ED22 | de 12 à 18 de outubro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Crônicando - Eventos - Memória do Mundo - Pontos de Cultura e Arte - Editais - Utilidade pública - Artitas nosso de cada dia - Som da Semana - Pequeno Enfoque - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Atenção amigos leitores: Esta é a sua Revista On-Line sendo muito mais Revista!
Novas colunas, novas ideias, a partir daqui Minas Gerais é o grande foco da Arte e da Cultural para nós da RBC, mas não fica por aqui, a RBC que já é lida em São Paulo pode dar voôs mais altos futuramente, um desses passos é a RBC Semanal ganhando um espaço novo.
Confira isso nas colunas que cá estão.
Sentiram falta das atualizações? Saibam que o silêncio também e a arma da progressão, conosco não foi diferente, quietinhos montamos algo especial para vocês leiotres. Nova colunista conosco: Bruna Santos vai cronicar semanalmente por aqui!
Memória do Mundo: Esta sessão é destinada a curiosidade do ser humano, são informações que possivelmente nos passaram desapercebidas através dos tempos ou outras que talvez não nos foram apresentadas.
Algumas imagens terão ausência de informações como datas ou até mesmo lugares, nosso objetivo é fazer com que leitor se interesse pela imagem e através dela possa pesquisar e nos contar posteriormente o que foi descoberto.
Teremos o prazer de postar em edição futura a sua pesquisa, para tanto entrem em contato conosco através do email cristiano@betimcultural.com.br, na semana seguite faremos um espaço aberto virtual do pesquisador contando sobre sua pesquisa!
Som da Semana: Começaremos por Minas Gerias, em BH nasceu o Skank para o mundo, confiram esta interação!
Artistas nossos de cada dia: Você é adepto das Artes Visuais? Esse é o seu espaço, pois faremos divulgação de artistas que talvez não sejam tão comentados e outros que querem ser divulgados, contem suas histórias para nós e nos enviem seus trabalhos!
Pequeno Enfoque: Humor, criticas, protestos, etc. Esse é o espaço!

Tudo está aqui!!!! Tenham todos uma ótima leitura!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

São dias de saudades

Volto para casa após o trabalho, nos meus ouvidos toca uma canção... Sem saber o que fazer exatamente com o dia que está acabando, penso no passado, recordo, viajo... Na verdade, o dia está com chuva e me deprime, ainda mais quando estou em dias de saudades.
De repente, fiquei-me sentindo sem saída. Não sei lidar muito bem com esse sentimento de saudades. É uma dor diferente, eu me lembro de tempos bons, de uma casa antiga, da minha família unida, do cachorro latindo no quintal, daquele chocolate que não encontro mais pra comprar, daquela musica que já não toca mais. Me recordo também que realizei coisas que jamais imaginei...
Com esse pensamento, minha dor não diminuiu, mas a revolta melhorou. A carne sofre, mas, de alguma forma, o espírito aceitou o que estava além da minha compreensão humana.
Deve haver algum ensinamento para mim em todo esse período de vida. Espero ficar mais forte e, quem sabe?, mais sábio, antevendo e valorizando os dias de felicidade.
Mas hoje é dia de saudade…
Amanhã amanhece. É outro dia. (O tempo não volta)
Vou trabalhar...
Eu Sei que vai passar, vai parar de doer, porque a vida é assim mesmo. E quando eu menos assustar estarei lá, recordando, me cobrando, pensando, tentando mudar o mundo, agradecendo a Deus pela vida...
Afinal, se sentimos saudades é por que foi bom. Por que marcou, por que faríamos de novo!
E eu viveria tudo de novo...

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Por: Bárbara Laranjeira - barbara@subrosa.com.br


Como manter-se jovem
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.
O seu lar é o seu refugio.

8. Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa

10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.

E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa?
Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua.
Mas se puder pelo menos partilhe com alguém!

