ED23 | de 18 à 24 de outubro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda Teia Cultural Minas - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Um olhar - Eventos - Memória do Mundo - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Artitas nosso de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque - Comercial Gratuito.


EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Este é a sua Revista Betim Cultural versão Virtual em mais uma fase inovadora. Tudo de acordo de como deveria ser o andar da vida de cada um de nós, sempre para frente!
Prever o futuro não acredito ser possível mas querer adianta-lo para você leitor, isso é possível, afinal cada informação veiculada aqui pode sim moldar o seu fim de semana, utilize-o como preferir, esta é sua agenda eletrêonica em plena atuação.
Ouvindo em alto e bom som e lido em alto nível, agradável aos olhos.
Fomente a cultura, participe conosco completando cada coluna, saiba que sua opnião é algo de valor inestimável.
Na semana passada tivemos um grande evento no calendário, o dia dos professores! Dia mais do que especial, talvez por ser o único dia que lembramos que ele existe...
Feliz Aniversário ao nosso Antônio José Santana Martins, o nosso Tom Zé, que nasceu em Irará aos 11 de outubro de 1936.
Já pensaram em cada dia do calendário?? Já pensaram que cada dia é dedicada a um evento em especial?? Pois bem, tanta informação que nem damos atenção a assuntos assim, mas, o que se comemora o dia de hoje??
Não sei, só sei que 18 de outubro é o 291º dia do ano no calendário gregoriano (292º em anos bissextos) e faltam 74 para acabar o ano, e como 2011 passou como um furacão não é mesmo? Não vamos prever o futuro, vamos plantar nossa sementinha do bem e cuidar para que possamos colher algo de realização futuramente.

Dedico as inforamções desta semana a você que acredita no agora!! Tenham todos uma ótima leitura!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


Dor


Há momentos na vida pelos quais gostaríamos não ter que enfrentar. São tantos aborrecimentos, cobranças e tantos os problemas, que só nos resta mesmo encará-los de frente, com calma, buscando o equilíbrio para não explodir.
Ninguém no mundo deixa de ser atingido pelos tropeços da vida. (seja rico, famoso, anônimo, pobre, gordo, magro ...)
Quem nunca enfrentou uma situação pela qual pensou que não fosse sobreviver?
Gostaria muito de poder escrever nessa crônica que nunca senti dor, ou fui magoado, ou sofri. Se isso tivesse acontecido comigo, seria eu humano?
Por ser muito resolvido, nunca consegui chegar à perfeição do meio termo. Estou sempre nos extremos: amando, sofrendo, lutando, perdendo ou ganhando. Viver assim causa um desgaste imenso, eu sei, mas nunca consegui mudar, e olha que eu tento! É uma luta diária...
Aprendi que só se aprende arriscando, dando a cara pra bater, enfrentando o leão de frente.
Quantas vezes já ouvi a afirmação de amigos me dizendo: “Seu problema é fichinha perto do meu, a minha dor é maior”.
E eu sempre penso comigo “baseado em que?”...
Sei como é duro sentir dor. Na dor somos todos iguais.
Mas, não importa à dor, o medo, a desilusão... O que realmente importa é a vontade de vencer!
E isso eu tenho!

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Tão... somente
| Por: Fernando R. de Freitas


Nessas andanças, fúnebres,
onde o outro percebe a carne, podre,
dissolvendo-se na amplidão, ilusória,
do universo pessoal, descoberto,
não tardando na construção, desfigurada,
deste triste sonho, espiritual.

Retornamos na fúnebre podridão ilusória
descoberta no desfigurado espírito.

