ED15| de 15 à 21 de agosto | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Eu e a nanonarrativa - "Amenidades ... " - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.


EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com

Olá caros leitores.
Eu sei que "dia 16" é muito diferente de "dia 15", mas infelizmente o nosso corpo e nossa mente não andam em sincronia toda a vida. Peço-lhes desculpas pelo fato de termos um dia de atraso (quase dois) e deixar de lado algumas informações que gostaria de ter postado por aqui, algum item que poderia mudar o rumo na vida de alguém, sinceramente me perdoem!!!

Sempre digo que antes da primeira palavra vem a imagem, tudo que a torna importante como num olhar de uma criança que antes de pronunciar algo ela é premiada com uma imagem, que a faz rir, que a faz bem, que a nina, não só com uma mera canção mas também, com um olhar carinhoso e terno.
A semana que passou nos deixou crer sobre a vida de um pai! Dividas a serem pagas, muita correria com o trabalho, dias estafantes, por vezes chega em casa e acaba perdendo a cabeça com a familia por motivos pequenos, as vezes a bebida ou o desemprego, pai sempre! O que quero dizer é que sou pai e entendo isso muito bem, e tive um pai herói. Hoje o homem divide as dificuldades com a mulher e acredito que um pai nunca terá a mesma ternura de uma mãe, porém, essa divisão também tornou o homem mais sensível, e as atividades familiares hoje devem conter muito mais valores sociais, integrações pais e filhos mais constantes.
Mesmo em atraso dedico a semana aos pais, às mães, enfim, à familia como num todo! Felicidade a toda prova!

Tenham todos uma ótima leitura!

DESABAFOS DO RANGEL
Por: Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


Caro Leitor da RBC,
Abaixo gostaria de compartilhar um texto sobre pais, espero que apreciem...
Feliz dia dos pais!

“PAPAI” | Por: Marco Antonio Struve

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo:
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;
Que chora à distancia, a fim de não ser observado;
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;
Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;
Que quase sempre, é chamado de desatualizado;
Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;
Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,
Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;
Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida,
quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias;
Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.
Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama.
Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Álvaro Freitas – Arte-Educador e Músico. (alvarobatera@hotmail.com)


ROCK – QUEM É ELE?

Começo com uma frase de um executivo da gravadora Decca, após um ensaio dos Beatles, em 1961: Grupos que tocam guitarra estão com os dias contados. – Será...?!
No dia 13 de julho comemoramos o Dia Internacional do Rock, data instituída a partir de 1985 quando Bob Geldof, sensibilizado com a pobreza na África, e seu amigo Midge Ure, reuniram grandes artistas do Rock mundial para o evento conhecido como Live Aid. O concerto rendeu aproximadamente 280 milhões de dólares, muito mais do que o esperado. Com essa iniciativa Gedolf obteve uma nomeação ao Prêmio Nobel da Paz e o título de Cavaleiro do Império Britânico.
Desde então esse espírito solidário também está presente em nossa cidade, que teve eventos de mesma natureza como o Rock Contra A Fome e o Inverno Show. Esse ano também tivemos a terceira edição do Rock Uai, arrecadando alimentos não perecíveis, com doações do público e das bandas participantes.
Quando a Categoria Artística consegue dialogar com o Poder Público, a probabilidade de êxito é grande! Prova disso é o Circuito Praça Rock, que em seu segundo agraciou cerca de 30 trabalhos de artistas diferentes da cidade.
O Cenário do Rock Betinense está amadurecendo, com bandas que investem em trabalhos autorais, sendo reconhecidos em todo país e até no exterior. Esse sucesso vem da integração dos músicos, da troca de experiências e de projetos como o Ensaio Livre, Vitrola Viva e o Palco Livre, que promovem o encontro dos artistas da cidade.
Prestigia nossa arte e viva a música de Betim!

AGENDA
Morar Mais por Menos começa hoje com cantores mirins do Jardim Teresópolis