AGENDA

BETIM
O Teatro é nosso o teatro é seu!
Artistas da cidade convidaramm a população para festa de comemoração do início das obras do Teatro Municipal Newton Amaral. Na ultima sexta-feira, dia 7 de outubro, Betim deu início às obras de construção do Teatro Municipal. O espaço será batizado com o nome do ex-prefeito Newton Amaral, o Bio. As comemorações começaram com um cortejo na praça do Ceabe, as 13h e seguiram para a praça Milton Campos onde os artistas de todas as áreas e segmentos das artes se reuniram. É o artista levando as máquinas para o início das obras do altar mor das artes.
Assessoria de Comunicação
Fundação Artistico-Cultural de Betim (Funarbe) - Telefone: (31) 3532-2530 / 3532-1098


Informações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com

AS AVENTURAS DE KILL
|por Cristiano de Oliveira

Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone, Ayrton Senna, Tiradentes,O Homem Invisível, a Mosca, Kill e depois Kill de novo, com vocês: Maurits Cornelis Escher












EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Memória
Conhecera Arnaldo na ocasião que sua mãe o apresentaria naquele fatídico jantar de família. Desde a orfandade nunca entendera porque Arnaldo teria que continuar ali na casa que a suor e lágrimas fora construída por seu pai. Para cada ordem doméstica, Arnaldo arrotava imperativos sempre regados a álcool e sarcasmo. Mesmo sarcasmo de quando deliberadamente me fazia flagrá-lo suado sobre alguma desgraçada do bairro.
Aquela manhã não fugira do trivial; Arnaldo dopado de vício, sifilítico, e eu madrugando indignação, requentando as sobras fétidas para ir à aula menos revoltado e faminto. Já a caminho flagrei-me num riso incontido, questionando-me se tinha mesmo desligado o fogão.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto




Canal de vídeos Julio Rabelo





MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


A SOMBRA DE NOSSOS REFLEXOS

O orkut dela
São as notícias da empresa,
Até de férias não esquece o trabalho

Cada qual com o seu vício
E a internet vicia,
Antes eu reclamava da televisão
Agora reclamo do computador

Reclamar é o ofício humano
A chuva não para, o sol tá muito quente...
Nada satisfaz

A tecnologia que nos oferece coisas antes não imaginadas
É a mesma tecnologia
Que rouba nossos momentos de um lazer não robotizado

Trabalhamos
Cada um com seus desígnios
E em cada momento
Numa atividade distante do planejado anteriormente
E tudo isso é sim ou não

Se coloca a confusão da lógica
Não há
Somos fantoches de nós mesmos.

CRÔNICANDO
Por: Bruna Santos - bruna@betimcultural.com.br


Sensações Matinais

Mecanicamente, é só um “trem” com quatro vagões, com um monte de cadeiras verdes, dispostas desordenadamente ao lado de poucas cadeiras azuis, com uma lógica que poucos entendem.
Para alguns, uma poesia, prosa, diversão. Para outros, um pesadelo e alguns enjoos.
Das seis às dez da manhã superlotado do Eldorado ao Vilarinho, dois lados de um mesmo.
Balança e faz barulhos estranhos e até medonhos. A sensação de que vai cair e ao mesmo tempo voar. Em cima de uma “linha” nem reta e nem curva, apenas caminhos de trilhos.
Veem-se pessoas e muitas; veem-se povos, costumes, tradições, manias, muitas diferenças. Negros, brancos, pardos, velhos, crianças. É gente, muita gente.
Árvores, pontes, lugar nenhum, pequenas plataformas consecutivas, uma lógica estranha, o mesmo caminho por ângulos diferentes. O que se parece com uma imensidão, tem fim.
Alguns leem, a maioria fala, uns reclamam, estressam. Muitos dormem, literalmente “viajam”, e a outros, só resta ficar de pé.
A cada parada uma percepção. Muitos vão, muitos vêm. Alguns todo dia, outros de vez em quando, “nunca vi aqueles”.
Empurrões, de repente tudo cheio de gente, até para escada há filas, parecem todos presos, agindo como robôs da mesma história.
Uma “voz do além”, todos ouvem, mas nem ao certo sabem de onde vem. Quando ouvem incomoda, quando não ouvem passam do “ponto”.
Todo mundo escuta todo mundo, mas no fundo ninguém entende ninguém, são apenas sussurros. Talvez as mulheres escutem, pela incrível capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Enjoo, estranhezas, indelicadezas. Bolsas, sapatos, roupas engraçadas. Apitos de alerta, portas que abrem e fecham, e fim. Trinta minutos por dia, dedicados ao metrô.

