. A de mestres ou mestrandos (alunos regulares de curso de mestrado reconhecido pela Capes) no valor de R$ 20,4 mil divididos em 12 parcelas de R$ 1,7 mil. E a de doutor ou doutorandos (candidatos matriculados em curso de doutorado reconhecido pela Capes) no valor de R$ 26,4 mil em 12 parcelas de R$ 2,2 mil.
Confira aqui o Edital.

UTILIDADE PÚBLICA
Educação Infantil Inclusiva
Criado em 2005 pelo Instituto Ester Assumpção, o Projeto Educação Infantil Inclusiva é desenvolvido desde 2009, com a parceria da Fiat Automóveis, por meio do Programa Árvore da Vida – Parcerias.
São beneficiadas 48 crianças com deficiência de 0 a 5 anos e 11 meses, matriculadas em 20 instituições de educação infantil de Betim. Com uma abordagem integral, o projeto atua junto a educadoras e coordenadoras das instituições, família e sociedade para a promoção da inclusão.
No trabalho com as instituições, o projeto oferece aos professores orientação para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam as necessidades específicas de cada aluno.
Com relação aos pais, o projeto proporciona encontros mensais para desenvolver a conscientização sobre os direitos da criança com deficiência, especialmente na educação.
Para envolver toda a sociedade, o projeto promove ações como a Mostra de Educação Infantil Inclusiva, realizada no Shopping Betim, no ano passado.

Árvore da Vida – Parcerias
Por meio do Programa Árvore da Vida Parcerias, a Fiat Automóveis apoia mais de 30 projetos socioculturais e esportivos em todo o Brasil. “Dessa forma contribuímos com a valorização humana e o desenvolvimento social, cultural e educacional dos beneficiados. É uma forma de dividirmos experiências, metodologias, conhecimentos e resultados, junto a organizações do terceiro setor”, explica Ana Luiza Veloso.
Para conhecer mais sobre a política de relacionamento com a comunidade da Fiat Automóveis acesse www.fiat.com.br/arvoredavida.

Lei de Metas para Betim
A população de Betim tem uma grande oportunidade para contribuir de forma mais efetiva na construção de um futuro melhor para a cidade. Com a aprovação da Emenda 028/2011 à Lei Orgânica do município, a Lei de Metas, a sociedade ampliará suas possibilidades de participação e controle sobre a gestão do município.
A Lei de Metas propõe que prefeitos(as) eleitos(as) transformem as promessas apresentadas, durante a campanha eleitoral, em Metas do Plano Estratégico de Gestão, aumentando a transparência na administração da cidade. Além de divulgar o plano para a sociedade, o poder executivo terá que prestar contas periodicamente do alcance das metas estabelecidas. Com isso, cidadãos, empresas e instituições de Betim poderão avaliar os programas de governo apresentados pelos candidatos à prefeitura e avaliar os resultados das políticas públicas para a melhoria das condições de vida da população nas diferentes regiões da cidade.
Entenda a Lei de Metas
A Lei de Metas é um instrumento tão importante para a democracia participativa e para que a sociedade exerça maior controle sobre a gestão dos municípios, que já foi aprovada em diversas cidades brasileiras.
Tramita atualmente no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 52/2011, que propõe que todos os prefeitos, governadores e presidentes do país transformem suas promessas de campanha em um Programa de Metas para seu mandato.
O objetivo dessa lei é o aprimoramento dos processos de gestão do município, com maior participação e controle da sociedade para o alcance das metas propostas para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Além disso, trará maior transparência e permitirá a avaliação dos resultados efetivos das políticas públicas. A Lei de Metas obriga prefeitos, eleitos ou reeleitos, a apresentarem à sociedade civil e ao Poder Legislativo o Plano de Metas e Prioridades de sua gestão em um prazo limite estabelecido após a posse.
Ele deve discriminar as ações estratégicas, os indicadores de desempenho e as metas quantitativas e qualitativas para cada um dos setores da Administração Pública direta e indireta, por unidades regionais de planejamento, de acordo com as propostas de campanha registradas no órgão eleitoral. O prefeito fi ca obrigado, ainda, a prestar contas regularmente à população sobre as metas alcançadas.
Com a aprovação dessa lei, os candidatos às eleições deverão apresentar propostas que estejam relacionadas com as necessidades de cada região do município e que sejam compatíveis com os recursos disponíveis no Orçamento Municipal. Com isso, ficará mais fácil
avaliar o cumprimento das propostas apresentadas pelos candidatos durante as campanhas eleitorais.
Ao longo dos quatro anos de gestão, a população acompanhará de perto os resultados e impactos das ações da prefeitura, acompanhando os indicadores de desempenho do Plano Estratégico. E poderá contribuir de diversas formas: empresas, instituições de ensino e pesquisa, entidades e organizações sociais poderão formar alianças em torno das metas estabelecidas para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Lei de Metas para Betim
Em maio de 2011, integrantes do Comitê Gestor do Movimento Nossa Betim se reuniram com o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Nehemias Gonçalves, para apresentar a proposta da Lei de Metas para Betim e buscar apoio para a aprovação. Em julho, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica de Betim No. 028/2011, foi apresentada à Mesa Diretora da Câmara Municipal, com o apoio de todos os vereadores. Esse apoio revela a importância dessa Lei para o futuro de Betim e o compromisso do Poder Legislativo com a transparência e a garantia de uma maior participação e controle da sociedade na gestão municipal.
A Emenda 028/2011 tramita na Câmara Municipal e depende apenas da aprovação dos vereadores para entrar
em vigor. No dia 09/11/2011, quarta-feira, às 18h30, será realizada uma Audiência Pública para discutir a importância
dessa Lei. A participação dos cidadãos e dos diferentes segmentos da sociedade é muito importante para garantir sua aprovação e para acompanhar, juntamente com os vereadores, sua aplicação ao longo dos próximos anos.

