ED24 | de 25 à 01 de novembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda Teia Cultural Minas - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - Eventos - Memória do Mundo - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Artitas nosso de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá a todos vocês mineiros ou não, brasileiros ou não!
Com fé, ritmo e poesia abrimos nossa semana com um dia de atraso mas com informações em dia, pesquisas que trazemos a vocês leitores realizadas com afinco, suor e muito carinho.
Cada linha aqui é preparada para que todos que acessam possam se deliciar e se preparar para ter um bom final de semana, fico em casa (São Paulo) imaginando uma pessoa investindo em cultura através das nossas informações e/ou, imprimindo nosso semanário a fim de leva-lo para que seja um guia de seu final de semana de cultural e arte.
Penso que todos somos diferentes, mas chega uma hora, em um determinado local que nossas mentes se sentem iguais, isso faz com que toda e qualquer diferença seja deixada de lado, e a portadora deste alegre momento é a ARTE!
Faça arte, respire arte e ajudenos a construir um mundo melhor, participe conosco deste semanário, seja também um colaborador!

Abraçasso a todos e tenham uma grande semana com muita cultura, arte, amor e poesia!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


SER SOLTEIRO

Caminhando sobre a praia, vi um daqueles casais de namorados apaixonados, parecido com aqueles da novela das oito. O rapaz que parecia sufocar a garota com um beijo, me fez lembrar da minha época de namoro em que eu fazia juras eternas, prometia amar por toda a vida e fazia planos com o tão sonhado casamento.
Comecei então a fazer comparações da minha vida hoje e do passado. Percebi a importância de ter alguém e de quanto isso me privava de ser livre. Muitas vezes me sentia só, o que era terrível! Quase o fim. O que me fez lembrar que, às vezes, é melhor estar só que me sentir só estando ao lado de alguém.
Entre esse momento deprê, uma onda se quebrou na praia e me tirou dos pensamentos. Por um momento, senti a brisa do vento e percebi a liberdade que ele me trazia. Podia olhar à vontade as mulheres na praia, exagerar na cerveja, falar asneira, ficar sem compromisso, correr riscos, sair com os amigos, viajar sem pressa e quando quisesse! Entre tantos pensamentos de euforia nem percebi que havia pisado no castelo de areia de um pirralho que corria pra água. Foi quando surgiu uma linda morena de cabelos encaracolados sorrindo pra mim. Sem perceber destruía o que restava do castelo de areia que o pirralho, agora seu filho, construía.
Envergonhado e com a cara literalmente queimando, sorri e me desculpei timidamente. Ainda assim aquele olhar me segurava. Começamos a jogar conversa fora e descobri que aquela bela mulher também estava solteira há 4 anos. Por uma fração de segundos me imaginei beijando e cuidando dela e da criança que agora chupava um picolé. E vi passar bem na minha frente um pequeno filme. Eu estava mais velho, acabado e agora era o pai daquela criança, buscava na escola, ensinava o dever de casa, abrindo mão da minha sobremesa, em prol dele. Vi aquela bela mulher agora no fogão com o cabelo assanhado, cansada e de TPM. Meus olhos se abriram num piscar rápido. Sorrindo me despedi e corri feliz pelas dunas, talvez atrás do vento, mas com certeza livre, jovem e feliz!

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Uma recepcionista e seu (dela) solitário prazer
| Osiris Duarte de Curityba - duarte.14@ig.com.br