EVENTOS
Mostra Encontro Marcado Fernado Sabino
Está chegando na cidade o Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” que consiste na realização de uma mostra itinerante em conjunto com atividades culturais e educacionais. É um projeto interativo que visa preservar o acervo deixado pelo escritor Fernando Sabino e divulgar para as novas gerações as suas obras em todas as formas artísticas: artes plásticas, literatura, cinema e música. Ele foi idealizado pelo filho do escritor, Bernardo Sabino, e já visitou aproximadamente 25 cidades no Brasil.
Em 2011 a Mostra chega a Betim por meio da Lei de Incentivo a Cultura Estadual em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e FUNARBE, que buscam implementar políticas que contribuam para uma cidade leitora.
A Mostra é composta por um conjunto de atividades diversificadas envolvendo as seguintes modalidades: EXPOSIÇÃO, SHOW, CINEMA, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS e OFICINAS. Essas atividades serão promovidas a partir dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com as escolas que aderiram ao projeto, FUNARBE, artistas da cidade e parceiros. Sendo assim, de 18 de outubro a 30 de novembro em vários pontos da cidade acontecerão eventos relacionados ao projeto.
EVENTO DE LANÇAMENTO DA MOSTRA
DATA: 18/10 – 3ª feira
Horário: 18h às 22h e 30min.
Local: Auditório Ady Rosa de Freitas – Centro Administrativo (Rua Pará de Minas, nº 640, B. Brasiléia)
Público: Escolas envolvidas e convidados

Programação
•Abertura Oficial

Apresentações culturais:
•“Viagem Musical por Minas Gerais”- Grupo Sonata Trio – Som de Cordas Clássicas: Dirceu Ferreira, Elias Pers e Lucilene Pires;
•Coral Infantil “Pequenos Girassóis”- Alunos da E. M. Alice Pinheiro de Araújo em parceria com o CPC Frei Chico (PTB);
•Grupo Pasárgada Movimento e Arte – educadores e artistas de Betim e Contagem se reúnem para cantar e se inspirar com a poesia;
•Esquete Teatral “Sabino através do espelho” – Atores: Raysner de Paula e Bira Santana;
•Coquetel de lançamento da Exposição
Show “Diálogos” com o cantor Wagner Soares

Nas próximas edições da RBC Semanal estaremos colocando os demais eventos e suas respectivas datas desta Mostra Cultural. Fiquem ligados!

MEMÓRIA DO MUNDO
Primeira Fotografia da História!








PONTOS DE CULTURA E ARTE
MinC participa das teias regionais em Minas
A Representação Regional do MinC em Minas Gerais está acompanhando de perto todos os encontros regionais dos pontos de cultura que acontecem em 7 regiões mineiras, em preparação à Teia Estadual 2011. Representantes do MinC já estiveram nas Teias das Regiões Sul (13/09), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (16/09), Norte e Noroeste (24/09) e Triângulo e Alto Paranaíba (24/09). E também marcarão presença nas próximas: nos dias 30/09 e 01/10, em Ubá, na Teia da Zona da Mata; no dia 03/10, em Governador Valadares, na Teia do Vale do Rio Doce, e no dia 22/10, em Belo Horizonte, na Teia das Regiões Central e Metropolitana de BH.
Com essa iniciativa, a RR/MG pretende conhecer ainda mais o trabalho desenvolvido nas regiões pelos pontos de cultura e contribuir para a discussão sobre o Plano Nacional e o Sistema Nacional de Cultura. Além disso, quer incentivar também as instituições a aprofundarem os princípios do Programa Cultura Viva - a autonomia, o empoderamento e o protagonismo - em suas atividades, em busca do desenvolvimento cultural pleno, e na relação com o gestor do programa.
O Estado de Minas Gerais possui 173 pontos de cultura conveniados com o Ministério da Cultura, sendo que 100 deles compõem a rede do Estado, uma parceria do MinC com a Secretaria de Estado da Cultura de MG; 8 integram a rede da Prefeitura de Uberaba; 05 a rede da Prefeitura de Governador Valadares; e 60 são conveniados diretamente com o MinC.

