ED18 | de 06 à 12 de setembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - "Amenidades ... " - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Para esta semana o editorial fica por conta de uma entrevista que nossa colaboradora da Revista Betim Cultural nos honrou em publicar!
É ler para compreender!



Por: Marinha Luiza - marinha@betimcultural.com.br
 
Até pouco tempo o cenário cultural de Betim era muito pouco movimentado. Apenas alguns shows eram realizados por ano e os artistas locais tinham que buscar espaço pra realizar suas primeiras apresentações em outras cidades. Em 2010, porém, esse quadro mudou. Pedro Moura, hoje com 18 anos, criou o Festival Inverno de Cultura (FIC), que transformou a cena artística da cidade. Trabalhando a dois anos como Produtor Cultural da Zanni Produções, Pedro cresceu no meio artístico. Sua família viajava de cidade em cidade para apresentações teatrais, até que se fixaram em Betim e trouxeram junto a Cia. Dell’Art. Confira agora a entrevista que o Produtor concedeu a RBC.

Quais são as suas referências no meio familiar? Minha família toda trabalha com Teatro. Durante toda a vida auxiliaram outras instituições e artistas a estruturarem seu trabalho. Nesta labuta foi moldado meu caráter e minhas intenções artísticas e pessoais. Aprendi muito vendo minha mãe sempre dando segurança ao meu pai, que com certeza é a pessoa que mais figura o trabalho artístico cultural de Betim.

Como é a relação de trabalho com sua irmã Priscila? Nós trabalhamos no mesmo oficio, mas não necessariamente com as mesmas coisas. O meu trabalho é mais expansivo; minha irmã continua dando linha para o que gira mais no núcleo familiar, mas todos me auxiliam nas minhas propostas de trabalho.

De que forma surgiu a Cia. Alma Dell’Art? São 27 anos de história e eu sou muito novo pra falar dela (risos). A Companhia foi criada em 1984 pelo meu pai, Emmano Garcia, e minha avó, Margarida Garcia, no intuito de trabalhar com assistência social e foi mudando de figura até chegar ao profissionalismo.

Como enxerga o cenário cultural da cidade? A difusão artístico cultural da cidade anda a passos lentos. Há vários projetos culturais em Betim e acredito que a prefeitura, através da Funarbe, tem feito sua parte, mas não dá pra pegar ninguém pelo braço e obrigar a assistir um espetáculo. Nós, gestores culturais, só agora começamos a ter uma visão mais ampla do nosso público e de como o atingir. As instituições de comunicação da cidade deixam muito a desejar, temos algumas poucas exceções como a RBC, mas a mídia local deixa de trazer notícias importantes sobre a cultura da cidade por “picuinhas” políticas. Betim ainda é tudo muito parcial. Felizmente temos a internet, onde vários sites dão o devido respeito à arte como o blog “Betim Rock”.

A Zanni Produções é uma solução para o problema? Eu criei uma das poucas empresas existentes na cidade, com o intuito de promover a arte. Mas ainda sou só uma criança engatinhando e construindo de tijolinho em tijolinho a minha morada.

O que o FIC oferece de novo? O FIC é um festival de inverno que destoa da maioria dos outros já existentes. Ele segue o que a cidade oferece, e o que a cidade não oferece e julgamos importante nós trazemos de fora. É um festival de artes integradas, um prato cheio para os artistas. Estamos no segundo FIC e de um ano para o outro já houve um crescimento bem acentuado em relação a tudo - divulgação, apresentação, lugares. Neste ano, pra encerrar a Trupe, vamos trazer O Teatro Mágico, que para nós retrata todo ideal do FIC: poesia, música, teatro, dança e circo. Eu poderia fazer um show com eles e dizer que são o festival. Eles são fantásticos, e o FIC também!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


Por onde anda a felicidade?