Ela tinha já quase quarenta anos, solteira, mas dizia sempre que era uma mulher de uns trinta e poucos anos. Ninguém acreditava na idade dela, mas fingiam que sim. Ela fingia também. Havia um filho adolescente, meio bem esquisito, cheio de tiques nervosos, usava brinquinho de argola na orelha esquerda e uma aliança no dedo médio da mão direita, uma tatuagem de uma figura masculina no antebraço esquerdo. Um estudante de arte dramática e ator performático ...
Quando pequena fora sempre a menina mais chata dos aniversários aos quais ia.
Ninguém podia esbarrar-lhe ou falar-lhe algo que por acaso lhe desagradasse. Ela então já se ofendia profundamente. E quando não ficava muda, imóvel e ausente num canto, falava e falava e falava àquele ou àquela que sem nenhuma maldade ou intenção lhe causara o desagrado, dizendo-lhe que por ocasião do aniversário dela, a tal ou o tal “ofensor” não seria convidado e que também não fosse nunca na casa dela, pois não seria recebido.
Na escola, “na hora do recreio”, ela só saía ao pátio, depois de ter comido todo seu lanche que a mãe lhe preparava. Ela dizia: só saio para o recreio depois de comer meu lanche e tomar meu suco, porque senão “todo-mundo” vai me pedir um pouco do meu lanche e goles do meu suco. Era uma gordinha bem antipática.
Entre oito e nove anos, toda a criança aprende a assobiar, ou já aprendeu. Ela não conseguiu. E justificava-se dizendo que era feio uma menina assobiar ... E tampouco equilibrava-se numa bicicleta. De novo a justificativa de que pedalar deixava as pernas muito musculosas e que meninas com pernas musculosas era muito feio.
Provavelmente estas justificativas ou atitudes defensivas lhe eram incutidas por sua mãe. A mãe dela era uma obesa baixinha e fumante.
Ela dizia-se viúva, mas na verdade, é que ainda grávida deste seu único filho, foi devidamente abandonada pelo marido, o qual se aproveitando de uma das vezes que a tal ausentava-se para na igreja participar das muitas atividades paroquiais, às quais ela se programava, foi que o pobre maridinho juntou tudo que era dele, roupas, sapatos, até escova de dente e se mandou para nunca mais dar notícia.
O pai dela (sogro do marido), que tinha algum relacionamento com um ou dois deputados, obteve depois de muito insistir, a promessa de um emprego para a coitadinha abandonada pelo marido pilantra (no entender do sogro e da coitada ex-esposa) e pai de seu (dela) único filho. E logo que ela teve a criança saiu a nomeação para um cargo de auxiliar técnico de uma seção na área de saúde de uma repartição pública qualquer.
A coitada não sabia fazer nada. Nada é meio exagero, mas era quase. Seu (dela) chefe, para qualquer tarefa que solicitava, obrigava-se a explicar-lhe umas boas “trezentas vezes”. Haja saco !!!
Se ele mesmo fizesse, o faria em menos tempo que o despendido nas várias e variadas explicações.
Ela freqüentemente dizia que “era uma indicação do Deputado Fulano de Tal” e mais isto e mais aquilo. Até que alguém teve a idéia de transferi-la para o balcão de atendimento da repartição.
Um serviço bem simples, bastava perguntar o que o cidadão queria ou com quem queria falar. Dizer se o tal funcionário procurado se encontrava ou não e/ou se retornaria e quando. Se é que retornava ainda naquele dia.
A conversa dela girava em torno de somente três temas: os homens, que são todos iguais e não valem nada porque só querem aproveitar-se das mulheres; as doenças e a medicação que ela tinha que tomar sempre e nas horas certas, e, as suas merecidas férias, programadas com meses de antecedência, porque afinal ninguém é de ferro e era-lhe um direito como qualquer outro dos vários que lhe eram inerentes.
