ED21 | de 27 à 03 de outubro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Máquina do Vento - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Bom, como é de constume: olá a todos!!!
Fiquem ligados (como sempre) em nosso semanário de atividades culturais e artísticas, a cada semana que passa o enriquecimento em nossas informações vai aumentando. Acompanhe o crescimento de cada coluna, como a nossa coluna RBC Brasil, que trata de eventos em cada ponto de nosso pais. Nos ultimos meses esta coluna vem dando prioridades ao estado de Minas Gerais e a explicação é clara: Teia Cultural Minas.
Para que vocês fiquem ligados no que acontece nas Gerais o Teia surgiu para que cada um tenha e conserve uma consciência cultural rica e sólida, desde já através deste Editorial agradeço a Ivone Souza Paula, psicóloga e educadora/coordenadora do Projeto Guri em Avaré, inteior de São Paulo, que recebe estes informativos culturais e nos envia consolidando a parceria de grande valor.
Se vocês quizerem também receber o informativo Teia Cultural de seu estado, envie um e-mail para divulgacaomg@cultura.gov.br com "inscrever" no assunto. As mensagens enviadas fazem parte da lista de distribuição do MinC Representação Regional Minas Gerais, são mensagens enviadas a pessoas que se cadastraram ou são indicadas.
Portanto:
Fomente a cultural e a arte em seu estado, faça de nosso país um lugar mais sensível para se viver!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

"Aguardando Atualizações"




ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Cobaia | Romulo Carlos de Sousa

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Arrepio Produções - Promovendo a Cultura Alternativa | http://www.arrepioproducoes.com.br

Era domingo e chovia muito. Lá fora, no quintal dominado por abacateiros ; o peso dos abacates contribuiam para o declínio dos galhos, que ameaçavam se quebrar a qualquer momento; o vento ameaçava levar as janelas de madeira para bem longe e eu ainda me preocupava com o cãozinho que estava escondido debaixo do tanque de lavar roupa.
Devido ao tempo chuvoso e frio achei melhor ficar recolhido e deixar que a imaginação de fatos distantes tomassem conta de minha calejada memória. Foi a partir daí que passei a ter pensamentos estranhos e confusos. Ao mesmo tempo que eu estava descansando da labuta semanal e quisesse ficar á toa, uma fagulha de angústia passou por mim. Achei estranho aquela sensação de poder e submissão ao mesmo tempo, que tomou conta de mim. Fui então parar na biblioteca. Pensei que poderia me distrair por lá e rever alguns clássicos para subtrair aquela sensação de que alguma coisa estranha poderia acontecer a qualquer momento.
Todos da família estavam conversando na sala, e eu ali; naquela biblioteca enclausurado horas a fio,sem ter forças para sair. De repente minhas pernas bambearam,eu suava frio, tinha á sensação de estar acompanhado por uma força sobrenatural que me impedia de sair dali! - pensei,agora estou frito,a voz não saía, o corpo paralizado e um calafrio percorreu pela espinha judiada pelo tempo. Eu sentia sensações telepáticas fortes e tive que tomar uma atitude. Dei uma olhada por todos os cantos da biblioteca e nada vi. Tive então,que criar coragem para sair dali o mais rápido possível, e foi o que fiz de imediato.! Me levantei e saí sem olhar para trás.
Na manhã seguinte, antes de sair para o trabalho;dei um pulo na biblioteca para ver se estava tudo em ordem; para minha surpresa, observei que havia sumido um livro, e na escrivaninha havia um bilhete com os seguintes dizeres: "Estive aqui ontem", assinado : São Cipriano.

AGENDA














RBC Semanal BRASIL: MINAS GERAIS

PROGRAMAÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DO TEIA CULTURAL MINAS

(O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais. A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg e fique informado com os nossos tweets. Acesse também o nosso blog http://www.cultura.gov.br/site/categoria/representacoes-regionais/regional-mg/)

BELO HORIZONTE

Arte em Foco: "O circo e as artes cênicas no Brasil
De 26 a 28 de setembro, a Funarte MG realiza o terceiro ciclo de palestras do Projeto Cultural Arte em Foco. O tema deste mês é O Circo e as Artes Cênicas no Brasil. No encontro, o professor Mario Fernando Bolognesi, doutor em Artes pela Unesp, apresenta a palestra intitulada “Circo, Palhaços e a Dramaturgia Circense”. Serão abordados: o estudo da formação e da história do circo moderno no Ocidente; o circo no Brasil; o circo-teatro; a consolidação e as transformações dos tipos cômicos circenses; e a dramaturgia cômica circense. No Arte em Foco, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Desta vez, o Grupo Trampulim apresenta a intervenção A Receita.
Inscrições gratuítas/vagas limitadas. Envie nome completo, breve curriculo e telefone para o e-mail: arteemfoco.funarte@gmail.com
FUNARTE. MG
Rua Januária, 68 - Floresta - BH/MG

