ED19 | de 13 à 19 de setembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá a todos vocês leitores/internautas assíduos do fomento a cultura em ascendência como é a nossa Revista Betim Cultural versão online!
Aqui, o seu espaço é respeitado e, como diz nossa coluna "Espaço Virtual", todos podem participar!
Envie os seus trabalhos para cristiano@betimcultural.com.br e logo estaremos divulgando o seu material, podem ser textos (poesia, poemas, crônicas ou até letras de músicas) ou até inovarmos postando obras em artes plásticas (pintura, escultura, HQs ou gravuras), vídeos, fotografia e afins. Vale tudo quando o fomento é a cultura!
Queremos ter você sempre conosco o mais perto possível e para tanto suas criticas e sugestões são sempre bem vindas.
Abro um aspas para o dia 11 de setembro de 2011, domingo passado, dia ao qual foi marcado a 10 anos atrás pelo ataque (supostamente) terrorrista às World Trade Center, deixamos aqui o nosso minuto de silêncio ao acontecimento infeliz que fez estremesser um gigante e demonstrar ao mundo que poderoso mesmo, só DEUS!

Tenham todos uma ótima leitura!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


Muito mais que um sonho

Sabe aquele sonho de criança que a gente cresce com ele?
Pois é... Na ultima semana um deles se realizou. Gravei um comercial para uma empresa de planos de saúde dentário.
Durante as gravações, aquela agitação, muita ansiedade e o “saudável” medo. Mas, após 4h no estúdio gravando a mesma cena em vários ângulos sobrevivi e realizei um sonho antigo.
Nos bastidores da gravação conversei com alguns atores e modelos e percebi que o ser humano traz consigo predisposição inata para representar e imitar o outro. Sente a necessidade do disfarce e do jogo lúdico, do encanto e do faz de conta... Então, por que não proporcionar estas experiências, muitas vezes indescritíveis e com resultados surpreendentes, para nós mesmos?
Quando pisei no cenário pra gravar, confesso que meu coração disparou... Me senti privilegiado e disse para mim mesmo:
- Você pode ir alem!
E fui! E o resultado, você confere no vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=ZH2US-CveL8

Até o próximo desabafo...

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Só Eu & Você | Composição: Alex (Banda WOZZY’s)

1,2,3,4 …

Eu me lembro de quando era,
Só eu e você,
Nada importava mais,
Nem mesmo viver;

Mas agora tudo acabou,
E sem você eu fiquei,
Foi depois que tudo mudou,
Que eu percebi que vacilei.

“Agora não tem jeito, não dá pra disfarçar,
Eu te amo de verdade, e isso não dá pra mudar,
Por isso eu te peço um pouco de respeito,
Para acalmar o coração que bate no meu peito;

Eu te amo de verdade e vou admitir,
Que você é a razão de eu estar aqui,
Com sinceridade te dedico essa canção,
Isso tudo é sincero e não é ilusão”.

Eu me lembro de quando era,
Só eu e você,

Isso tudo é sincero e não é ilusão.

SITES
http://www.myspace.com/wozzys
http://www.palcomp3.com/wozzys
http://www.youtube.com/user/BANDAWOZZYSOFICIAL

RELEASE
Compartilhando o mesmo sonho de ser um Rock Star, banda Wozzy's foi formada no dia 12 de Junho de 2010 por amigos de escola, optando pelo estilo Rock/Emocore/Romântico, que faz com que suas músicas misturem um pouco do tradicional Rock and Roll com Romance.

CONTATO:
bandawozzys@hotmail.com

AGENDA

Curso de Pintura em Tela
As aulas serão ministradas às sextas-feiras, de 13às 16 horas.
Inscrições Abertas: 30/08 a 22/09/2011no CPC-Centro (3532-3653)
Rua Romualda Augusta de Melo, 267, Centro- Betim – MG.
Teste: dia 23/09, às 14 horas.