E ficava lá sentada atrás do balcão numa banqueta de pernas altas. Na prateleira sob o mesmo mantinha uma jarra de água gelada, que de meia em meia hora, tomava um copo, para não se desidratar e não ficar asmática, haja vista uma prima dela ter ficado alguns anos asmática pois quase não tomava água.
Quase que diariamente ao final do expediente era ela acometida de enxaqueca e então tinha que isolar-se numa outra sala ou na toalete e colocar na testa um pano enrolado com algumas pedras de gelo. Dizia que a dor lhe era um suplício insuportável e que não podia tomar aspirina porque lhe “atacava” o estômago.
Isto sem falar nas cólicas pré-menstruais as quais ela fazia questão de comentar, pois que da indisposição conseqüente às tais cólicas, poderiam mal interpretá-las e alguém talvez até fosse pensar que ela seria assim meio neurótica.
Na bolsa dela, além de tudo o que contém as bolsas das mulheres, havia: Plasil, Vitamina C, Ginkbo-biloba, manteiga de cacau, colírio Moura-Brasil, xarope de iodeto de potássio, Buscopan, Atroveran, Bactrim e alguns outros comprimidos, pílulas e cápsulas, acondicionadas numa caixinha plástica com compartimentos próprios para tal. Ela dizia-se uma pessoa doentia, muito pouco resistente a vírus, bacilos e bactérias. E que dores e mal-estares eram-lhe assaz desagradáveis.
Nas rodas de cafezinho, a tal recepcionista era o tema jocoso da conversa. Os fofoqueiros e fofoqueiras se deleitavam com as particularidades pessoais que lhes chegavam aos ouvidos, contadas e recontadas em terceiras versões, repassadas por aqueles que as ouviam e que mereciam sua confiança para tais sigilosidades.
Até que de um dia para frente, periodicamente ela começa a receber flores. Tudo começou por ocasião do aniversário dela. Embora a data fosse exatamente num domingo cuja segunda subsequente seria o dia 28 de outubro, dia do funcionário público (um “feriado” portanto), ela, para a comodidade de todos, o comemorou na quinta-feira anterior.
E convida (com convite impresso) os colegas de serviço para um “coquetel em sua casa”.
O tal “coquetel” resumiu-se a duas ou três garrafas de “vinho de chácara”, uma garrafa (já pela metade) de “uísque do Paraguay”, uma meia dúzia de garrafas de cerveja, gasosa à vontade, bolachas diversas, doces e salgadas e uma bonita torta Marta-Rocha (sem nenhuma velinha óbvio).
Os fofoqueiros e fofoqueiras adoraram, pois tiveram assunto às pampas para várias semanas.
Foi então a partir deste dia que ela começa a receber flores, sendo remetidas, provavelmente (ela dizia), por algum admirador incógnito, pois os cartões não vinham assinados. As remessas eram sempre para o endereço do serviço.
E durante um mês e pouco, duas ou três vezes por semana ela recebia flores.
E eis que senão quando, uma das fofoqueiras de plantão, olha para o chão, numa das diversas idas da recepcionista ao toalete e que deveras necessitada ia, perto da banqueta onde a tal sentava-se, e o quê foi encontrado ???
Uma fatura de um dos cartões de crédito dos quais ela era titular. A fofoqueira antes de guardar aquele documento para depois entregar-lhe, analisou com lente de aumento os relatório dos registros das despesas efetuadas. A curiosidade era saber e depois espalhar aos quatro ventos, onde a tal usava o cartão de crédito.
Talvez fosse em restaurantes da moda, shoppings ou em motéis.
Não eram restaurantes, nem motéis, nem shoppings. As despesas eram de uma rede de farmácias e de várias e diferentes floriculturas ...