Acompanhe as próximas Teias Regionais:
Central e RMBH – 22 de outubro – Belo Horizonte

EDITAIS
Plano Nacional de Cultura - consulta pública
As metas do Plano Nacional de Cultura foram abertas à consulta pública, dia 21 de setembro, pelo portal www.cultura.gov.br, que permanecerá aberta até o dia 20 de outubro com o objetivo de oferecer à sociedade a oportunidade de participar e contribuir para o processo de construção das metas. acesse aqui o link.

Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras: Fundação Cultural Palmares lançou 2ª edição do Edital
A premiação é dividida em três categorias: artes visuais, dança e teatro. Poderão se inscrever pessoas jurídicas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que trabalhem com a temática cultural negra. Serão contemplados 20 projetos, quatro por região do País, inéditos ou não, a serem concretizados em 2012, totalizando assim um investimento de R$1,1 milhões de reais em prêmios. As inscrições poderão ser feitas, gratuitamente, no período de 10 de outubro a 24 de novembro de 2011 e poderão ser preenchidas diretamente na página do Prêmio, acesse aqui!

UTILIDADE PÚBLICA
LinkA Newton Paiva, em parceria com o Governo Estadual está com alguns cursos gratuitos abertos para quem está concluindo ou concluiu o 2º grau, mas ainda não está na faculdade (idades entre 18 e 24 anos). Eis os cursos: Análises Clínicas, Farmácia, Nutrição e Dietética, Estética, Saúde Bucal, Administração, Contabilidade, Secretariado, Agenciamento de Viagem, Eventos, Hospedagem, Informática, Publicidade, Rádio e Televisão e Secretaria Escolar.
Após o sucesso das primeiras turmas do Programa de Educação Profissional (PEP), a Newton Paiva já começa a montar as próximas turmas do projeto, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais.A partir do próximo dia 3 de outubro, alunos regularmente matriculados no 2º ou 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e jovens que já concluíram o Ensino Médio, mas ainda não estão cursando o Ensino Superior, podem acessar o site www.educacao.mg.gov.br e realizar a sua inscriçãoNo próximo semestre, a Newton vai oferecer gratuitamente os cursos de Análises Clínicas, Farmácia, Nutrição e Dietética, Estética, Saúde Bucal, Administração, Contabilidade, Secretariado, Agenciamento de Viagem, Eventos, Hospedagem, Informática, Publicidade, Rádio e Televisão e Secretaria Escolar. Após as inscrições, os estudantes vão passar por uma prova que será aplicada pela Secretaria do Estado de Educação no dia 20 de novembro.
O resultado final da seleção será divulgado pelo Governo no dia 16 de dezembro. O objetivo do PEP é oferecer, a partir do ensino profissionalizante, oportunidades para os jovens de ensino médio e com idades entre 18 e 24 anos se inserirem no mercado de trabalho.
Inscrições: www.educacao.mg.gov.br

VAGAS PARA TRATAMENTO DE CÂNCER NA UFMG
Prezados(as) Leitores(as)
A Dra. Luciana Cini, está colocando à disposição vagas para tratamento de câncer.
Se souberem de alguém que necessite deste tipo de tratamento é só ligar.
Amigos, estar doente, já é horrível. Imagine estar com Câncer Gástrico e não ter convênio ou meios para realizar o tratamento.

Por amor, repassem esta mensagem. Dispomos de 15 vagas para pacientes com Câncer de estômago, esôfago, duodeno e intestino.
Tratamento completo, na Gastrooncologia, com Dr. Fonseca, diretor da Oncologia do Hospital Heliópolis, aluno do Hospital do Câncer.

Não há fila de espera.

Dra. Luciana Cini
(11) 9563 5430 (11) 9563 5430
(11) 4975 2309 (11) 4975 2309

Não custa nada divulgar.

"O UNIVERSO FUNCIONA COMO UM ESPELHO: TUDO AQUILO QUE TRANSMITIMOS, RETORNA PARA NÓS AMPLIFICADO".