Me peguei fazendo esta pergunta a mim mesmo, deitado na rede, olhando o céu de um azul indescritível. Na minha vida o sentido de felicidade muda constantemente.
E minha pergunta atual é: o que eu quero da vida? Quero continuar trabalhando em dois lugares loucamente, estudar a noite e pegar trabalhos freelancer nos fins de semana? Ou quero apenas me sentir feliz e realizado?
As perguntas me deixam meio desorientado e as respostas custam a sair... Estes questionamentos me cercam há tempos, mas depois de perder a voz por 12 dias e ter praticamente 5% de voz por trabalhar em eventos e forçar muito minhas cordas vocais, decidi parar e analisar meus atuais caminhos. E para quem é “tagarela”, como eu, sabe bem o que é ficar sem se comunicar por meio da voz.
Sei que neste exato momento da minha vida profissional eu realizei muito mais do que pretendia, afinal, nem concluía graduação e já possuo dois trabalhos na área e escrevo para esta revista e para um jornal. Talvez aí esteja o problema. Ter sucesso faz com que se tenha a sensação de que ele vai ficar para sempre, mas o sucesso exige que se abdique de muita coisa boa que a vida oferece, inclusive faz a gente esquecer que “não se vive para sempre”.
Sou apaixonado pela minha profissão, me sinto realizado e quero contribuir para o meu país, por meio da escrita, mas o que acontece às vezes, é que minha ansiedade passa o carro na frente dos bois, me impedindo de respirar e apreciar as coisas simples daquele momento.
Sempre brinquei dizendo “não serei o mesmo para sempre”, e hoje a brincadeira se tornou realidade. A minha vontade diária é acordar meio dia, e curti o “ócio”. Admiro as pessoas que conseguem acordar às 5h para caminhar, malhar e praticar exercício. Essa definitivamente, não é a minha praia...
Afinal, como posso pretender alcançar a minha felicidade, se eu continuo na correria diária?
Deus me concedeu tantas vitórias, há como sou grato!
Preciso de toda a minha coragem para não deixar sem respostas os insistentes por quês. Talvez esse seja o momento de romper com o atual, para viver intensamente, o que para muitas pessoas é o dia-a-dia.
Quero tempo para almoçar com minha família.
Quero ver o pôr-do-sol, ao lado da minha namorada.
Quero viajar de balão.
Quero FÉRIAS!
Não quero mais correr tanto atrás do sucesso.
Quero ser um sucesso para mim mesmo.
Hoje, eu te desafio a responder:e você, o que te faz feliz?

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Sonata | Wilquer Ferreira (wilquer1@hotmail.com)

Tem alguém pisando em meus estilhaços
Como pó sobre o espelho nada em mim faz enxergar
Uma saída, um farol, um abraço
Vivo a mercê de um sentimento lunar

Será utopia querer tanto
Meu coração sem pele e sem som
Nem mesmo pode me enxergar em pranto
Na realidade tira de mim todo dom

Queria que ela ouvisse a minha voz
Por um único instante soubesse a verdade
Que aquele coração que aos poucos padece
Ainda sente saudade

Bom seria se pudesse me definir
Bom seria se pudesse ter
Se pudesse abrir mão de várias coisas
Coisas que me deixam longe de você

Mesmo sem saber
Você é real nos meus sonhos
Sonho que espera um estímulo para despertar
Como brisa em tempos de verão
Sua voz enfim ressoa em meu coração

AGENDA: REDE MINAS
Esta dica é para você que está neste exato momento em seu sofá ou a frente de seu computador sem nada o que fazer para esta semana: A Rede Minas é uma TV de caráter cultural e educativo, que há mais de 25 anos forma e consolida valores da sociedade, contribuindo ativamente para a construção da cidadania. A emissora está integrada à política cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria da Cultura.
Suas ações priorizam a inclusão social, cultura, educação, saúde, lazer e respeito ao ser humano, proporcionando a todos o direito à informação com qualidade. É investindo em pessoas e em tecnologia que a Rede Minas cria, a cada dia, condições para que todos os mineiros sejam cidadãos plenos e possam, assim, crescer, se expressar, experimentar, se emocionar e sonhar.

Conifra aqui a Rede Minas

RBC BRASIL:
Estância Turistica de Avaré - São Paulo


Cursos de Pintura e desenho com Gisele Murback
AS AVENTURAS DE KILL
|por Cristiano de Oliveira


Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone, Ayrton Senna e Tiradentes com vocês:
O Homem Invisível

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Nove Meses


Engasgava com o soluço. A cara vermelha ainda pimentava de injustiça. A velha primeira boneca, sapatinho surrado e na boca o gosto de sangue e sal. Mal sabia que o chumbo do julgo, do medo e da indiferença pesava ainda mais que a mala rasgada.

"AMENIDADES..."
Por Patriccia Lopez – patriccia@betimcultural.com.br - http://www.patriccia.org


Aguardando Atualizações




SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto:  
 













FILME INDICADO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br

A PROPOSTA

Sinopse:
Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, ele aceita participar da farsa mas impõe algumas condições.
Título original: (The Proposal) | Lançamento: 2009 (EUA) | Direção: Anne Fletcher
Atores: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson. | Duração: 107 min | Gênero: Comédia Romântica

Fonte: http://www.adorocinema.com
Assista aqui o Trailer

EVENTOS
Lançamento da Pedra Fundamental no Jardim Teresópolis

Neste dia 6 de setembro o Programa Árvore da Vida Jardim Teresópolis, desenvolve na comunidade Jardim Teresópolis, comemorará o lançamento da pedra fundamental de sua nova sede, que, construída com a doação do talento do arquiteto mineiro Gustavo Penna, representará, em sua essência, algumas das muitas conquistas de uma gente batalhadora e merecedora de apoios de empresas como a Fiat, nestes últimos anos.
A equipe Árvore da Vida e os moradores da comunidade terão orgulho em mostrar, com apoio de toda a equipe de comunicação, como é possível promover desenvolvimento humano em áreas de risco por meio de um trabalho de longo prazo que integre e compartilhe as forças de empresas, sociedade civil e governos local e estadual.

UTILIDADE PÚBLICA
 













COMERCIAL GRATUITO










*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.