ED17 | de 30 à 06 de setembro | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - "Amenidades ... " - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá a todos vocês que fazem de nosso semanário um caminho alternativo para apreciação da Cultura e da Arte! Temos que agradecer seriamente a uma grande equipe por lutar de domingo a domingo para criar eventos e divulga-los adicionando a nós esta tarefa prazerosa.
Para esta semana se falassemos de greves teríamos assunto para dois ou mais semanários, mas porque falar de greve??
Caraca que assunto é esse?
Bom, esta semana na Espanha deu-se o início o campeonato espanhol, a liga começou em atraso devida a uma greve que os atletas estiveram promovendo antes do início determinado. O motivo era a igualdade que deve ser repassada ao clubes tidos como menores da liga A na Espanha, alguns clubes não possuem nem ao menos patrocínio em sua camisas. No Brasil há greves de professores no Distrito Federal, uma classe tão desunida vai as ruas para protestar contra o baixo salário e as péssimas condições de trabalho.
Em nosso país como no mundo, seja na categoria educacional ou desporto, todos devem ter o mesmo ideal, o mesmo foco na hora de consumir o que lhes é concedido pelo governo, devemos nos conscientizar que, estarmos num país de terceiro mundo não nos faz menor, e que a greve espanhola na atuação esportiva sirva de exemplo para as demais categorias, não basta apenas parar um ou outro, o módulo é uma saída geral!!

Para quem acredita que é possível lutar pelo que se sonha, nem que arduamente, dedico este semanário em datas novas e apropriadas com os recebimentos de eventos diversos!!

Tenham todos uma ótima leitura!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

Sensação ruim? Cuidado!


Sabe aquele dia em que você acorda tão bem, mas tão bem, que parece que ta todo mundo te olhando? É... mais quando a esmola é demais é por que tem algo de muito, muito errado acontecendo...
E foi com esse sentimento que minha segunda feira começou...
Como rotina normal fui para o trabalho e ao entrar no ônibus o motorista me olhou e deu uma risadinha irônica. Eu pensei “nem é comigo”, ao chegar à roleta, o cobrador nem deu idéia e eu tive a certeza “esse motorista é louco”. Mas, ao rodar a roleta as pessoas me olharam e isso me incomodou profundamente! Ao ponto de eu olhar pra ver se a camisa estava suja ou se estava sem calças...
Durante todo o trajeto eu fiquei incomodado... olhei para debaixo do sapato e não havia pisado em nenhum coco, nem estava cheirando mau, afinal, era 7h da manhã e eu havia acabado de tomar banho...
Respirei fundo e perguntei para a mulher que estava sentado ao meu lado:
- Moça, tem alguma coisa errada comigo? E para minha surpresa ela respondeu: - você está com um carimbo verde na testa! Eu quase não acreditei, até que a mesma pegou seu espelhinho, álcool gel e um paninho que guardava no estojo dos óculos e disse:
- Pode limpar...
A verdade era que meu sobrinho havia ganhado um carimbo do “Dumbo” e havia acertado minha testa... Descobri que definitivamente, eu não funciono de mana hã. Afinal, eu penteei os cabelos, lavei o rosto e nem assim consegui enxergar algo diferente em mim.
Passei o dia rindo da situação e me perguntando... Quantas coisas importantes não deixamos de ver, quando está bem á nossa frente???

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
William Lagos: lhwltg@alternet.com.br | Bagé, Rio Grande do Sul

METASSONETO III


Não te respondo e nem sequer te leio,
ando vazio de cartas. Só traduzo
e nem sequer meus livros mais conduzo
para meu leito, nas noites que incendeio.

Quando me deito, já madrugada ao meio,
logo me apago e os livros são escuso
monte de brasas alheias, cujo uso
deixou de ter valor nesse entremeio.

Apenas deito e apago, da obra exausto,
e nem tento pensar, sentir ao vento
os teus sussurros, que a mente nem escute.

Meus sonhos consumi em holocausto
e meus ideais queimei em fogo lento,
vendo os pinguins passeando em Beirute.