RBC BRASIL: AVARÉ - SP (FAMPOP)
Sonekka vence a 29ª edição da Feira Avareense de Música Popular

Uma variedade de ritmos tomou conta da 29ª edição da Feira Avareense da Música Popular – FAMPOP -: baião, rock, pop, toada, entre outros, deram o tom do evento, que contou com a participação de compositores de várias partes do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Terezina (PI), Cuiabá (MT), São Luiz (MA), Uberlândia (MG), formando um “caldeirão” de bons músicos, um quadro que só um festival do porte de Avaré apresenta.
O festival teve início na quinta-feira, dia 1º, com show da banda avareense Clã Destinos e apresentação das 12 concorrentes avareenses, pré-selecionadas anteriormente. Foram escolhidas para representar a cidade na fase nacional do evento as músicas “Mandela Embora” (Ronaldo Peres), interpretada pela banda Clã Destinos, “Minha Canção” (Ricardo Nass), interpretada por Anderson Carvalho, “Esconjuro” (Felipe Silva Lopes), interpretada por Felipe Silva e “Marés” (Kleber Silveira / Flores), interpretada por Dois do Brejo.
Após duas eliminatórias nacionais, realizadas na sexta (2) e sábado (3), os jurados Mauro Alvarenga, músico e um dos organizadores do Festival de Ilha Solteira, professor Pasquale Cipro Neto, Carlos Rennó, letrista parceiro de nomes como Lenine e autor da música “Escrito nas Estrelas”, o consagrado músico Tavito, Jean Garfunkel, músico já vencedor da FAMPOP e o secretário de Cultura de Botucatu, Osni Ribeiro, tiveram a missão de escolher as finalistas: “Choro Bossa” - Vanderlei Pereira - Botucatu (SP) – instrumental; “Anjo Sertanejo” - Ricardinho Paraíso - São Paulo (SP) – instrumental; “Mandela Embora” (Ronaldo Peres) - Banda Clã Destinos (Avaré); “Marés” (Kleber Silveira / Flores) - Dois do Brejo (Avaré); “Onde Estive” - Marcelo Amorim - Curitiba (PR); “Motor” – Thiago Augusto – São Paulo (SP); Quebra Cabeça - Dani Black - São Paulo (SP), interpretada por Demétrius Lullo; “Quero Ser Máquina” - Paulo Monarco/ Dulce Quental – Cuiabá (MT) / Rio de Janeiro (RJ); “Seu Tipo” – Marcelo Segreto - São Paulo (SP); “Deixe Estar”- Tó Brandileone - São Paulo (SP); “Logo Eu” – Sonekka/ Zé Edu – São Paulo (SP); “Descompasso” - Daniel Altman / Diego Casas - São Paulo (SP); “Quem Dirá” – Pedro Viáfora / Pedro Altério – São Paulo (SP)/ Alambari (SP) e “Antiga” - Anderson Nóbrega / Carol Costa / Glauco Luz - Terezina (PI).
No domingo, após o show de Renato Teixeira, o apresentador oficial do evento Clóvis Antônio Guerra, anunciou os premiados: Melhor Arranjo para a música “Anjo Sertanejo”; Melhor Instrumentista para Ricardinho Paraíso, autor e contrabaixista da música “Anjo Sertanejo”; Melhor Música Instrumental para “Choro Bossa”; Melhor Intérprete para Paulo Monarco, da música “Quero Ser Máquina”; Melhor Letra para Glauco Luz, da música “Antiga”; Aclamação Popular para a música “Seu Tipo”; Melhor Música Avareense para “Marés”; 3º lugar para “Deixe Estar”, de Tó Brandileone; 2º lugar para “Quebra Cabeça”, de Dani Black e 1º lugar para “Logo Eu”, de Sonekka e Zé Edu, interpretada brilhantemente por Renata Pizzi e participação do músico Sérgio Bello.
O músico Sérgio Bello é velho conhecido da FAMPOP, onde já fez parte da banda de apoio do festival por 18 edições e é o atual vencedor do Prêmio Musique, promovido pelo Jornal do Estado de São Paulo, ao musicar uma letra inédita de Cazuza (Qual a Cor do Amor?), que na versão de Bello ganhou a interpretação de Renata Pizi.

Shows
Os shows da FAMPOP 2011 foram da banda avareense Clã Destino, na quinta feira, do avareense Wilson Teixeira, na sexta-feira, do patrono Nando Reis, no sábado, e Renato Teixeira, na grande final.

fonte: Portal Prefeitura de Avaré

AS AVENTURAS DE KILL |por Cristiano de Oliveira

Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone, Ayrton Senna, Tiradentes e o Homem Invisível com vocês:
A Mosca!! (perai...mosca é uma personalidade?)