AGENDA TEIA CULTURAL MINAS

Cabeçalho: Série Cidades Mineiras - Paiva/MG

BELO HORIZONTE

Show Instrumental em Homenagem a Raffaelli
Imagine no mesmo palco Célio Balona, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, Túlio Mourão, Paulo Braga, Kiko Continentino, Geraldo Vianna, Celso Moreira, André Limão Queiroz, Esdra Ferreira Nenen, Mauro Rodrigues, Chico Amaral, Cléber Alves, Enéias Xavier, Magno Alexandre, Cid Ornellas, Renato Saldanha e tantos outros tocando por quase três horas seguidas!
Pois músicos de Minas Gerais estão se reunindo para prestar uma super homenagem a um dos maiores críticos musicais que o Brasil conhece: José Domingos Raffaelli. Esses músicos se revezarão no palco, tocando em duos, trios e quartetos, apresentando músicas autorais instrumentais.
Data: 19 de outubro de 2011 – quarta-feira, às 19 horas
Local: Teatro Sesiminas (Rua Pe. Marinho, 60 – Santa Efigênia)

Oficinas de Capacitação Artística e Técnica na Área de Artes Cênicas
Estão abertas inscrições para as oficinas de capacitação que a Fundação Nacional de Artes (Funarte) oferece na área das Artes Cênicas. Em outubro, o cenógrafo e professor Ed Andrade fala sobre a Concepção do Espaço Cênico. O público alvo serão estudantes de teatro, arquitetura, artes visuais e demais interessados na parte visual do espetáculo teatral. Ainda neste mês, o professor, coreógrafo e bailarino Jomar Mesquita fala sobre a Criação Coreográfica em Dança de Salão Contemporânea. A oficina é voltada para alunos avançados e professores de danças de salão, coreógrafos e outros bailarinos com interesse na área de criação em dança. Os encontros acontecem na Funarte MG, que fica na Rua Januária, 68, Floresta.
Inscrições Gratuitas: oficinas.funarte@gmail.com (enviar breve currículo e telefone para contato)
Vagas Limitadas
Informações: (31) 3213.3084

Exposição reúne obras de 142 mestres da nossa pintura.
Vitor Braga, um dos mais respeitado galerista, marchand e leiloeiro de Minas Gerais, promoverá durante cinco dias exposição que reunirá importantes obras nacionais e internacionais. Vik Muniz, Frans Krajcber, Guinard, Alfredo Ceschiatti, Alfredo Volpi, Inimá, Carybé, Ivan Serpa, Djanira são algumas obras que estarão expostos.
Exposição: De 14 a 19 de Outubro de 2011, das 11:00 às 21:00 h (Sexta à Quarta-feira)
Local: Vitor Braga – Rugendas Galeria de Artes
Shopping Sul - Av. Nossa Sra. Do Carmo, 1650/42 – Sion - Tels.: 3286-4282 9124-9848 / 9916-2783

Marionetes Sádicas no SESC Palladium
O Pigmalião Escultura Que Mexe apresentará nos dias 20 até 23 de outubro A Filosofia na Alcova, um espetáculo surpreendente e forte onde sexo e violência se misturam para recriar a mais filosófica das obras de Marquês de Sade. Informações:
Pigmalião Escultura Que Mexe:
TEL: (31) 8871-3059 / (31) 86645660
E-mail: grupopigmaliao@gmail.com - Web: www.pigmaliao.com

Patrícia Ahmaral em curta temporada no Teatro de Bolso do Sesc Palladium
“É um trabalho que propõe, nas linhas e entrelinhas, uma reafirmação do ‘estar na vida’ e uma reflexão sobre o amor e sobre o ‘querer’“, explica a artista. A sonoridade do CD dialoga com o pop e com rock, mas tem como base a canção brasileira, que é a grande referência para Patrícia, trazendo pitadas de rabecas, tambores e ritmos brasileiros, dialogando com as guitarras. shows, Patrícia vai contar com as participações mais que especiais de Vander Lee (no dia 19) e de Titane (no dia 20).
19 e 20 de outubro, quarta e quinta, às 21h
Teatro de Bolso do Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro – BH – MG)

BETIM

Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino
O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino apresenta entre os dias 18 de outubro e 30 de novembro uma mostra itinerante que visa preservar o acervo deixado pelo escritor mineiro e divulgar para as novas gerações a sua obra em diversas linguagens artísticas como artes plásticas, literatura, cinema e música. O projeto ocupará vários locais da cidade envolvendo artistas, educadores e população em um conjunto de atividades culturais e educacionais.
A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório Ady Rosa de Freitas, na terça-feira (18/10), a partir das 18h, no Centro Administrativo (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia).
Outras informações - Assessoria de Comunicação
Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe)
Telefone: (31) 3532-2530 / 3532-1098