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS

Cabeçalho: Convite para o 2º Encontro do Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais





Belo Horizonte

Festival Estudantil de Teatro
A 11ª edição do Festival Estudantil de Teatro (Feto) apresentará uma diversificada programação, que será desenvolvida no período de 21 a 30 de outubro, em Belo Horizonte. Serão 19 espetáculos (16 nas categorias ‘Escola de Teatro’ e ‘Teatro na Escola’, além de três espetáculos convidados). O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet. O festival é realizado pela Associação No Ato Cultural, cujo trabalho envolve educação e cultura. Para saber mais, clique aqui!

6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega em sua sexta edição alcançando um sonho colocado desde a sua criação em 2006: estar presente nas 27 capitais brasileiras. As recém-chegadas Macapá, Vitória, Boa Vista, Campo Grande, Porto Velho, Florianópolis e Palmas vibraram por fazer parte da maior mostra de cinema do gênero no mundo. Este grande evento nacional só é hoje possível em tais proporções pelo trabalho incansável de inúmeras pessoas, autoridades e anônimos, que acreditaram e acreditam que o fim das violações aos Direitos Humanos é uma meta a ser perseguida, principalmente com ações de promoção e divulgação das garantias e direitos fundamentais de nosso povo, numa verdadeira estratégia de formação de uma massa crítica dona de seu próprio destino.
Período: 24 a 31 de outubro
Local: Cine Humberto Mauro - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - (31) 3236.7400

"Djambê" extrai som de instrumentos reciclados em seu primeiro CD
Tirar som da enxada, do bojo da máquina de lavar roupa, da tampa do fogão, do extintor de incêndio... O que parece apenas brincadeira é a especialidade da banda mineira, "Djambê", que estréia em outubro próximo no mercado local, com um CD de tons variados. São quatro jovens entusiasmados por música e que produzem a chamada nova MPB, sob o conceito de sustentabilidade, quando o tema meio ambiente é um dos mais presentes. A música consciente dá o tom de "o mundo não é só eu...". O disco conta com várias participações especiais, num balaio musical colorido pelo rap, viola caipira e até samba.
Dia: 28 de outubro, a partir de 21 hs
Local: Teatro Ney Soares - Rua Diamantina, 567 - Lagoinha

Betim
Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino
O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino apresenta entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro uma mostra itinerante que visa preservar o acervo deixado pelo escritor mineiro e divulgar para as novas gerações a sua obra em diversas linguagens artísticas como artes plásticas, literatura, cinema e música. O projeto ocupará vários locais da cidade envolvendo artistas, educadores e população em um conjunto de atividades culturais e educacionais.
A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Ady Rosa de Freitas, na terça-feira (18/10), a partir das 18h, no Centro Administrativo (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia).
Outras informações - Assessoria de Comunicação
Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe)
Telefone: (31) 3532-2530 / 3532-1098

Ouro Preto
Processo Seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP
A Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP lançou edital do processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauro do Núcleo de Conservação e Restauração da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. São 60 vagas gratuitas, sem custos de inscrição e mensalidade para os turnos da manhã, tarde e noite. Podem participar do processo seletivo alunos do 2° ou 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual, estudantes do 1° ou 2° anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial, ou qualquer interessado que já tenha concluído o Ensino Médio e que não esteja cursando o Ensino Superior.
As inscrições poderão ser feitas até dia 28 de outubro - www.faop.mg.gov.br

LinkInformações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Bufólicas

Era muito para a cabecinha de menino estar com a água turva da piscina até os joelhos.
Havia sido deixado com o amiguinho naquele líquido falsamente imóvel. Não era de se esperar que a abominável massa de perninhas começasse a tremular pela água viscosa. Pequenos dragões inchados se multiplicavam e roçavam nos cambitos hirtos e arrepiados do garoto, já percebendo que a piscina de fazenda, cheia até a metade, impossibilitaria qualquer tentativa de fuga. Inútil evitar o episódio mais eterno de sua vida.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto



Canal de vídeos Julio Rabelo




MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


ACORDES DUPLO


Fico no meu canto
Prefiro não incomodar;
As pessoas passam olhando
Outras se exibem
E a maioria se estapeia tentando se sobressair

Pra quê?
Por que tanto grito sem nada a dizer?

O silêncio
A virtude
O jeito...
Um traço peculiar

Alguém chama atenção sem querer chamar
Apenas
Por estar pensando, imaginando e fantasiando sonhos
Que para os demais
Parece tolice.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br