Jovens do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis vão participar da abertura da Mostra que este ano irá apoiar a Cooperárvore.
Hoje (16/08), às 19hs, acontece a abertura oficial da Mostra Morar Mais por Menos, na antiga Maternidade Hilda Brandão, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG).Durante a cerimônia cerca de 25 jovens da oficina de canto do Programa Árvore da Vida- Jardim Teresópolis farão duas apresentações.
Este ano a Cooperárvore– cooperativa social do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis – idealizada e desenvolvida pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM (Cooperação para a Morada Humana) no Jardim Teresópolis (Betim-MG), é o projeto social escolhido para participar este ano da mostra Morar Mais por Menos,
A mostra, criada em 2004, apresenta ambientes sofisticados e criativos, que possuam excelente relação custo x benefício. Além disso, os projetos expostos valorizam soluções sustentáveis, mostrando aos visitantes como levar para dentro de casa atitudes e soluções ecologicamente corretas.
Esse foi um dos motivos da escolha da Cooperárvore como projeto social apoiado pela mostra nesse ano. Utilizando materiais descartados da produção de carros, como aparas de cinto de segurança e retalhos de tecido automotivo, a Cooperárvore desenvolve produtos como bolsas, sacolas, mochilas, bandejas, cases de notebook, entre outros. São mais de 50 produtos na linha regular, além dos produtos sazonais criados especificamente para datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc..) e dos brindes corporativos. Os produtos da Cooperárvore poderão ser vistos compondo os diversos ambientes da mostra, assinados por renomados arquitetos, decoradores e paisagistas de BH.
Além de contribuírem com o meio-ambiente, reaproveitando materiais que iriam para o lixo, os produtos da Cooperárvore geram renda para cerca de 27 famílias do Jardim Teresópolis, bairro localizado em frente à fábrica da Fiat, em Betim (MG).
“A união entre a Cooperárvore e a Morar Mais é uma união feliz, porque estamos falando de projetos que têm conceitos em comum: o cuidado com o meio-ambiente, a inclusão social e, no viés financeiro, a possibilidade de vendas dos produtos da cooperativa”, explica a diretora da Morar Mais BH, Josette Conduru Davis.
Para a gerente da Cooperárvore, Luciana Freitas, participar da mostra é um grande orgulho. “Este convite representa o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho”, enfatiza.

Serviço: Mostra Morar Mais por Menos
Data: 17 de agosto a 2 de outubro
Local: Antiga Maternidade Hilda Brandão.
Endereço: Rua Álvares Maciel, s/n, bairro Santa Efigênia.
Informações: (31) 3261-6584 / www.morarmais.com.br

RBC BRASIL: INTERNACIONALIZAÇÃO - Brasil e Uruguai

Brasil e Uruguai fecham acordos sobre bibliotecas
As políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas foram um dos destaques da missão oficial do governo brasileiro (leia notícia no Jornal do Brasil) nesta semana no Uruguai, liderada pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. A criação de bibliotecas e feiras de livros bilíngües nas 12 cidades da fronteira e a concessão de bolsas para traduzir a literatura brasileira para o espanhol fazem parte do acordo entre os dois governos. O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) brasileiro, considerado uma referência internacional, vai apoiar seu congênere uruguaio e a Fundação Biblioteca Nacional também repassará informação sobre a implantação no Brasil do Programa Agentes de Leitura. As duas Bibliotecas Nacionais também desenvolverão ações de cooperação principalmente na área de digitalização de acervos e para realizar uma exposição digital entre os países do Mercosul.

AS AVENTURAS DE KILL
|por Cristiano de Oliveira


Kill relembra a SÉRIE PERSONALIDADES.
Depois de Che Guevara, Charles Chaplin e Silvester Stallone com vocês:
Ayrton Senna
EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br

Prosperação
A porta aberta foi a última saída; quanta dúvida, anemia, desespero. Os berros, flores, luzes a enchiam de uma estranha esperança. De que valia dez por cento de sangue mensal?seu plasma se multiplicava às vãs aleluias daqueles encontros. Vestidos longos sussurravam contraste sobre os corpos queimados de periferia. Aleluia! Gritava o homem de terno, esguichando um sorriso salvador por entre os caninos.

AMENIDADES...
Por Patriccia Lopez – patriccia@betimcultural.com.br - http://www.patriccia.org


Dizer não sem deixar de dizer sim ...

Dizer não, não é tarefa das mais fáceis para muitas pessoas. Para muitos a vida prega peças e
causa grandes transtornos pelo fato de abdicarem de suas vontades para agradar alguém. A
dificuldade para dizer não representa o “medo”: medo de não ser aceito, medo de perder o
emprego, medo de mostrar sua verdadeira personalidade, medo de não ser amado, medo de ser
rotulado como anti-social ...

Então como criar o equilíbrio para não magoar alguém e nem sair
prejudicado na situação?

Penso que, em primeiro lugar devemos ponderar os prós e os
contras. Se a situação de dizer sim para todos e tudo o que aparece
a sua frente se repete a todo momento, cabe avaliar porque você se
sujeita a isso. O que estou ganhando com isso? A outra pessoa também é recíproca? Quando
preciso de um favor também sou atendido? Estão me fazendo de escada? Estou me
sobrecarregando? E os meus projetos? E o meu tempo? E a minha vida?

Avaliar as causas de nossos medos também ajuda, e quando dizemos não no momento certo não
violentamos a nós mesmos e nos tornamos respeitáveis diante das pessoas.