MONTES CLAROS

Exposição “O Papel das Vilas”
Em sua sétima edição, essa exposição coletiva itinerante, que já agrega 79 artistas, encontra abrigo no Ateliê/Galeria Felicidade Patrocínio, integrando a programação artística do XXV Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético, e com apresentação especial do tecladista Izaias P. Ramos
Na próxima segunda-feira, 10 de outubro, às 20:30h, no Ateliê/Galeria Felicidade Patrocínio, situado à rua São José, número 293 A, bairro Santo Expedito, Montes Claros, MG. A exposição fica de 11 de outubro a 05 de novembro de 2011 (tel. 38 – 3214-1098).

Informações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com

AS AVENTURAS DE KILL | por Cristiano de Oliveira

Com vocês: Criatura e Criador!









EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Inveja

Showzinho inodoro, o teclado gemia tons repetidos, copiados, refletiam o olhar outrora masculino do marido senil. Meia esticada, jornal sobre a mesa, mãos dadas, roupa burocrática e a toxina do aposentar-se d’alma. O casal seria o único público daquela pracinha se um louco imundo não insistisse em bailar alcoólico em frente ao palco. Conhecia as mais belas damas, balançava os trapos, o saco de alumínio e o cabelo desleixo; ostentava uma pose só não tão aristocrática quanto a recusa migalha do velho.
-Vamos embora, querida! Disse azedo

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto





Canal de vídeos Julio Rabelo



MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM


Deixa quieto
Várias vezes
Gira um pensamento adverso no meu íntimo
Tento encontrar respostas
Entro em um labirinto

Aquele homem cria gado, cachorro, cavalo, cabrito
A senhora cozinha verduras da hortinha
O garoto come frutos do quintal

O cão acompanha a menina por todo lugar
O pássaro pousa no ombro de um senhor
A bananeira cresce devagar
O formigueiro foi pisado por acaso

O dia manifesta pequenos detalhes:
O nascer, o raiar, a aurora

Distante um pouco do centro
Parece que tudo é mais simples
Mas algumas parafernálias dizem que o tempo já é outro

O rádio velho que não estraga
A TV preta e branca
A geladeira vermelha
O pequi no arroz

Brincadeira,
É que fui acostumado com temperos industriais
Então todo detalhe se faz grandioso
Quando contemplo o passado de meus pais.

UM OLHAR
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br

Betim

São pequenas ruas classificadas como grandes avenidas. Um emaranhado de pessoas em um único lugar, um círculo vicioso.
Vê-se de tudo: carroça, carros, ciganas, vendedores ambulantes... Um centro de compras que se resume em uma avenida, é grande, porém estreita para o contingente de pessoas.
Riscada se um canto a outro por história. Muitas histórias... Começa da Casa da Cultura, Igreja Nossa Senhora do Carmo, passa pelo Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, ultrapassa a linha do trem e se depara com a Igreja São Francisco.
Não há como comparar com as outras cidades. São os bairros que circundam o centro que levam a ele a diversidade.
São cheiros de lojas, de cigarro, de suor, de pastel, do verde. Às vezes inunda com ás águas da chuva, mas o brilho do sol irradia nas Praças dando o toque especial ao verde que ali existe, do canteiro central que vem da Praça Milton Campos até a linha do trem, colorindo e dando vida á Avenida Governador Valadares.
Parece roça, no fundo todos conhecem todos, mas no fim poucos sabem quem são exatamente. Mas se cumprimentam e se olham, e sorriem.
Os prédios se misturam as construções antigas, o moderno dá lugar ao contemporâneo, mas sem tirar a originalidade do clássico. Vez e outra aparecem obras, placas e sinalização para informar as mudanças.
Crescendo, não está realmente cabendo todo mundo em um único lugar: o Centro de Betim.