Histórias
Todo mundo tem uma história pra contar. Seja ela em prosa, poesia, conto, ou crônica. Todo mundo já passou por alguma situação engraçada, algum momento com os amigos, alguma situação chata que queria compartilhar. Todos veem e vão levando consigo palavras soltas que juntas sempre tem algo a dizer.
Quem sabe aquela loira bonita, que toda dia entra no ônibus, de saltos altos, entrou hoje com os olhos inchados, cabelos despenteados; não tem algo de ontem à noite pra contar? Ou aquele senhor que fica deitado no passeio todos os dias, o que será que ele tem a dizer?
Todo mundo tem uma história pra contar. Seja ela triste, alegre, grande, pequena, verdades, mentira, invenção, loucura.
Quem sabe seu colega de trabalho que senta ao seu lado todos os dias, e que hoje não deu bom dia; não tem nada de novo, ou de chato acontecendo na vida dele? Ou aquela pessoa que pega o metrô com você todos os dias há mais de um mês, não tem algo de importante acontecendo com ela?
A vida de todo mundo dá uma história, uma novela, um livro... Existem romances, amigos, conflitos, problemas, soluções, milagres, e o principal: os personagens.
Todos os dias, desde o raiar do sol, até a chegada da lua, tem histórias sendo escritas e contadas. Tem rumos sendo traçados, acontecimentos se tornando marcantes, dias tornando-se inesquecíveis. Tem sempre muitas histórias sendo construídas: Negros que chegam á Presidência, Presidente deposto do poder depois de rebelião que começou em Rede Social, Dilma Rousseff a primeira presidente mulher do Brasil.
Todo mundo tem uma história pra contar. Seja ela sua história, ou história dos outros. Seja estória ou história.
De acordo com a conclusão coletiva do site Wikipédia: “História é uma palavra que vem do grego que significa "investigação", e é um termo genérico geralmente aplicado em referência a ocorrências passadas”. O significado de história, segundo a edição de 1911 da Enciclopédia Britânica é que “a história, em seu senso geral é tudo o que aconteceu, não somente os fenômenos da vida humana, mas também os acontecimentos ocorridos no mundo natural; inclui tudo o que passa por mudanças; e como as ciências modernas já mostraram que nada no universo é absolutamente estático, conclui-se que todo o universo, e todos os seus componentes, possui sua própria história”.

EVENTOS

Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino - Continuação da programação deste evento

EXPOSIÇÕES
LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA “LEONOR DE AGUIAR BATISTA”
Informações: Tel: 3531-2838 End: Rua. do Rosário, nº 764 – Bairro Angola
Exposição de fotos e cartas do escritor trocadas com outros autores contemporâneos
PERÍODO: 28 de outubro à 30 de novembro de 2011

ENCONTRO MARCADO “FERNANDO SABINO COM AS ESCOLAS”
LOCAL: Auditório Centro Administrativo
Para participar nessas datas as escolas deverão agendar previamente pelo telefone 3596-0081.

DATA: 27/10
HORÁRIO: 8h30min às 10h
- Esquete teatral baseada na crônica “Conversinha Mineira” - E. M. Margarida Soares Guimarães
- Rap sobre a biografia de Fernando Sabino - E.M. Paulo Monteiro/Manuel Saturnino
- “Conversinha mineira apresentando a biografia de Fernando Sabino” – E.M. Bento Machado
- Dança: “Meu melhor amigo”- E. M. Prefeito Alcides Braz

DATA: 01/11
HORÁRIO: 14h às 16h
- Esquete teatral “Meu melhor amigo” - E. M Antônio D’Assis Martins
- Monólogo baseado no livro “O menino no espelho”
- Dança inspirada no livro “O menino no espelho” - E. M. Maria Cristina
- Esquete “O melhor amigo de Fernando Sabino – Centro Infantil Municipal Vila Cristina
- Esquete “Galinha ao molho pardo”- Alunos Escola da Gente/E. M. Frei Edgar Groot

MOSTRA DE TRABALHOS NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO MARCOS TUPYNAMBÁ
A escola realizará a exposição dos trabalhos desenvolvidos e momento interativo com as famílias a partir do conto “Galinha ao molho pardo”.
Data: 01/11
Horário: 14h
Informações: 3595-2022 (End: Av. Um, nº125, Bairro Bela Vista)