Gentileza gera gentileza. É muito bom e enriquecedor fazer um favor para alguém, servir
alguém, ser útil ... Mas temos que encontrar o equilíbrio para não prejudicarmos a nós mesmos e
acabarmos por cair do muro, levar um tombo ou sermos passados para trás ...

A vida é uma montanha-russa ... basta sabermos andar nela.

SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Foto
FILME INDICADO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO

Sinopse
Um grupo de ladrões amadores tenta dar o golpe de suas vidas. Um homem vai para Los Angeles com a intenção de passar a mão em uma fortuna juntada por um antigo companheiro. Ali, ele acaba armando uma dupla com um vendedor de DVDs piratas que decide ajudá-lo a dar o grande golpe. Porém, nem tudo acaba saindo como planejado e eles se vêem em maus lençóis.
Título Original: Ladrón que Roba a Ladrón. | Origem: Estados Unidos, 2007. | Direção: Joe Menendez. | Roteiro: JoJo Henrickson. | Produção: Roni Eguia Menendez, James M. McNamara e Ben Odell. | Fotografia: Adam Silver. | Edição: Joe Menendez. | Música: Andrés Levin.

Assista Aqui o Trailer

Fonte: http://www.adorocinema.com

EVENTOS

O projeto SAÚDE E CULTURA NA PRAÇA, idealizado pela Realize Eventos e Impacto Multimídia tem como objetivo principal promover informações gratuitas sobre saúde e qualidade de vida para a sociedade de uma forma agradável e informal.
Também irá apresentar ao mercado mineiro novos talentos artísticos, nas áreas de música popular e erudita, teatro, dança, artes visuais, circo e contadores de causos.
"Temos o intuito de disseminar informações sobre vários temas de saúde e qualidade de vida para a população, em um ambiente informal e com apresentações culturais para promover a saúde social e integração entre os indivíduos na sociedade contemporânea. Também temos a intenção de replicar o projeto em várias praças da cidade e na Grande BH.", diz a diretora da Realize Eventos, Adriana Ramos.

Nome do Evento: SAÚDE E CULTURA NA PRAÇA
Endereço: Praça Duque de Caxias - Santa tereza
Data: 25/08/2011
Horário: de 19 às 22 horas
Palestra: QUALIDADE DE VIDA - Proferida pelo médico e consultor Baltazar Melo
Atração cultural: Nostreis
Realização: Realize Eventos e Impacto Multimídia
Apoio: Hemominas e Belotur

Mais informações: Realize Eventos
31 8898-4998
realizeev@gmail.com
realizeeventos.wordpress.com

UTILIDADE PÚBLICA
Cooperárvore participa da mostra Morar Mais por Menos

Produtos que reaproveitam materiais descartados da produção de carros da Fiat vão compor os diversos ambientes da mostra
A Cooperárvore – cooperativa social do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis – idealizada e desenvolvida pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM (Cooperação para a Morada Humana) no Jardim Teresópolis (Betim-MG), é o projeto social escolhido para participar este ano da mostra Morar Mais por Menos, que será realizada de 17 de agosto a 2 de outubro, na antiga Maternidade Hilda Brandão, bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG).
A mostra, criada em 2004, apresenta ambientes sofisticados e criativos, que possuam excelente relação custo x benefício. Além disso, os projetos expostos valorizam soluções sustentáveis, mostrando aos visitantes como levar para dentro de casa atitudes e soluções ecologicamente corretas.
Esse foi um dos motivos da escolha da Cooperárvore como projeto social apoiado pela mostra nesse ano. Utilizando materiais descartados da produção de carros, como aparas de cinto de segurança e retalhos de tecido automotivo, a Cooperárvore desenvolve produtos como bolsas, sacolas, mochilas, bandejas, cases de notebook, entre outros. São mais de 50 produtos na linha regular, além dos produtos sazonais criados especificamente para datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc..) e dos brindes corporativos. Os produtos da Cooperárvore poderão ser vistos compondo os diversos ambientes da mostra, assinados por renomados arquitetos, decoradores e paisagistas de BH.
Além de contribuírem com o meio-ambiente, reaproveitando materiais que iriam para o lixo, os produtos da Cooperárvore geram renda para cerca de 27 famílias do Jardim Teresópolis, bairro localizado em frente à fábrica da Fiat, em Betim (MG).
“A união entre a Cooperárvore e a Morar Mais é uma união feliz, porque estamos falando de projetos que têm conceitos em comum: o cuidado com o meio-ambiente, a inclusão social e, no viés financeiro, a possibilidade de vendas dos produtos da cooperativa”, explica a diretora da Morar Mais BH, Josette Conduru Davis.
Para a gerente da Cooperárvore, Luciana Freitas, participar da mostra é um grande orgulho. “Este convite representa o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho”, enfatiza.
Durante a mostra, também haverá apresentação dos jovens que participam das oficinas de canto e percussão do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis.
Serviço: Mostra Morar Mais por Menos
Data: 17 de agosto a 2 de outubro
Local: Antiga Maternidade Hilda Brandão.
Endereço: Rua Álvares Maciel, s/n, bairro Santa Efigênia.
Informações: (31) 3261-6584 / www.morarmais.com.br

