ED16| de 22 à 28 de agosto | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - "Amenidades ... " - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Olá Caros leitores!!
A palavra da semana é "Conteúdo"!
Conteúdo é sinônimo de desculpas.
Conteúdo para todos!
Conteúdo porque na semana passada eu tive uns "POBREMA" e quem tem um problema como esse na verdade tem dois!
Para esta semana resolvemos cansar seus olhos caro leitor, trazer-lhe diversas atividade e opções para curtir os seus dias que, com certeza, não serão os últimos, basta acreditar, sentir e aproveitar!
Fiquei até pensando, se eu escrever um editorial longo, você vai ler, se cansar de ler minhas besteiras e vai pensar: "Hum, se isso está chato imagina o resto." Bom, na verdade escrever editoriais é trabalho de profeta. Ficar avisando e criando formas de interação para que todos fiquem com água na boca e corram para ver as demais informações, pois bem, querem água na boca? Imaginem um limão... (risos), esqueçam!

Agradecendo desde já a todos que mandam essas informações, empresas e pessoas que fomentam a cultura local, seja em Minas Gerais ou qualquer outro estado, pessoas que nos enviam e-mails criticando (positivamente) e acrescentando novos focos de cultural, de arte, enfim, agradeço em nome da RBC e da RBC Semanal a todos os seres que cultuam suas tradições!
Tenham todos uma ótima leitura!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

Aguardando atualizações



ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Cálido Esperar | por Igor Alves

Uns rastros, distantes sons,
São lentas variantes luas,
Fixam a embriaguez dos tons
Tão quão estas lindas e tuas.

Mares, chamas fulgurantes,
Flores a destilar anis,
Calam o silêncio, instantes
De um contorno em lis

Olhares, fundir dos irreais,
Clareiam nascentes profundas,
Ondas das ilusões, reais
Sonhos das estátuas nuas.

Sóis, excelsa em gotas,
Gestos, mergulhos gritantes,
Pingam ares, como poucas
Saturam rios navegantes.

Tempos, crivantes cores,
Turvam brilhante brotar,
Onírica fusão dos amores
Deste cálido esperar.


AGENDA:
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO TEIA DE MINAS GERAIS






ARAXÁ

2º Festival de Inverno da Serra da Canastra
Cidade pólo do Circuito da Canastra, Araxá foi escolhida para abrir o 2º Festival de Inverno da Serra da Canastra, evento que acontecerá com entrada franca entre os dias 26 e 28 de agosto também em mais duas localidades da região, Tapira e São João Batista. O Festival vai oferecer apresentações de diversas manifestações como cinema e música popular, possibilitando o acesso de todas as camadas sociais às atividades realizadas. O objetivo é promover uma movimentação cultural numa das regiões mais importantes do Brasil, berço do Rio São Francisco, inserindo novas localidades associadas ao Circuito da Canastra.
Para conhecer mais sobre o evento, visite o Hotsite: www.festivaldaserradacanastra.com.br
Mais informações: imprensa@festivaldaserradacanastra.com.br
Douglas Luzz e Michele Borges - (34) 3235-7826 / 9193-3436

BELO HORIZONTE
SEMINÁRIO “As rupturas ou incorporações entre a tradição e a modernidade”
22 de agosto - segunda
18h – Mesa: Folclore e Cultura Popular nos Meios de Comunicação
20h – Mesa: Diálogos: Música Popular Brasileira e a Matriz Africana
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes (Afonso Pena, 1.537- Centro- Belo Horizonte). Entrada Livre, de acordo com a capacidade da Sala (170 lugares)
Mais informações: Centro de Tradições Mineiras - (31) 3915-2673/3915-2674

Jorge Fernando traz ‘Boom’ para Belo Horizonte
A capital mineira recebe, pela primeira vez, o espetáculo que desvenda os mistérios do além, com altas doses de humor. Trata-se da comédia Boom, estrelada por Jorge Fernando. Em cartaz há 12 anos e vista por mais de um milhão de espectadores, a peça, escrita por Luiz Carlos Góes, faz uma abordagem irônica e bem humorada de temas mediúnicos como reencarnação, materialização e afins, sem fazer apologia a nenhuma religião, apresentando à plateia alternativas hilárias sobre o final da existência.
Data: 27 de agosto, sábado, às 19 horas e 21h30
Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro)
Mais informações: (31) 3214-5350