CENTRO POPULAR DE CULTURA FREI CHICO
Informações: Tel: 31 - 3592-1348 – End: Rua José Teixeira de Oliveira, nº 177 – PTB -
EXPOSIÇÃO DE CARTAS E FOTOS – PERÍODO: 28/10 À 30/11
28/10/2011 – Sarau Empório Literário: Oh, Minas Gerais!
Horário: 18h30
- Coral Pequenos Girassóis – E. M. Alice Pinheiro de Araújo/CPC Frei Chico
- Recital de Poesias
- Sonata Trio – Som de Cordas Clássicas – Dirceu Ferreira, Elias Pers, Lucilene Pires
- Show Mineiridade com: Paula Viana, Edifran Marques, Alber Moreno.
- Música para Ouvir e Sonhar – Welbert Almeida e Emerson do Teclado

ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO NO COLÉGIO BATISTA
Informações: Tel: 3592-1177 -Rua Ariovaldo Luciano do Pinho, nº 250, Bairro Jardim Petrópolis.
MOSTRA DE CINEMA
01/11 – 17h 30 – EXIBIÇÃO CURTAS
03/11 – 17h 30 – EXIBIÇÃO longa “O grande Mentecapto”
Público: Alunos e fam

ENCONTRO MARCADO COM FERNANDO SABINO NA FACULDADE UNINCOR
Informações:Tel 3511-6515, (Rua Capri, 251 - Cidade Verde)
Data: 27 de outubro
Horário: 19h as 20h30
Local: Auditório
19h - Abertura do Evento com Bernardo Sabino
19h30 - Apresentação da Escola de Música da UNINCOR - Tema: Homenagem de Minas a Fernando Sabino
20h - Lançamento do Livro de Poesias “ Travessia” - Autor: Prof Ms.José Araújo de Souza
20h30 - Sessão Especial de Cinema: Longa Metragem
Filme: “O Grande Mentecapto” - Diretor: Oswaldo Caldeira.

Nas próximas edições da RBC Semanal estaremos divulgando muito mais sobre o evento. Se quiser saber mais sobre acesse as Edições 22 e 23 deste semanário!

Povos Tradicionais de Terreiros
A primeira Oficina Nacional de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiros, idealizada pelo Ministério da Cultura, está marcada para o período de 27 a 30 de novembro, em São Luís, capital do estado do Maranhão. Serão abertas 140 vagas exclusivas para representantes de Povos Tradicionais de Terreiros, sendo 40 para participantes do Maranhão e 100 para pessoas de outros estados do país. Haverá, ainda, vagas destinadas a gestores públicos e acadêmicos, movimentos sociais e entidades afins. Leia mais.

MEMÓRIA DO MUNDO




Evoluçao da Coca -Cola






PONTOS DE CULTURA E ARTE
Prêmio Pontos de Memória 2011 Ibram
O Edital tem por objetivo selecionar e premiar 48 (quarenta e oito) iniciativas dedicadas à construção de memórias sociais e práticas museais, desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e por comunidades de brasileiros no exterior. Para acessar o edital clique no link abaixo:
Prêmio Pontos de Memória 2011

EDITAIS
Ibram lança prêmios Mario Pedrosa, de Enredos e de Roteiros Audiovisuais
O Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011 visa premiar 18 roteiros inéditos para produção audiovisual, com 60% de ambientação em museus brasileiros e 20 (vinte) produções de mídias digitais com argumentação museológica. Serão premiados: Roteiro de Longa Metragem; Roteiro de Curta Metragem; Roteiro de Documentário; Roteiro de Cine-TV e Produção de Mídias Digitais. Os prêmios variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil.

O Prêmio Mario Pedrosa é voltado para trabalhos jornalísticos veiculados na mídia impressa nacional e que tiveram como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. São três prêmios de R$10 mil; R$7 mil e R$5 mil para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

O Prêmio Ibram de Enredos consiste em selecionar e premiar até 34 (trinta e quatro) enredos carnavalescos com o tema: Museus, Memória e Criatividade. Cada prêmio é de R$ 15 mil.
Saiba mais.

