ED9 | de 03 à 09 de julho | 2011

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Crônicas do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Sessão Julio Rabelo - O Som da cidade - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com


Bom dia, boa tarde ou boa noite! Não interessa em qual horário nosso leitor neste momento acessa, nos interessa sua presença de espiríto e o seu senso crítico, para nós é preciso confortar o ser humano com cultura, com arte!!

Apague as velinhas Tiago Henrique, a crônica de Rangel parlamenta uma coisa muito interessante: a amizade! Essa amizade pregada pela Fatima Mirandda que com toda certeza, garante através da arte a exploração positiva do lado sensível do homem.

Este editorial será colocado com poucas palavras, acho que você, caro leitor, verá no decorrer deste semanário que o mesmo fala por si! Crescer é um ponto de partida e morrer não é o ponto de chegada, mas um novo recomeço.

Neste momento minha felicidade está compartilhada na coluna "As aventuras de Kill", tenho o maior prazer de dividir isso com vocês!!! Lhes entrego hoje minha sincera amizade e lhes desejo uma aplausivel leitura!


CRÔNICAS DO RANGEL
Por: Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br


O Dono do Buquê

Era um sábado à noite, o céu estava estrelado e eu possuía um convite para uma festa no jardim. Não era uma festa comum, era o lançamento de um livro e aniversário de um poeta antigo...

Ao entrar pelo jardim, avistei escritor e obra. No ar exalava um cheiro diferente... O único perfume que podia ser sentido naquele local e que se impregnava em cada pessoa, era o do buquê subulata. Este enchia a noite com sua fragrância mais forte que o de “dama da noite”. Família, amigos e conhecidos que por ali passavam plantavam naquele jardim, sementes de amizade, carinho e admiração. O buquê também apresentava espinhos, estes, as verdades que havia em cada verso. Realidades que expressavam as dores do silêncio.

Durante a festa os convidados eram agraciados com música boa, poesias e pensamentos. O céu parecia sorrir e o clima gostoso alcançava até as crianças que ali brincavam e se divertiam no meio de gente grande... Sem perceber, elas recebiam a leitura como adubo e a conseqüência disso é um futuro culto que começa a crescer.

Ao voltar para casa, eu pensava na mensagem que aquela obra traria a humanidade. Cada verso tinha como responsabilidade tocar o leitor, os diálogos, os desabafos, as perguntas e respostas... Coisas tão intimas do autor a partir daquele momento se expandiam para que o mundo inteiro tivesse acesso. Nasceram em momentos secretos, mas vieram para ser dividas com toda essa geração e as futuras. E quem participou, com certeza não saiu da mesma forma que entrou...


ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
METASSONETO I
Por William Lagos: lhwltg@alternet.com.br | Bagé, Rio Grande do Sul.

Bem lá no fundo, eu sou um pretensioso!
Falar de amor, que coisa mais antiga!
Batida e repetida... Tanto auriga
já conduziu o carro portentoso

dos formosos poemas de um famoso
conjunto de poetas, grande liga,
a que aspirar não possa a fraca giga
do meu cantar de laurel mais desairoso...

Nada tenho a dizer que seja novo
e mesmo assim me atrevo! Coisa estranha
é que não veja plágio em meus pastichos...

Quem sabe eu seja deles o renovo,
e falem por meus dedos, longa manha,
nestes sonetos que brotam em esguichos!


AGENDA
Os pequenos grandes artistas da GALERIA ESCOLA FATIMA MIRANDDA estão em duas mostras de artes, uma no MUSEU PAULO MOREIRA ARAUJO DE BETIM que teve inicio dia 21 de junho e irá até o dia 20 de julho, outra que terá inicio nesta sexta feira dia 01 de julho e irá ate o dia 30 de julho no terceiro piso do BH SHOPPING em Belo Horizonte na FNAC.