JOÃO MONLEVADE
Festival de Música de João Monlevade - Festiaço 2011
A Prefeitura, a Fundação Casa de Cultura e o Sindicato dos Metalúrgicos realizam, entre os dias 2 e 4 de setembro, o Festival de Música de João Monlevade, com prêmios de R$5mil, além de troféus e brindes. Denominado como Festiaço, o Festival já foi realizado em Monlevade na década de 70. Nesta edição, o evento estará aberto aos vários estilos musicais, desde o Pop Rock, à MPB, do Sertanejo ao Eletrônico, da Bossa Nova ao Funk. Poderão participar artistas de todas as cidades brasileiras, mas somente com letras em português.
Os interessados devem se inscrever pelo e-mail fcasadecultura@gmail.com a partir desta sexta-feira, 5, até o dia 25 de agosto, enviando as músicas no formato mp3, letras e fotos. Outras informações, como o regulamento do Festival, estarão disponíveis no blog da Fundação Casa de Cultura.

MARIANA
5ª Mostra de Teatro de Bonecos de Mariana
Durante dez dias, a magia da arte milenar do teatro de bonecos estará em evidência em Mariana/MG. É que entre os dias 26 de agosto e 04 de setembro, a cidade recebe a 5ª Mostra de Teatro de Bonecos, evento realizado pela Cia. Navegante de Teatro de Marionetes. Espetáculos, exposições, debates, show e cortejo fazem parte da programação que é gratuita.
As inscrições para as Oficinas de Técnica de Escultura Viva e de Interpretação Teatral com Bonecos de Luva (Fantoche) já estão abertas.
Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 3557-3927 ou pelo e-mail mostrabonecos@gmail.com.

MURIAÉ
Oficinas de Audiovisual
Polo Audiovisual Regional (PAR) Muriaé, Cataguases, Leopoldina e Mirai convida gestores e servidores envolvidos no setor cultural, produtores culturais, profissionais ligados a alguma área da produção audiovisual e estudantes de comunicação para se inscreverem nas oficinas: Identidade, Imagem e Reputação, no dia 22/08 e Conexões Sociais e Redes Colaborativas, no dia 23/08, ambas com carga horária de 8 horas/aula.
Inscrições e informações no Centro Cultural Dr Pio Canêdo - Grande Hotel Muriahé
Praça João Pinheiro, 164 - Centro - Muriaé - 3729-1212 - e-mail: ccghm.fundarte@gmail.com

PARÁ DE MINAS Festival Cultural de Dança
No dia 26, às 20 horas, no Auditório da Escola Estadual Fernando Otávio, Pará de Minas irá receber o Festival Cultural de Dança da cidade de Formiga. O espetáculo é composto por dois atos, apresentados da seguinte forma: na primeira parte Um conto de Fadas (Ballet Clássico) e na segunda parte Astros & Estrelas (Jazz e Dança de Rua). O Festival tem como objetivo resgatar a magia da literatura infantil e mostrar um pouco do glamour e talento de artistas do passado e da atualidade.
O acesso à apresentação é gratuito, basta adquirir o ingresso antecipado, a partir do dia 23, das 14 às 17 horas, na Casa da Cultura (Praça Torquato de Almeida, 26 – telefone: 3231-7780).