ORGANIZAÇÃO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA O I PRÊMIO MEIO AMBIENTE RAMACRISNA
A organização social Ramacrisna, por meio do Ponto de Cultura Criarte, está com as inscrições abertas até o dia 19 de outubro para o I Prêmio Meio Ambiente. O objetivo é sensibilizar os moradores de Betim para a importância de se conservar o meio ambiente e estimular a produção artístico-literária inspirada na natureza e nos valores da terra, através da apresentação de trabalhos elaborados por pessoas de todas as idades.
Poderão participar crianças e adultos, que residem em Betim, não há limite mínimo ou máximo de idade. A fim de contemplar todas as faixas etárias, foram criadas três categorias: a primeira inclui pessoas acima de 31 anos, que deverão produzir um “causo”. A segunda integra adolescentes, jovens e adultos, entre 13 e 30 anos, que deverão inscrever um poema. Já a terceira e última é voltada para crianças de até 12 anos, que devem elaborar um desenho.
Os interessados podem se inscrever presencialmente até o dia 19 de outubro, das 8h às 17h, na sede da Ramacrisna, que fica na rua Mestre Ramacrisna, 379, bairro Santo Afonso, Betim. Quem não puder comparecer presencialmente pode enviar os trabalhos em forma de carta registrada via correio para o mesmo endereço. Basta acrescentar Caixa Postal 331 e o CEP 32600-971. Vale ressaltar que todos os trabalhos encaminhados devem estar em um envelope lacrado e o formulário de inscrição deve estar anexado do lado de fora e devidamente preenchido.
O regulamento completo, formulário de inscrição e demais informações estão disponíveis no site, www.ramacrisna.org.br, e no blog, projetoantenados.blogspot.com.br. A premiação inclui aparelhos de som, vale compra, MP4, MP3 e outros, variando conforme a categoria. Os resultados serão divulgados em 09 de novembro, em evento promovido pelo Ponto de Cultura Criarte, no Centro Cultural Ramacrisna, que também fica na sede da instituição social. Na ocasião, irá se apresentar a dupla sertaneja Anderson e Henrique.
O I Prêmio Meio Ambiente Ramacrisna conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, dos projetos Ponto de Cultura e Cultura Viva e do Governo Federal.

SERVIÇO: RAMACRISNA
Período de inscrições: até 19/10/2011
Como se inscrever: presencialmente, das 8h às 17h, na sede da instituição social, que fica na rua Mestre Ramacrisna, 379, bairro Santo Afonso, Betim. Os trabalhos também podem ser enviados via correio para o mesmo endereço, Caixa Postal 331, CEP 32600-971
Resultado: 09/11/2011
Informações, regulamento e formulário de inscrições: (31) 3596-2828 / www.ramacrisna.org.br / projetoantenados.blogspot.com.br

ARTISTAS NOSSOS DE CADA DIA
Um grave acidente na prática de wrestling (luta, arte marcial) lesou a coluna, Doug Landis perdeu os movimentos principais de braços e pernas.
Foi pela iniciativa do irmão, triste por vê-lo cair em forte depressão, que Doug começou a desenhar e retomar o gosto pela vida. Ele pode ter perdido muito de sua liberdade física, mas conseguiu libertar seu espírito. Ele é categórico ao afirmar: “Encontrei um talento em mim, que me leva a crer que todo mundo tenha talento. Se eu posso fazer de alguma maneira, todos podem encontrar a sua própria maneira de fazer. Encontrar seu talento ajuda a ter esperança e a atravessar melhor a vida”.
Após recente exposição na Bélgica, onde seu trabalho recebeu resposta extraordinária, muitas oportunidades surgiram. Doug tem se especializado cada vez mais na anatomia de animais, principalmente os situados em via de extinção.

Algumas obras de Doug Landis


"Muitas vezes arranjamos desculpas para não fazer as coisas devido às dificuldades, mas, quando há vontade de fazer, sempre
há uma maneira de se conseguir."










SOM DA SEMANA: SKANK
Em 1983, Samuel Rosa e Henrique Portugal começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto, junto com os irmãos Dinho (bateria) e Alexandre Mourão (baixo). Em 1991, o Pouso Alto conseguiu um show na casa de concertos Aeroanta, em São Paulo, mas como os irmãos Mourão não estavam em Belo Horizonte, o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti foram chamados para o show. Antes da apresentação, o grupo mudou seu nome para Skank.
Skank é uma banda brasileira de pop rock e ska formada por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria), em março de 1991 em Belo Horizonte. A banda já vendeu mais de 5,5 milhões de discos entre CDs e DVDs.

PEQUENO ENFOQUE


















COMERCIAL GRATUITO
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.