AGENDA - PROGRAMAÇÃO CULTURAL
ESPETÁCULO "AS MONAS LISAS" QUE SERÁ REALIZADO EM BETIM NO DIA 17/09. O ESPETÁCULO CONTA COM OS ATORES DE BETIM FERNANDO VERÍSSIMO E O MODELO CAPA DA REVISTA G MAGAZINE E VENCEDOR DE REALITY SHOW BRUNO CANAAN QUE MARCA NESTE ESPETÁCULO SUA ESTRÉIA COMO ATOR.

SINOPSE:
TRÊS AMIGOS DIVIDEM UM APARTAMENTO E ENCARAM COM MUITO BOM HUMOR UMA CRISE FINANCEIRA. A SITUAÇÃO FICA AINDA MAIS DIFÍCIL ( OU ENGRAÇADA ) QUANDO O KLAUSS, O AFILHADO DE UM DELES DECIDE SE CASAR.
SEM PROCURAR LEVANTAR BANDEIRAS E NEM REFORÇAR PRECONCEITOS, O ESPETÁCULO MOSTRA O LADO COLORIDO E BEM HUMORADO DE TRÊS BRASILEIROS QUE LUTAM PRA DRIBLAR A CRISE, SEM PERDER A ALEGRIA DE VIVER.
FICHA TÉCNICA
ESPETÁCULO: AS MONAS LISAS
GÊNERO: COMÉDIA
REALIZAÇÃO: WR PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: WARLEI RODRIGUES
TEXTO: WILSON COCA
DIREÇÃO: FERNANDO VERÍSSIMO
SELEÇÃO MUSICAL/FIGURINOS/ ADEREÇOS: FERNANDO VERÍSSIMO
ILUMINAÇÃO: NANDO FREITAS
FOTOGRAFIA: ADRIANA PORTO
COSTUREIRAS: MARIA DE FÁTIMA MENEZES / RAIMUNDA
CRIAÇÃO CENOGRÁFICA: WARLEI RODRIGUES
DECORAÇÃO CENOGRÁFICA: FREDDY MOZART
CENOTÉCNICO: SÉRGIO OLIVEIRA
ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO: MARIANA OLIVEIRA
PROGRAMAÇÃO VISUAL: OTÁVIO HENRIQUE

ELENCO: CARLINHOS BRASIL , BRUNO CANAAN, GUILHERME COLINA, ARIELLE MANSUR E FERNANDO VERÍSSIMO

CLASSIFICAÇÃO: 10 ANOS
LOCAL: TEATRO DO CLUBE DO SESI BETIM( ATRÁS GALPÃO CASAS BAHIA)
ENDEREÇO: BR 381 KM 436
DIA: 17 DE SETEMBRO
HORÁRIO: 20h30
CONTATOS/ PRODUÇÃO:
31 9665 8200 / 8616 67 87(WARLEI)

POSTOS DE VENDA E PREÇO DOS INGRESSOS:
CARLAILE SPORTS CENTRO ( 3532 20 80)
ÁGUA DE CHEIRO BETIM SHOPPING ( 3531 31 33)
15,00 ANTECIPADO - NA HORA: R$ 40,00 INTEIRA - R$ 20,00 MEIA ( ESTUDANTES MAIORES DE 60)