Visitem as exposições e prestigiem a nova geração de artistas de Betim. A GALERIA ESCOLA FATIMA MIRANDDA está com inscrições abertas para os cursos de Pintura e desenho. Turmas de crianças a partir de 5 anos/ adultos e melhor idade/ uma aula por semana/ horários manha, tarde e noite.

Contato: Fatima Mirandda - tracosatelie@gmail.com


RBC BRASIL: Minas Gerais
O Teia Cultural Minas é o boletim eletrônico da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais. A RRMG também está no Twitter. Siga o @mincmg pelo endereço http://twitter.com/mincmg

MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:

Ordem do Mérito Cultural 2011
O Ministério da Cultura iniciou no dia 21/06 o prazo para a inscrição das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2011. O tema central da celebração desta edição será Pagu- Sonho-Luta-Paixão em homenagem a Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, escritora e jornalista brasileira que teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922. Criada em 1995, pelo Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural é o reconhecimento do Governo Federal a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira. As indicações podem ser enviadas para o site do Ministério da Cultura até o dia 22 de julho.


AS AVENTURAS DE KILL
|por Cristiano de Oliveira


Neste último dia 02 de junho fui convocado para prestigiar um grande evento em Avaré: a entrega dos certificados para os vencedores do Mapa Cultural Paulista fase Municipal.

Me preparei e fui até o local. As obras dos participantes ficaram expostas numa pequena casa de cultura da cidade no período de 26 de junho a 01 de julho de 2011, eu participei com duas charges e um cartum tendo como foco o meu grande amigo Kill. Nas entregas dos certificados meu coração acelerava, a categoria em que me inscrevi foi a terceira a ser chamada, e quando o locutor/apresentador do evento anunciou...
... para minha grande surpresa... eu fui contemplado com um certificado, pois é, o Kill vai representar Avaré na categoria desenho de humor Fase Regional!!!!!! Kill eu te amo!!!!!!


SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br
Video

Foto



















O SOM DA CIDADE
OSSOS DO BANQUETE | ALICE VAI À GUERRA | Site Oficial


FILME INDICADO
Por Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br
 
SETE VIDAS
Sinopse: Ben Thomas (Will Smith) é um agente do imposto de renda que possui um segredo trágico. Devido a ele Ben tem um grande sentimento de culpa, o que faz com que salve as vidas de completos desconhecidos. Porém quando conhece Emily Posa (Rosario Dawnson) é Ben quem tem a chance de ser salvo.

Título original: (Seven Pounds) | Lançamento: 2008 (EUA) | Direção: Gabriele Muccino | Atores: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Barry Pepper. | Duração: 118 min | Gênero: Drama.

Fonte: http://www.adorocinema.com
Clique aqui e assista ao trailer


EVENTOS
Arraiá do Censa traz alegria e socialização a pessoas com deficiência
Por Sabrina Mendes | sabrina@betimcultural.com.br


Há mais de 40 anos o Censa - Centro Especializado Nossa Senhora D'Assumpção – vem fazendo a diferença na vida de pessoas com deficiência mental e seus familiares. Localizado em Betim, na rodovia Fernão Dias, próximo ao clube SESI, a entidade recebe pessoas de todo o Brasil e busca oferecer mais qualidade de vida e educação socializadora.

No mês de junho o clima festivo toma conta da instituição, que promove o seu tradicional arraiá e faz a alegria dos atendidos. Comidas típicas, brincadeiras, quadrilha e música caipira, tudo como pede uma boa festa junina. A diretora da instituição, Natália Inês, conta que o Arraiá acontece quase que desde a fundação do Censa e é aberto também aos familiares e parceiros.

Além da festa junina, que aconteceu no último dia 25, o Censa promove outros eventos, sempre no último sábado de cada mês. Na oportunidade é possível conferir as peças artesanais produzidas pelos atendidos nas oficinas realizadas sob a coordenação da terapeuta ocupacional da entidade, Alexandra Rangel.