UBERABA Museu de Arte Decorativa abre exposição "Colecionadores"
A prática do colecionismo remonta à antiguidade clássica e já foi definida pelo bibliófilo José Mindlin como uma “consciência da raridade” ou como “uma compulsão patológica”, “um verdadeiro vício”. A Mostra “Colecionadores” no Museu de Arte Decorativa traz ao alcance do público uberabense a oportunidade da visualização de obras de arte que por fazerem parte de coleções particulares, quase sempre ficam restritas à apreciação e fruição de poucos. A exposição pretende ainda, despertar no público visitante o prazer em colecionar objetos de arte.
De 09 de Agosto a 30 de setembro, de segunda a sexta – das 12h às 18h
Rua Maria de Lourdes Melo Coli, nº30 - Residencial Abel Reis
Tel: (034) 3338-9409 - e-mail: madamuseudearte@yahoo.com.br

RBC BRASIL: São Paulo

ÓPERA DOS VIVOS REESTRÉIA NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Ópera dos Vivos fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo do dia 05 de agosto a 11 de setembro de 2011, de sexta a domingo. Sexta às 19; sábado e domingo às 18 horas.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural de terça a domingo, das 10 às 22 horas; ou pelo site do Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br
ÓPERA DOS VIVOS
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000
Tel. 33974002
Sexta a domingo
Sexta às 19; sábado e domingo às 18
Classificação 16 anos

AS AVENTURAS DE KILL |por Cristiano de Oliveira

Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin, Silvester Stallone e Ayrton Senna com vocês: Tiradentes
EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br

Preguiça
Macunaíma vive e nem a brincar se dispõe.

Alvejado pelos mais odiosos, rancorosos e precisos olhares de quem o procurava, Domingos simulava um aparente azedume na feição para evitar mesmo ser incomodado naquela repartição que ele mesmo ignorava a serventia. A cada informação pedida, empunhava o braço gordo à direção oposta:
-É com a Marli!
Não havia tarde que não agradecia a própria sorte por menos um dia e mais um jantar da bela Iza. Havia anos não aceitava mais o insistente futebol do amigo Ney:
-Seu nome lhe é perfeito, cara!
Naquele sábado, Ney não tocara a campainha cedo e a ausente Iza nem o café houvera feito.

"AMENIDADES..."
Por Patriccia Lopez – patriccia@betimcultural.com.br - http://www.patriccia.org


Aguardando atualizações



SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

FotoSessão Julio Rabelo de vídeos

FILME INDICADO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br



DE PORTA EM PORTA

Sinopse
Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).
Título original: (Door to Door) | Lançamento: 2002 (Canadá, EUA) | Direção: Steven Schachter | Atores: William H. Macy, Kyra Sedgwick, Helen Mirren, Kathy Baker. | Duração: 91 min | Gênero: Drama

Assista aqui o Trailer!

Fonte: http://www.adorocinema.com

EVENTOS
Por Bruna Bernardes
Gente Este é o presente do ANIMALUCOS pro Domingo no parque! O aniversário é do parque mas quem levou o presente pra casa foi você! Este Domingo foi especial e fizemos uma oficina de brinquedos populares, tudo haver com o projeto Resgatando brincadeiras. No Domingo brincamos de PIÃO!

UTILIDADE PÚBLICA
Biblioteca Comunitária do Jardim Teresópolis atende em novo endereço
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura da Biblioteca Comunitária, o Instituto Educacional Tia Dulce, projeto apoiado pela Fiat Automóveis por meio do programa Árvore da Vida- Parcerias, estará em obras de agosto a novembro desse ano. A partir de segunda-feira (22/08), o atendimento à comunidade continua normalmente em outro endereço: na Rua Campo Florido, n° 570, Parque Jardim Teresópolis, em Betim. O horário de funcionamento vai de 7h às 12h e de 13h às 16h30. A reinaguração da sede está prevista para o início de dezembro.
A biblioteca tem como objetivo estimular o interesse pela leitura em crianças e adolescentes do bairro. Atualmente a biblioteca possui um acervo com cerca de 8 mil títulos. Dentre estes estão literaturas brasileira e também livros didáticos, que auxiliam em pesquisas e trabalhos escolares. Como atividades complementares da biblioteca são realizadas oficinas de literatura e produção literária, recitais e reforço escolar com o público atendido pelo Instituto.