EVENTOS
Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino - Continuação da programação deste evento
EXPOSIÇÕES
LOCAL: HALL DO CENTRO ADMINISTRATIVO DE BETIM (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia)
Exposição de variadas peças de artes plásticas e multimídia criadas para a mostra que transita pelo país desde 2008, apresentando a vida e obra do escritor Fernando Sabino, juntamente com trabalhos produzidos pelas escolas municipais de Betim.
PERÍODO: 18 de outubro a 30 de novembro de 2011

LOCAL: CASA DA CULTURA JOSEPHINA BENTO
Informações: Tel: 3532-2911- End: Rua Padre Osório Braga, nº 18, Centro
Exposição “Fernando Sabino na visão do artista aprendiz” com trabalhos produzidos pelos alunos da oficina da artista plástica Fabiana Martini
PERÍODO: 24 de outubro a 30 de novembro

SEXTA SHOW DA FUNARBE – ENCONTRO MARCADO COM VERÔNICA SABINO
Sexta show é um evento mensal da FUNARBE realizado no quintal da Casa da Cultura Josephina Bento, com objetivo de descobrir e divulgar a música betinense além de receber artistas do circuito nacional. Nessa edição especial teremos um encontro marcado com Verônica Sabino, filha do escritor Fernando Sabino e grande cantora brasileira.
Data: 21 de outubro
Horário: 21h
Entrada: Livro literário a ser trocado pelo ingresso na FUNARBE no período a ser divulgado posteriormente.

LOCAL – PARQUE DE EXPOSIÇÕES – End:
HORÁRIO: 10h
Apresentações artísticas:
* Esquetes Teatrais:
- “A quem tiver carro” - Alunos de Teatro Infanto-juvenil do CPC Centro – Prof. Carminha Palma
- “Galinha ao molho pardo” - Grupo de Teatro Fênix- Betim
- “Coletânea de Contos” – Alunos de Teatro CPC Centro – Funarbe – Prof. Gil Bertho Lopes
(Apoio: Caminhão TRANSPÉS)

INTERVENÇÕES CULTURAIS E MOSTRA DE CINEMA - CENTRO POPULAR DE CULTURA ICAIVERA
DATA: 24/10 – 2ª feira Horário: 14h às 17h
LOCAL: Rua Etra (em frente a Escola Estadual João Guimarães Rosa”)
Público: comunidade e escolas locais
Intervenções artísticas:
- Orquestra dos alunos da oficina de Música do CPC Icaivera
- Dramatização adaptada de crônicas e uma passagem de “O Grande Mentecapto” -E. M. Adelina Gonçalves Campos/Escola da Gente
- Coral alunos da E. M. Desembargador Souza Lima – Profs. de música Jeane e Wagner Pereira
- “Brincando e viajando com Fernando Sabino” - Brinquedoteca
Informações/inscrições: 3531-2838 (End: Rua. do Rosário, nº 764 – Bairro Angola)

MESA DE DEBATE SOBRE POLITICAS DE INCENTIVO À LEITURA PARA BETIM - PMLL
DATA: 24 de novembro HORÁRIO: 14h às 17h
LOCAL: Auditório Ady Rosa - Centro Administrativo
Participação: Representantes da CML - Câmara Mineira do livro e escritor convidado
Intervenções artísticas:
- Dramatização adaptada de crônicas e uma passagem de “O Grande Mentecapto” -E. M. Adelina Gonçalves Campos/Escola da Gente
- Esquete “O melhor amigo de Fernando Sabino – Centro Infantil Municipal Vila Cristina
Público: Educadores, mediadores de leitura e interessados.

Nas próximas edições da RBC Semanal estaremos divulgando muito mais sobre o evento. Se quiser saber mais sobre acesse a Edição 22 deste semanário!