O que muda com a Lei de Metas?
A partir da aprovação da Emenda 028/2011 à Lei Orgânica Municipal, as propostas apresentadas pelos candidatos à Prefeitura durante a campanha e registradas no órgão eleitoral competente, deverão ser transformadas nas Metas do Plano Estratégico de Gestão. Para isso, além de conhecer a realidade dos moradores nas diferentes regiões da cidade, os candidatos terão que saber também a situação do Orçamento Público Municipal para estabelecer o que será possível realizar ao longo dos quatro anos de gestão.

SEM A LEI DE METAS
Os candidatos apresentavam suas propostas, programas e plataformas de governo sem terem a obrigação legal de transformá-las, se eleitos, em um Plano de Metas e de Prioridades.
Sem conhecer as condições de vida e as necessidades dos moradores das diferentes regiões da cidade, a população não tinha instrumentos para avaliar as propostas dos candidatos, os resultados e impactos das políticas públicas, nem a melhor forma de contribuir para melhorar a vida na cidade.
Os prefeitos eleitos ou reeleitos não tinham a obrigação, prevista em lei, de transformar suas propostas de campanha em um Plano de Metas de Gestão e nem de prestar contas sobre o cumprimento dessas metas.

COM A LEI DE METAS
Os prefeitos, eleitos ou reeleitos, terão a obrigação legal de apresentar um Plano de Metas de Gestão, que deve discriminar as ações, os indicadores de desempenho e as metas, quantitativas e qualitativas, para cada um dos setores da Administração Pública direta e indireta, por unidades e regionais de planejamento, observando, no mínimo, as diretrizes e programas apresentados como propostas na campanha eleitoral, conforme registrados no órgão eleitoral competente.
Com instrumentos como o Observatório Nossa Betim e outros estudos realizados por diferentes organizações do município, será possível avaliar melhor as propostas dos candidatos e construir alianças entre as instituições do município com foco nas necessidades da população.
Ao longo da gestão do(a) prefeito(a) eleito(a) os cidadãos vão avaliar as políticas públicas, o cumprimento das Metas de Gestão, a utilização do Orçamento Público e poderão acompanhar também os resultados de suas próprias contribuições para a melhoria da vida na cidade.
A Emenda 028/2011 prevê que as Metas do Plano Estratégico sejam amplamente divulgadas por meio eletrônico, mídia impressa, rádio e TV, além do Diário Ofi cial do município. E prevê também a prestação de contas, através divulgação do relatório periódico de execução das Metas do Plano Estratégico. A sociedade poderá apresentar propostas e avaliar, também, como ampliar sua contribuição, através dos projetos e atividades realizados por cidadãos, empresas, universidades e organizações sociais, para atingir os objetivos propostos e promover o desenvolvimento justo e sustentável de Betim.

ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Marlon Tenório - Rio de Janeiro - Brasil (marlontenorio@gmail.com | Visite marlontenorio.com/blog)



"A melhor distância entre dois pontos é a linha de um sorriso"









SOM DA SEMANA: ZÉ RAMALHO
José Ramalho Neto (Brejo do Cruz, Paraíba, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus blue caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.
Tem seis filhos: Christian (1974), Antônio Wilson (1978), João (1979), Maria Maria (1981), José (1992) e Linda (1995); além de cinco netos, Ester (1999) e Miguel (2004), filhos de Maria com Zé Carlos; Ana Lua (2002), filha de João com Mariana; Maria Luísa, (2009) e Felipe (2011), filhos de Christian e Tatiana. É casado com Roberta Ramalho, mãe de José e Linda, há 27 anos.
Saiba mais sobre este músico em seu site oficial.

PEQUENO ENFOQUE
É um mistério, ou não!
Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns ....
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e tem mais:
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu, mais a idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a 111 para todos!
Por exemplo: o Johnatan nasceu em 1981 e vai fazer 30 anos. Portanto: 81 + 30 = 111
ALGUEM EXPLICA O QUE É ISSO ?
É o Ano do dinheiro!
Este ano outubro terá 5 domingos, 5 segunda feira e 5 sábados, isto acontece uma vez a cada 823 anos.
Estes anos são conhecidos como 'moneybags'.
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.