ESPETÁCULO “1999=10” no escuro (Traga a sua Lanterna!)
Nada de fato mudou! 2011 pode ser 1999, que é igual a 10. Assim como 2999 pode, algum dia, se tornar 2011, que na soma dá 12 e por aí vai! O que realmente importa? A cada manchete o papel de jornal envelhece. As notícias de hoje são outras e as mesmas de antes. Os homens são os mesmos de antes. O espetáculo 1999=10 escancara sintomas desse mundo imediatista apoiado nas aparências. Ela brinda com ironia a superfície, a prepotência, a soberba e o caos a que chegaram os “homens da caverna” do século XXI.
28 de setembro, quarta-feira, às 21h00, no Espaço CentoeQuatro
Mais Informações: http://www.plenamentesatisfeitos.blogspot.com

Marionetes Sádicas no Galpão Cine Horto
O Pigmalião Escultura Que Mexe, grupo de teatro de bonecos de Belo Horizonte, estreará em Setembro seu novo espetáculo, A Filosofia na Alcova, baseado na obra do polêmico francês Marquês de Sade. O espetáculo utiliza uma técnica de manipulação inédita no Brasil, que permite movimentos precisos e realistas às marionetes de fios. Esta é a primeira grande montagem do Pigmalião Escultura Que Mexe, reunindo no palco sete atores que manipulam e interagem com os bonecos. Estréia no dia 22 de setembro, no Galpão Cine Horto e permanecerá em cartaz até o dia 2 de outubro, com apresentações de quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
Informações: Pigmalião Escultura Que Mexe, TEL: (31) 2535 5930 / (31) 86645660

CONTAGEM
Seminário de Cultura - Contagem Negras Raízes
O Seminário de Cultura: Contagem Negras Raízes acontece com o propósito de promover e fortalecer o diálogo sobre os desafios e perspectivas nas políticas públicas da cultura afro-brasileira no Brasil e, em especial, no Município de Contagem.
Abertura: 28 de setembro, a partir das 18:00
Local: Centro Cultural de Contagem (Rua Dr Cassiano, 120 – Centro / Contagem)

OURO PRETO

5° Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI - Edição Comemorativa - 2011
A cidade de Ouro Preto sedia o 5° Seminário Patrimônio Cultural: conservação e restauração no século XXI – Edição comemorativa 300 anos de Vila. Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Seminário se firma, em seu quinto ano consecutivo, como um dos mais importantes fóruns de discussões sobre a preservação e a restauração de bens culturais no país. O Seminário tem como foco este ano os Suportes de Papel e Pintura Decorativa e de Cavalete e está estruturado em três aspectos teórico-conceituais: o Pensar: Preservação de Bens Culturais - Referenciais Teóricos; o Ensinar: Formação de Profissionais – Papel e Pintura de Cavalete; o Fazer: Experiências - Ações de Conservação e Restauração.
26 a 30 de setembro de 2011
Inscrições pelo site http://www.faop.mg.gov.br/
Informações 31 3551 2014 - com Sabrina

UBERABA

Museu de Arte Sacra abre Exposição “Frei Confaloni Pinturas”
A Exposição “Frei Confaloni Pinturas” faz parte da programação em comemoração aos 130 anos dos frades pregadores no Brasil, cuja primeira sede foi em Uberaba na pequena igreja de Santa Rita, cedida aos dominicanos por Dom Eduardo em 1881 para evangelização desta comunidade. A Mostra ficará no Museu de Arte Sacra de 22 de setembro a 30 de outubro, de segunda a sexta, das 12h às 18h e aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

Informações gentilmente fornecidas por Ivone Souza Paula - paulaivone9@hotmail.com

AS AVENTURAS DE KILL | por Cristiano de Oliveira

Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone, Ayrton Senna, Tiradentes,O Homem Invisível, a Mosca e o próprio Kill, com vocês:
Kill (de novo... aff!!) e Raposão!
Só pra constar: O Raposão é um personagem de André Dantas Gomes. Seus trabalhos começaram a ser iniciados em 1995 quando estudávamos num bairro chamado Ilha do Bororé, neste bairro também nasceu o Kill em 1994. Tenho muito orgulho de mostrar nesta coluna os trabalhos do meu amigo André, saibam que cada personagem que ele cria é baseado nos moradores na Ilha do Bororé, neste caso o Raposão sou eu, Cristiano.
Conhecam mais sobre o trabalho crescente de André Dantas Gomes clicando aqui.