Mundos Immundus
Temporada terá 09 apresentações no Teatro de Bolso do SESC Palladium.
O espetáculo Mundus Immundus, da Ladrilho Produções, realiza temporada de nove apresentações, no Teatro de Bolso do SESC Palladium, de sexta-feira a domingo, nas duas últimas semanas de outubro. O texto da atriz e publicitária Nanna de Castro conta a história de Cabrita, uma catadora de lixo, que é investigada sob suspeita do assassinato de uma mulher cujo corpo foi encontrado no lixão. Durante a narrativa, Cabrita e a mulher vão se confundindo, se tornando cada vez mais parecidas, até chegarmos a um desfecho surpreendente: qual das duas terá morrido? O espetáculo faz um convite à reflexão sobre os lixos que cercam e habitam o ser humano e suas variadas concepções: a falta de qualidade, a massificação, a superficialidade, o descartável, assim como o reciclável, o aproveitável, o lixo como fonte de vida.
Encenado pela primeira vez em São Paulo, a versão mineira de Mundus Immundus é fruto da parceria da autora com o diretor Daniel Lima, que desde 2010 produz em Minas Gerais espetáculos de Nanna de Castro, que embora tenha nascido em Belo Horizonte, concentra seus trabalhos na capital paulista, onde mora.
Em cena está Matheus Soriedem, ator de 19 anos que apresenta seu primeiro monólogo e aceitou o desafio de interpretar uma personagem do sexo feminino com idade de aproximadamente 55 anos. Também integra o elenco o estreante Jusé Vilaça, interpretando a mulher “supostamente assassinada’’ nas lembranças da personagem central da trama.
Para a composição da personagem Cabrita, a experiente maquiadora Regina Mahia desenvolveu uma maquiagem de envelhecimento e desgaste da pele (em virtude da exposição diária da personagem ao sol). E a fonoaudióloga Juscelina Kubistchek cuida dos trabalhos de envelhecimento e afinação da voz.
As apresentações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de outubro, às 21h, e continua nos dias 28, 29 e 30 de outubro às 19h e 21h. A duração é de 60 minutos e a classificação 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos no SESC Palladium: Avenida Augusto de Lima 420, centro de Belo Horizonte, e no posto de venda do SINPARC: Avenida Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia, também na região central. Os valores são: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) na bilheteria do teatro, e R$ 12 (promocional) no posto de venda do SINPARC.


Serviço

Espetáculo: Mundus Immundus
Direção: Daniel Lima
Texto: Nanna de Castro
Em Cena: Matheus Soriedem
Participação: Jusé Vilaça
Gênero: Drama
Duração: 60min
Classificação: 16 anos

Datas e horários:
21, 22 e 23 de outubro – 21h
28, 29 e 30 de outubro – 19h e 21h
Local: Teatro de Bolso do SESC Palladium, Av. Augusto de Lima 420, Centro, Belo Horizonte.

Venda de Ingressos:
SESC Palladium, Av. Augusto de Lima 420, Centro, Belo Horizonte.
Valor: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia entrada)

SINPARC: Avenida Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia, Centro, Belo Horizonte.
Valor: R$ 12 (promocional)
Contato para imprensa: 31 9370 6782

MEMÓRIA DO MUNDO
Médicos negros, salvando membro da Kun Kus Clan







PONTOS DE CULTURA E ARTE

Teia Estadual - Aviso de licitação
A Secretaria de Estado de Cultura de MG (SEC/MG) torna público que realizará licitação, na modalidade Pregão Eletrônico N.°107/2011, para Contratação de Empresa de Serviços sob demanda, para organização de evento, a ser realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, através da Superintendência de Interiorização, compreendendo planejamento operacional, organização, execução e acompanhamento, conforme especificação técnica e condições comerciais, descritas e especificadas nos anexos deste instrumento convocatório. Abertura da sessão do Pregão: Dia 19/10/2011, às 10 horas de Brasília – DF no site www.compras.mg.gov.br. O Edital estará disponível nos sites http://www.compras.mg.gov.br e www.cultura.mg.gov.br. Telefone para dirimir dúvidas 0xx31 3915-2631.