TELEFONE DE INFORMAÇÕES DE VENDAS: 3531 31 33/ 3532 2080/8616 67 87/9665 82 00

AS MONAS LISAS
GLAMOUR ELE TÊM, SÓ LHES FALTA O DINHEIRO!
SOBRE O ESPETÁCULO
Pesquisando o dicionário aurélia ( o primeiro dicionário gay do Brasil) encontra-se os verbetes :
MONA = ALGUÉM MUITO EFEMINADO
LISA = SEM DINHEIRO.
Essa situação é vivida no espetáculo por três amigos que dividem um apartamento em BH.
Um figurinista, um cabelereiro e um bancário fazem tudo pra não perder o bom humor numa crise financeira. A situação fica ainda pior ( ou mais engraçada, dependendo do ângulo que se vê ) quando o afilhado de um deles, criado como filho, decide se casar. Para garantir o Glamour no casamento eles aprontam mil e uma confusões.
Sem procurar levantar bandeiras nem reforçar preconceitos o espetáculo mostra o lado colorido e bem humorado de três brasileiros que lutam pra driblar a crise sem perder a alegria de viver.
As Monas Lisas, é um texto Wilson Coca, e está em cartaz há 8 anos em São Paulo onde lota as salas de espetáculo desde sua estréia.
Já foi montada em Belo Horizonte em 2007, com direção do próprio Fernando Veríssimo .Fernando Veríssimo, para dirigir o espetáculo pela segunda vez foi preciso mais que coragem, pois é muito recente a montagem anterior e para ele o espetáculo estava perfeito. Mas foi irrestível a tentação de fazer com um novo elenco e ainda por cima atuar junto com eles. O amor ao texto falou mais alto.

SOBRE O ELENCO
CARLINHOS BRASIL: Atuou em diversos espetáculos de teatro em belo horizonte como “EVA E ADÃO” , “HELLO CREUZODETE” , “CREUZA TRAZ A NEUSA” E “O NOME DELA É VALDEMAR” além de um trabalho sólido de ator - transformista - humorista há mais de vinte em belo horizonte.
FERNANDO VERÍSSIMO: O diretor da peça também está no elenco. Já com vinte anos de carreira onde atuou nas principais comédias de belo horizonte (“ALFREDO VIROU A MÃO”, “ADULTÉRIO MORA AO LADO”, “CAMILA BAKER” , “O DIABO TAMBÉM FAZ MILAGRES”...) foi premiado como melhor ator coadjuvante pelo espetáculo “ANATOMIA HUMANA SEGUNDO VICCO E CAMPANELLA” e teve papel de destaque na novela TI TI TI da Rede Globo em 2010.
Já dirigiu a primeira montagem de “AS MONAS LISAS”, o drama “DOIS DE PAUS” a infantil “A VAQUINHA LELÉ” entre outras.
GUILHERME COLINA: Formado na Fundação Clóvis Salgado, como ator, já estrelou diversos espetáculos entre eles “COMÉDIA DOS SEXOS”, “ SUA CABEÇA É A LEI DE MAC” e “DELÍRIO EM TERRA QUENTE”.
ARIELLE MANSUR: Atuou nas peças “UMA VEZ POR SEMANA”, “O GATO DE BOTAS” e “O PEQUENO PRINCIPE”.
BRUNO CANAAN: Modelo de sucesso fazendo sua estréia como ator. Bruno foi duas vezes capa da revista G MAGAZINE e venceu um Reallity Show na TV Bandeirantes “JOGO DA SEDUÇÃO”

SOBRE A PRODUÇÃO
PRODUTOR: WARLEI RODRIGUES DA ( WR PRODUÇÕES )
PRODUÇÕES ANTERIORES: “ OS DÁLMATAS” “SEXO TROCADO”.
Warlei desde o ano de 2000 já participou ativamente de diversas produções ( MEU TIO É TIA; VELÓRIO À BRASILEIRA; O ADULTÉRIO MORA AO LADO; A VAQUINHA LELÉ...) atuando em praticamente todas as áreas de uma produção (contra-regra, técnico, operador de luz e som, assitente de produção e diretor de produção).
Há dois anos através da WR PRODUÇÕES vem realizando espetáculos em diversas regiões onde o acesso da cultura é limitado, formando novas platéias.
Destaca-se o PROJETO TEATRO EM BETIM, grande sucesso de público naquela cidade.