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Casos de Amor

A quem imaginava o amor como essa clara coisa, nítida. O amor ofusca

Estela sempre foi minha melhor amiga. Mesmo ejaculando implicância sobre meu então namorado, nunca rompemos. Mal sabíamos que meu filho e a filha dela se tornariam tão íntimos; ela mãe solteira e eu casada com meu único namorado.
A roda viva da vida é rota de olaria. No dia em que a menina quebrou o pé, aquele com quem ela tanto implicava virou um leão, tal qual desejo no alvo, e nem se preocupou em nos deixar naquele acampamento hostil. Tudo pra acudir a pequena. Estela me olhou entre temerosa e envergonhada. O mal se paga com o bem.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto


Canal de vídeos Julio Rabelo






FILME INDICADO

Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br

A PARTIDA

Sinopse:
Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas. De início Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.
Título original: (Okuribito) | Lançamento: 2008 (Japão) | Direção: Yojiro Takita | Atores: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki. | Duração: 130 min | Gênero: Drama

Fonte: http://www.adorocinema.com - Assista aqui o Trailer

EVENTOS
Hip Hop na Veia pela Vida - 2011

VAMOS PRESTIGIAR, ajudar a divulgar e não se esquecer que foram 816 doações de sangue para o evento







UTILIDADE PÚBLICA
Estudantes do ensino médio podem se inscrever para programa de visitação gratuita na PUC Minas

PUC Aberta aproxima alunos do ensino médio do ambiente acadêmico

No dia 15 de setembro, a PUC Minas em Betim receberá estudantes do 3º ano de escolas de ensino médio e cursos pré-vestibulares para o programa PUC Aberta 2011.
Realizado nos turnos manhã e noite, o evento abre as portas da Universidade para que os visitantes conheçam de perto o ambiente acadêmico e os laboratórios, quando podem esclarecer dúvidas com relação aos cursos de interesse.
As atividades deste ano estão voltadas para as áreas de Saúde, Gerencial e Social. Os participantes poderão conhecer melhor os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia e Sistemas de Informação.
As inscrições deverão ser feitas nas escolas ou pelo e-mail comunicacaopucbetim@pucminas.br

Informações: (31) 3539 6812.

CENSA - CENTRO ESPECIALIZADO NOSSA SENHORA D'ASSUMPÇÃO

No dia 22 de setembro, a partir das 9h, o CENSA - CENTRO ESPECIALIZADO NOSSA SENHORA D'ASSUMPÇÃO promove o 47º seminário “Excelência no atendimento a pessoa com deficiência mental” na PUC de Betim.
O evento conta com a presença de toda equipe técnica da instituição e nomes como Maria Isabel dos Santos Pinheiro, Psicóloga da (UFMG), e da Dra. Patrícia Melo professora da (PUC Betim).
“Entre os temas abordados está a “Avaliação de pessoas com deficiência mental: uma nova agenda de pesquisa e aplicações” e “ a qualidade de vida da pessoa com deficiência”.
Estão convidados profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: seminariocensa@yahoo.com.br ou pelo telefone: 3529 3500
Entrada Franca!

Serviço:
O quê: Seminário CENSA 47 anos
Local: Auditório da PUC - Campus Betim - Rua do Rosário, 1.081 Bairro Angola - Betim – MG
Horário: 9h
Público - alvo: Profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde e afins.
Ficha de inscrições pelo e-mail: seminariocensa@yahoo.com.br ou pelo telefone: 3529 3500
INSCRIÇÕES GRATUITAS – VAGAS LIMITADAS
Entrada Franca!

Maiores Informações:
Thiago Rangel
Assessor de Imprensa CENSA
contato@censabetim.com.br
(31) 3529 – 3500 / (31) 8709 - 4500
www.censabetim.com.br

Inscrições abertas II Seminário Regional sobre Patrimônio Cultura
Estão abertas as inscrições para o II Seminário Regional sobre Patrimônio Cultural da Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma iniciativa da Funarbe/Betim e da Prefeitura de Brumadinho. O Seminário, que será realizado nos dias 15/09 (Betim - Instituição Social Ramacrisna) e 16/09 (Brumadinho - Faculdade ASA e Instituto Inhotim), discutirá patrimônio cultural e sustentabilidade e totalizará 22h de carga horária.
No dia 15/09 à noite, os seminaristas participantes serão contemplados, na Casa da Cultura Josephina Bento, com os shows do Projeto Quintais (viola tradicional), Leci Strada e Tadeu Franco.
Confira a programação completa em anexo. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 31 3531 1040 e pelo endereço eletrônico memoriaepatrimonio.betim@gmail.com
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.