Agenda Cultural 2012 do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados
Estão abertas até 15 de novembro de 2011 as inscrições para a Agenda Cultural 2012 do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, que tem como objetivo proporcionar à sociedade eventos de valor cultural, com a participação de artistas consagrados e de novos talentos da arte contemporânea. Os artistas e/ou produtores interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes plásticas e fotografia, nos espaços da câmara dos deputados em Brasília, deverão inscrever-se mediante o envio de dossiê. Terão preferência, na seleção, artistas cujos trabalhos não foram apresentados no ano anterior. Leia mais

UTILIDADE PÚBLICA
MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:

Sistema Nacional de Cultura
O procedimento de solicitação para municípios e estados integrarem o Sistema Nacional de Cultura foi modificado desde 06 de outubro de 2011. Não é mais exigida obrigatoriedade de autenticidade de cópias de RG, CPF e Termo de posse. Por outro lado, foi incluído termo de responsabilidade para ser assinado pelo prefeito ou governador da localidade solicitante.
Confira aqui.

Novos procedimentos para agilizar a análise e o acompanhamento de projetos culturais
A partir de 10 de outubro, todos os procedimentos realizados junto ao Banco do Brasil visando à abertura de contas, aportes e transferências de recursos de projetos culturais incentivados pela Lei 8.313/91 (Lei Rouanet) passaram a ser automatizados. A medida possibilitará maior agilidade e segurança a todo o processo. Maiores informações, clique aqui!

ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Marlon Tenório - Rio de Janeiro - Brasil (marlontenorio@gmail.com | Visite marlontenorio.com/blog)



"A melhor distância entre dois pontos é a linha de um sorriso"












SOM DA SEMANA: DJAVAN

As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas que nenhum outro compositor consegue nem mesmo ousar. As músicas são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo acessível a todos. Até hoje é conhecido mundialmente pela sua tradição e o ritmo da música cantada.
Nascido em Maceió, capital de Alagoas, filho de uma mãe afro-brasileira e de um pai ambulante. Sua mãe, lavadeira, entoava canções de Ângela Maria e Nelson Gonçalves.
Djavan poderia ter sido jogador de futebol. Lá pelos 11, 12 anos, o garoto Djavan Caetano Viana divide seu tempo e sua paixão entre o jogo de bola nas várzeas de Maceió e o equipamento de som quadrifônico da casa de Dr. Ismar Gatto, pai de um amigo de escola.
Da primeira paixão, despontava como meio-campo no time do CSA (Maceió), onde poderia ter feito até carreira profissional. Mas é na viagem sonora pela coleção de discos do Dr. Ismar, que para o pequeno alagoano parecia conter toda a música do mundo, que desponta um artista: o compositor, cantor, violonista e arranjador Djavan.
Nascido em 27 de janeiro de 1949, em família pobre, aprende violão sozinho, nas deficientes cifras de revistas do jornaleiro. Aos 18, já anima bailes da cidade com o conjunto Luz, Som, Dimensão (LSD). Não demora a ter certeza: precisa compor. Aos dezenove anos deixou definitivamente o futebol e passou a dedicar-se apenas à música.
Aos 23, chega ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical. É crooner de boates famosas - Number One e 706. Com a ajuda de Edson Mauro, radialista e conterrâneo, conhece João Mello, produtor da Som Livre, que o leva para a TV Globo. Passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como "Alegre Menina" (Jorge Amado e Dorival Caymmi), da novela "Gabriela"; e "Calmaria e Vendaval" (Toquinho e Vinícius de Moraes), da novela "Fogo sobre Terra".
Conheça-o mais visitando seu website oficial

PEQUENO ENFOQUE
Quatro informações úteis não divulgadas!

IMPORTANTE :
1. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br
Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

2.. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA
Telefone 102... não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são
importantes......
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???
Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32,65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..
Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..

4. MULTA DE TRANSITO
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito.
Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro
Art.. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.