RBC BRASIL: TAIOBEIRAS - MG

Mostra Itinerante - 12º Festival Internacional de Curtas de BH/2011
São 12 programas que incluem filmes brasileiros e internacionais produzidos em 2009 e 2010 para públicos de todas as idades. O objetivo da mostra é divulgar e estimular aos jovens locais em atividades culturais por meio da linguagem audiovisual, incentivando a realização de mostras reduzidas com exibição no interior do Estado de Minas Gerais.
Dias 29,30 e 31 de agosto, 01,02, 03 e 04 de setembro no Cineclube: “Arte Em Cena”, na Câmara Municipal de Taiobeiras
Informações: AssociaçãoCompanhia Teatral Encena
Cineclube: ArteEm Cena - Taiobeiras/MG
Fone:(38)3845-2819/9137-3002

AS AVENTURAS DE KILL |por Cristiano de Oliveira
Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone, Ayrton Senna e Tiradentes

Aguardando atualizações!

EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Anjo Veloz


Já estávamos em Minas mas ainda faltava muito para o destino paulista. Goiânia se afastava com as léguas do caminhão lotado de mim. A sede de dois dias vertiginava, minava em dor e eu mirava o céu azul, crendo água. Tampa da gaiola aberta. Única chance. Rajada ventania me lambeu pro asfalto. Quebrou asinha minha. Foi quando o Deus de granja me enviou um anjo prateado e subtraiu a tristeza do mundo.

"AMENIDADES..." Por Patriccia Lopez – patriccia@betimcultural.com.br - http://www.patriccia.org

O poder da Palavra


Há quem diga que sinceridade demais é um defeito. Dependendo do contexto o excesso de sinceridade pode mesmo ser prejudicial, mas quais contextos são esses? Isso é para refletir ...
Esta semana aconteceu uma situação comigo. Uma determinada pessoa me garantiu uma coisa em uma conversa, porém, depois de eu ter despendido meu tempo e ter cancelado compromissos, a pessoa simplesmente mudou a conversa, tentou fazer barganha comigo em cima da situação e ainda quis tirar vantagem ...
O que eu colhi com isso? Eu não me submeti às chantagens que me fizeram e a pessoa em questão sofreu um atraso em seus projetos, saiu com a reputação abalada e além de ter tido prejuízos por não ter cumprido sua palavra comigo.
Da minha parte foi uma experiência que me fez amadurecer opiniões distorcidas que eu tinha. Que inclusive tem um pouco a ver com o último texto que escrevi: não dizer sim para tudo.
Assim como tudo o que fazemos de bom ou de ruim volta para nós mesmos na mesma proporção, assim também acontece com a nossa palavra.
Se você honra o que você diz ou o que você promete a alguém, você mantém sua reputação sem manchas, além de colher frutos por sua sinceridade.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto






















FILME INDICADO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br

ANTES DE PARTIR

Sinopse

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Título original: (The Bucket List) | Lançamento: 2007 (EUA) | Direção: Rob Reiner | Atores: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd. | Duração: 97 min | Gênero: Comédia Dramática

Fonte: http://www.adorocinema.com
Assista aqui o Trailer

EVENTOS - MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:

Publicadas novas súmulas nas áreas de fomento e incentivo cultural
Súmula nº 22: Os pedidos de reduções dos valores dos projetos e de remanejamentos orçamentários somente serão objeto de análise após a captação de 20% do valor aprovado, ressalvados os projetos contemplados em seleções públicas ou respaldados por contrato de patrocínio. (DOU de 19/08/2011, Seção 1, p. 4)

Súmula nº 23: A apresentação de proposta cujo proponente seja pessoa física deverá ter o orçamento ou o somatório dos orçamentos dos projetos ativos no SalicWEB limitado a mil salários mínimos, exceto nos casos de restauração/recuperação de bens de valor cultural reconhecido pela área técnica competente do Ministério da Cultura ou por quem este delegar. (DOU de 19/08/2011, Seção 1, p. 4)

UTILIDADE PÚBLICA
SOS Mata Atlântica divulga novas análises de água em Minas Gerais