Jardim Teresópolis realiza a “Semana do Bem para Todos”
Entre os dias 15 e 20 de agosto, a Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis promove atividades culturais, sociais e esportivas para divulgar boas práticas de cidadania.
Uma região que por muito tempo foi estigmatizada pela violência e vulnerabilidade social tem apresentado importantes resultados que representam uma nova realidade para a maioria dos moradores do bairro Jardim Teresópolis, localizado no município de Betim (MG). Segundo levantamento da Fundação João Pinheiro e Polícia Militar de Minas Gerais, nos últimos sete anos (2004 a 2010), na região, o índice de crimes violentos caiu em 57,6% e o número de homicídio foi reduzido em 62,1%. E, com o intuito de mostrar e reforçar esta transformação social, a Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis irá promover a “Semana do Bem para Todos”, no período de 15 a 20 de agosto.

Durante a semana, cerca de 30 instituições - integrantes da Rede, irão divulgar as diversas práticas positivas de formação humana, inclusão sociocultural, resgate e garantia da cidadania, atendimento à saúde e melhoria da qualidade de vida por meio do oferecimento de atividades gratuitas para a população, como oficinas de canto, dança, percussão, esporte, plantio de árvores e, da entrega de mensagens educativas e de conscientização. Além disso, a iniciativa contará também com a participação de profissionais da área de saúde que irão aferir a pressão dos moradores e orientá-los sobre o antitabagismo.
“Este trabalho enfatizará a articulação das instituições e dos cidadãos que, juntos, trabalham para o desenvolvimento da comunidade. Temos soluções que foram pensadas em conjunto e que já estão sendo aplicadas no bairro”, afirma Juliene Dias de Almeida, articuladora social do Programa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM, integrantes da Rede de Desenvolvimento do Jardim Teresópolis.
“Muitas pessoas têm preconceito devido ao histórico do bairro. Mas como moradora, acredito que nós somos responsáveis também pela melhoria e transformação de onde vivemos”, explica a jovem Jorsiane dos Santos e Souza, que participa das discussões pela melhoria do Jardim Teresópolis como integrante do Grupo de Referência Mirim, do Programa Árvore da Vida.
Para Jaime Thalles, diretor da ADCOTER - Associação de Difusão Comunitária do Teresópolis e Região, a ação será importante para divulgar o que vem sendo executado na melhoria do bairro. “A semana, será um marco para nós da comunidade. Precisamos divulgar quem são as pessoas, instituições e ações que estão comprometidas em transformar a comunidade em um local mais justo e igual para todos. Muito do que é feito de positivo no Teresópolis acaba sendo apagado, por conta de fatos isolados. O que é bom precisa aparecer”, garante.
De mãos dadas pelo Bem para Todos
O encerramento das atividades da “Semana do Bem para Todos”, será comemorado em um grande ato público - a Caminhada pelo Bem, que acontecerá dia 20 de agosto, às 9h, nas principais ruas do Jardim Teresópolis. Além da participação das instituições e comunidade local e de Betim, a ação contará com a presença da banda da Polícia Militar de Minas Gerais.
“É importante que a Polícia Militar esteja sempre junto da população para que ela entenda que a segurança é um direito de todos. Estamos prontos para servir e ajudar a comunidade nas articulações para resolver seus problemas, bem como para estreitar e fortalecer a nossa parceria”, ressalta o major Alexandre Costa, da Polícia Militar de Minas Gerais/ Companhia 177ª.
Rede de Desenvolvimento Social do Jardim Teresópolis
Formalizada em setembro de 2009, a Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis é composta por 49 instituições e fomenta em seus líderes e gestores o contato permanente para a troca de informações e busca de ações que visem o fortalecimento da região, por meio de encontros quinzenais. A Rede tem como principais metas a melhoria do acesso aos serviços da comunidade, possibilitar maior integração entre as instituições, minimizar conflitos (familiares ou comunitários), melhorar as condições de infraestrutura, socioeducativas e de serviços urbanos e, fomentar a qualificação profissional. Para isso, ela está organizada em Grupos de Trabalho divididos nos temas saúde, educação e cultura, segurança pública, relações comunitárias, família e assistência social, geração de trabalho e renda e, habitat e meio-ambiente.

COMERCIAL GRATUITO




*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.