Aos Ponteir@s de Minas Gerais!
Ponto de Cultura de Patos de Minas: http://www.pontodeculturapatureba.com e pontodeculturapatureba.blogspot.com
Ponto de Cultura Região Sul do Estado: www.movimentooficinacultural.org

EDITAIS
5º Atlantidoc recebe inscrições até 31 de outubro
Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o 5º Atlantidoc. Para mais informações, acesse o site oficial do Festival.

FestFilmes
Até 31 de dezembro - Mais informações, clique aqui!
Vozes do Morro está com inscrições abertas até o dia 26 de outubro
Nova edição do programa premiará 13 artistas da região metropolitana de Belo Horizonte
A edição 2011/2012 do programa Vozes do Morro está com inscrições abertas até o dia 26 de outubro. Podem se inscrever grupos musicais ou artistas solo com trabalho autoral e residentes em algum dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dessa vez serão selecionados 13 artistas, que receberão como prêmio a produção e veiculação de registro em áudio e vídeo do trabalho nos canais de televisão e rádios apoiadores do Programa.
Para se inscrever no Vozes do Morro, os candidatos devem acessar o site www.vozesdomorro.mg.gov.br e imprimir e preencher os formulários de inscrição ou retirá-los no SERVAS (Serviço Voluntário de Assistência Social). Também é necessário enviar dois CDs com, no máximo, duas músicas do artista ou grupo, duas cópias das letras (caso a canção tenha letra) e uma cópia de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do músico solo ou de cada integrante do grupo.
O material deve ser entregue no SERVAS (Av. Cristovão Colombo, 683 Bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG Cep: 30140-140), em dias úteis, no horário das 09:00 às 16 horas ou pelo correio com Aviso de Recebimento (AR). O Vozes do Morro é um programa do Servas e do Governo de Minas que promove artistas e grupos dos diversos gêneros musicais por meio da divulgação gratuita em emissoras de rádio e televisão.

UTILIDADE PÚBLICA
Expediente para contato com o Teia Cultural Minas

Chefe da RR/MG: Cesária Macêdo - cesaria.macedo@cultura.gov.br
Editoração: Cesária Macêdo e Aparecida dos Reis – divulgacaomg@cultura.gov.br
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho - CEP: 30.170-111 - Belo Horizonte/MG (mapa)
Telefones: (31) 3293-5713 e (31) 3293-5796 - Fax: (31) 3293-8144
Atendimento geral: 2ª a 6ª feira – 9h às 18h
Atendimento Lei Rouanet: 2ª a 6ª feira - 09h às 12h e das 14h às 17h
Blog: http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/
Twitter: http://twitter.com/mincmg

ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Doug Landis
(para conhecer a história deste artista leia a Edição 22 deste semanário)

















Continuação com mais obras de Doug Landis









SOM DA SEMANA: Tom Zé
Antônio José Santana Martins (Irará, 11 de outubro de 1936), mais conhecido como Tom Zé, é um compositor, cantor, arranjador e jardineiro brasileiro.
É considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960 e se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. A partir da década de 1990 também passou a gozar de notoriedade internacional, especialmente devido à intervenção do músico britânico David Byrne.
Conheça mais sobre Tom Zé no site oficial do músico



PEQUENO ENFOQUE
NOVO GOLPE NO CARTÃO DE DÉBITO

Enviado por um internauta anônimo:

"Os 'caras' são no mínimo muito criativos! Há muito tempo não uso cheque e quase não levo dinheiro vivo, só gasto no Electron. De tanto usar, a gente perde um pouco do cuidado e é aí que sofre com a falta de atenção!
No meu caso, me dei conta na hora, mas foi por sorte, pois, normalmente, não daria tanta atenção na hora de colocar a senha do cartão.
Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a 'gentileza'de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor.
Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: Por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: 'tá faltando um número'.
Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o v visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos:**** !!!
Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.

Lá veio o esclarecimento do novo golpe:
O atendente faz uma 'gentileza' e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.
Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.
PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.
Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta!!!
O frentista confessou que 'nem conhece quem são as pessoas por trás disso' um motoqueiro passou no posto,
ofereceu R$ 600,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara.

Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos,danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc. Se puderem, repassem."

*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.