Novos talentos da culinária e da música se apresentaram no 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Jovens do Programa Árvore da Vida-Jardim Teresópolis, se apresentaram em um dos maiores eventos culinários do país
Nos dias 19 e 20 de agosto, 33 jovens das oficinas de canto e percussão do Programa Árvore da Vida-Jardim Teresópolis, idealizado e desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM (Cooperação para a Morada Humana) no Jardim Teresópolis (Betim-MG), mostraram seu talento no 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
Internacionalmente reconhecido, por reunir não só os talentos da cozinha brasileira, mas também novos talentos musicais, este ano, o Festival contou com a presença dos meninos do programa social do Jardim Teresópolis. Além de se apresentarem os jovens também fizeram um city tour na cidade histórica mineira.
“São oportunidades como essas com o intercâmbio de histórias, culturas e formas de arte, que enriquecem ainda mais a visão e percepção dos jovens perante a sua história e a sua vida. Além disso, a participação no Festival é, sem dúvida, um grande marco e representa a evolução artística do grupo”, afirma a analista de comunicação corporativa da Fiat, Luana Ferreira.
O público do festival pode conferir as batidas e as vozes dos jovens em um repertório que varia do clássico à música popular brasileira.

INSTITUIÇÃO SOCIAL RAMACRISNA FORMA NOVOS PROFISSIONAIS
Alunos que aproveitaram a oportunidade de qualificação profissional gratuita receberam diploma no dia 18 de agosto.
A instituição social Ramacrisna realizou no dia 18 de agosto, a formatura de 23 novos soldadores e maçariqueiros formados por meio de curso profissionalizante oferecido pela organização. O evento aconteceu a partir das 19h no Centro Cultural Ramacrisna, que fica na rua Mestre Ramacrisna, 379, bairro Santo Afonso, Betim. Além de Américo Amarante, presidente da Ramacrisna, e Solange Bottaro, superintendente, outras autoridades do município marcaram presença.
Uma das mais ansiosas para receber o seu canudo foi Débora Lucília Tomaz, de 22 anos, aluna responsável por conduzir o juramento da turma. O fato dos soldadores e maçariqueiros poderem atuar em um amplo mercado de trabalho fez com que ela se interessasse pela profissão. Com o término das aulas, ela se prepara para buscar um emprego na área. “Sei que muitas empresas aqui de Betim, algumas até próximas à minha casa, estão em busca desses profissionais”, relata com entusiasmo.
Débora ressalta que o curso foi responsável por ampliar os seus horizontes e perspectivas. Antes dele, ela desconhecia o potencial que tinha, mas agora pretende ganhar experiência como soldadora, se especializar como instrutora de Solda e, posteriormente, cursar uma Faculdade. “O nosso instrutor enfatizou muito a importância dos estudos, que nenhum de nós deveria parar por ali, que era necessário ir além.” Para ela, o curso também representou uma oportunidade de estabelecer novos vínculos de amizade, através do convívio com os colegas de sala.
Além do curso de Soldador e Maçariqueiro, a Ramacrisna oferece outras qualificações gratuitas, como de Bartender, Eletricista, Mecânico de Automóveis e outras. Mais informações estão disponíveis por meio do site www.ramacrisna.org.br. Débora garante que vale a pena participar, pois os professores possuem total domínio do conteúdo que ministram e conseguem transmiti-lo com clareza aos estudantes. Além disso, também é fornecido lanche e todo o material didático sem nenhuma cobrança de taxa.

CIDADE DA SOLDA
A Ramacrisna começou a oferecer o curso de Soldador e Maçariqueiro, com metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2006. A iniciativa conta com parceira da Prefeitura de Betim e patrocínio das empresas Belgo Bekaert, Codeme, Esab, EscoSoldering e White Martins. Após a fase de qualificação, essas companhias são as principais empregadoras dos formandos. Para participar, é preciso ter entre 18 e 30 anos, Ensino Fundamental completo, estar desemprego e morar em Betim.

INSTITUIÇÃO SOCIAL RAMACRISNA FORMA NOVOS PROFISSIONAIS
Local: Centro Cultural Ramacrisna
Endereço: rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso – Betim – MG
Informações: (31) 3596-2828 / www.ramacrisna.org.br

COMERCIAL GRATUITO




*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.