Cinco cidades mineiras tiveram seus corpos d’água avaliados durante a passagem da exposição itinerante da Fundação SOS Mata Atlântica pela região
Entre os meses de junho e agosto deste ano, o caminhão do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, esteve nas cidades de Belo Horizonte, Caratinga, Ouro Preto, Juiz de Fora e Extrema, no estado de Minas Gerais. Em cada cidade, a equipe do projeto promoveu atividades de educação ambiental gratuitas para a população e a análise de um corpo d’água local.
As avaliações têm como objetivo checar a qualidade dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água em todas as cidades por onde passa o projeto e, desta forma, alertar a população sobre a real situação do local onde vive. Para realizar a análise, a equipe conta com um kit de monitoramento desenvolvido pelo Programa Rede das Águas, da ONG. O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Os níveis de pontuação são compostos pelo Índice de Qualidade da Água (IQA), padrão definido no Brasil por Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), obtido pela soma da pontuação de 14 parâmetros físico-químicos, biológicos e de percepção, avaliados com auxílio do kit. Os parâmetros são temperatura, turbidez, espuma, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato.
Resultados
Em Minas Gerais, três dos cinco rios já tiveram sua qualidade de água analisada pela ONG. O primeiro deles é o Ribeirão Arrudas, localizado em Belo Horizonte, que em março de 2010 foi avaliado como ruim, com 25 pontos. Na última análise, em junho de 2011, subiu um ponto, totalizando 26, mas continuando no nível ruim. O segundo foi o Rio Caratinga, localizado na cidade de mesmo nome, anteriormente avaliado com 23 pontos. Desta vez, sua avaliação subiu três pontos, alcançando 26 pontos. Outro rio monitorado foi o Rio Paraibuna, em Juiz de Fora, que havia somado 25 pontos em 2010 e permaneceu com a mesma média em 2011, ou seja, também com nível ruim.
Este ano, a equipe da exposição itinerante realizou análises em dois novos locais. A primeira no Rio Funil, localizado na cidade histórica de Ouro Preto, que somou 27 pontos e ocupou o segundo lugar das análises em Minas Gerais, ficando no nível regular. A melhor avaliação da qualidade da água no estado foi a do Rio Jaguari, que somou 29 pontos, também regular.
A coordenadora do Programa Rede das Águas, Malu Ribeiro, observa que a população deve tomar cuidado com os resultados destas análises, que não foram positivas. “Dos cinco rios avaliados, três foram classificados com qualidade de água ruim. Os outros dois foram classificados como regulares, mais isto não significa que tiveram boas avaliações, e sim que estão em estado de alerta. Se nada for feito, a qualidade da água pode piorar, prejudicando a população e os demais seres vivos que habitam o local. Queremos despertar nas pessoas a intenção da mudança de comportamento. A cada dia, encontramos rios mais comprometidos, mesmo em regiões em que imaginávamos com boas condições. A água é essencial para a vida e conservá-la é de extrema importância para o futuro do planeta”.
Malu comenta também que a população precisa mudar de atitude de forma urgente quanto à conservação dos recursos hídricos e da alguns exemplos de como fazer. “Para colaborar, a sociedade deve combater o desperdício e reciclar, de forma a reduzir o descarte de resíduos, usar produtos biodegradáveis, que não contenham fósforo e nitrato e exigir investimentos em saneamento. A população precisa compreender também a importância das Matas Ciliares. Dependemos delas para manter a qualidade dos nossos recursos hídricos. Para isso, precisamos que as pessoas pressionem os políticos locais para não permitir as alterações propostas no Código Florestal que dizem respeito à redução das margens dos rios”, conclui.
Sobre o projeto itinerante
Com início em maio de 2009, o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, visitou 80 cidades em seus dois primeiros ciclos anuais, desde o Rio Grande do Sul ao Piauí, percorrendo cerca de 20 mil quilômetros. Ao todo, mais de 290 mil pessoas já participaram das atividades realizadas no caminhão. Além disso, 80 corpos d’água foram monitorados pelo projeto, que contou com apoio de 250 instituições ao longo da viagem. Quem tiver interesse em acompanhar as visitas do projeto em cada cidade por onde passa, deve acessar www.sosma.org.br/blog. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica comemora em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.

*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.