Nesta foto o porque do bairro ser chamado de ilha, ela está localizada na região do estremo sul de São Paulo e é circulada pela Represa Billings. Duas Balsas completam o trajeto para o lugar.
Este é o bairro de nascimento do Kill e a Turma do Zoo!






EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Baile no Canavial

18 anos, 9 de lida. O canavial alimentava mãe e irmã e ele via semanalmente a caminhonete do filho de seu Teo rasgar a ceifa.: amigos, bebida, meninas, quantas meninas! O barulho dos berros naquele dia incomodava. Vinha da cachoeira. Filho de seu Teo. A tempestade repentina foi o maior de seus bailes; dançava com a cana verde, atolava, gritava, grunhia. Amanheceu sujo e ferido. Foi a primeira ressaca de sua vida.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto:






Canal de vídeos Julio Rabelo


MÁQUINA DO VENTO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


A ROTA DO VENTO

Agora tem alguém corrigindo uma prova
Agora tem alguém elaborando uma prova
Agora tem alguém morrendo
Alguém beijando
Alguém nascendo

Tudo
Nada
Antologia, biologia, ufologia

ET’s e et ceteras
Palavras cruzadas, espinhos nas pontas
Balões de ar voando, voando, voando...

EVENTOS
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Certificado, troféu e prêmio estímulo no valor de R$ 20 mil. Esse é o conjunto da premiação a ser entregue aos vencedores das sete categorias que compõem a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, escolhidos pela Comissão Nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. Clique aqui e conheça os agraciados.

UTILIDADE PÚBLICA

Democracia e participação cidadã são temas de Seminário de Políticas Públicas em Betim

O Grupo de Estudos em Políticas Públicas (Gepp) do Curso de Direito da PUC Minas em Betim realizará, nos dias 7 e 8 de outubro, no auditório da unidade, o primeiro seminário com o objetivo de discutir os fatores culturais envolvidos na formulação e na implementação das políticas públicas.
O seminário é aberto para estudantes e profissionais da área, além de cidadãos de Betim e regiões do entorno. O encontro oferecerá a oportunidade de os participantes discutirem e refletirem sobre a cultura da política brasileira, e a ideal forma de se exercer a democracia enquanto sujeitos críticos e participativos na sociedade.
Para que os participantes possam entender o tema de forma aprofundada e crítica, a programação oferecerá debates, minicursos e palestras com profissionais de diversas áreas acadêmicas, como a engenharia, o serviço social e o direito.
Entre os palestrantes está o professor Patrus Ananias que apresentará suas experiências à frente do programa Bolsa Família, principal política de inclusão do governo federal, lançado no governo Lula durante a sua gestão enquanto Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Para participar os interessados deverão inscrever-se no site www.pucminas.br/betim, onde também está disponível a programação completa.
Informações: (31) 3539 6830

Plano Nacional de Cultura - consulta pública
A ministra Ana de Hollanda abriu na quarta-feira dia 21desetembro consulta pública para o Plano Nacional de Cultura (PNC). O objetivo da consulta, que ficará aberta até o dia 20 de outubro, é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para a elaboração das metas, até 2020, que nortearão as políticas públicas no setor cultural. São 48 metas, construídas sobre as 275 ações do PNC. Para participar da consulta pública, acesse aqui o link.

Funarte/MinC abriu inscrições para Prêmios de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna 2011
O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) está recebendo, até 3 de novembro, inscrições dos interessados em participarem dos Prêmios de Teatro Myriam Muniz e de Dança Klauss Vianna 2011. Os editais, publicados no Diário Oficial da União no último dia 16 de setembro, têm como objetivo o fomento, em âmbito nacional, a projetos que visem o desenvolvimento de atividades artísticas de teatro e de dança. O total investido no Myriam Muniz é de R$ 10 milhões, e no Klauss Vianna, R$ 4,5 milhões. Mais informações, clique aqui.

Livro e Leitura
- Festival Sertanejo de Poesia - FESERP Chega a XVII Edição - inscrições até o dia 12 de novembro - O regulamento e mais informações estão disponíveis no blog www.apcfeserp.zip.net e no site http://www.acauaproducoes.com.br/ e ainda pelos telefones (83) 3543-1320 ou 8119.8145.

- Inscrições abertas para o II Concurso de Poesia Revista Literária - até 15 de novembro de 2011. Mais informações sobre o concurso, clique aqui.

- Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições - até 31 de dezembro - Confira aqui o Edital do concurso.

- Processo de avaliação e seleção de obras de apoio pedagógico para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola – PNBE do Professor 2013 - até as 18 horas do dia 18/04/2012. Clique aqui!
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.