E o desenvolvimento artístico não para por aí. O Censa realiza também uma atividade teatral, que começou com o objetivo de trabalhar a expressão corporal dos atendidos, mas que já ganhou prêmios, como no festival de Lafaiete, com a peça "O Casamento da Dona Baratinha", encenada pelo grupo Alegria & Cia, que já realizou apresentações em eventos e empresas da região.

O Censa oferece ainda diversas outras atividades recreativas e socializantes, assim como uma variedade de modalidades de atendimentos, além de manter convênio com escolas e faculdades para a formação de profissionais capacitados a trabalhar com pessoas com deficiência. Informações: www.censabetim.com.br / (31) 3529-3500

CHARME E INICIATIVA EM PROL DO EMPREENDEDORISMO
Por Sabrina Mendes | sabrina@betimcultural.com.br


Ambiente agradável, boa culinária e muitas mulheres. Se você é homem e ficou interessado, “pode tirar o cavalo da chuva”, não que estejamos falando de um encontro homossexual, não é nada disso, a aglomeração do sexo feminino se deve a um evento exclusivo a elas: a Quarta AME, como é chamado um dos diversos encontros promovidos pela Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim – AME.

O objetivo? Fomentar o empreendedorismo feminino na cidade, proporcionar network e servir como vitrine de negócios. Segundo a Diretora de Marketing da associação, Joelma Medeiros, a AME está sempre em busca de oferecer capacitação e qualificar suas associadas: “Nosso objetivo é formar empresárias e empreendedoras na cidade, fazendo com que as mulheres tenham sua própria fonte de renda”.

Realizada na última quarta-feira, dia 29 de junho, no restaurante Chef Splendore, em Betim, a Quarta Ame ofereceu às participantes a palestra “Aprenda a investir com sucesso”, ministrada por Matheus Goyás, sócio-diretor da filial da Corval Corretora de Valores Mobiliários S/A e do Tire Dúvida Consultoria em Educação.

O evento contou também com a apresentação musical de jovens do programa Pró-Viver, que encantou o público e ressaltou a política AME, que busca valorizar e dar oportunidade às iniciativas sócio-culturais da cidade.

Sobre a AME
Fundada em 2009, a AME hoje conta com mais de 100 mulheres associadas. Segundo a Presidente da associação, Cristiane Andrade, a ideia partiu de um grupo de amigas que já se reuniam há vários anos e sempre conversavam em desenvolver trabalhos para ajudar mulheres em situação de risco social e desenvolver o empreendedorismo. Com o apoio do professor de gestão Osvaldo Barbosa, que hoje é consultor da entidade e único homem presente neste universo feminino, o projeto tomou forma.

Cristiane afirma que a atuação social, com foco na geração de renda e busca pela autonomia das mulheres de baixa-renda continua em pauta e revela que a AME está trabalhando para oferecer diversos outros serviços, como o projeto de uma incubadora, que dará suporte às mulheres empreendedoras no desenvolvimento de seus negócios.

As mulheres interessadas em se associar e conhecer o trabalho da AME Betim podem obter mais informações através do site www.amebetim.com.br ou pelo telefone (31) 2571-3502.

UTILIDADE PÚBLICA
REFORÇANDO A INFORMAÇÃO

RAMACRISNA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE ELETRICISTA E SOLDADOR

•Local de realização dos cursos: rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso – Betim – MG

•Início e término dos cursos:

- Eletricista – Instalador e Padronista: 29 de agosto a 07 de dezembro de 2011
Requisitos:
- Ter entre 18 e 40 anos;
- Ensino Fundamental Completo;
- Estar desempregado;
- Morar em Betim;
Horário de realização das aulas
Turno noite: 19h às 22h

- Soldador e Maçariqueiro: 22 de agosto a 08 de dezembro de 2011

Requisitos:
- Soldador e Maçariqueiro:
- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ensino Fundamental Completo;
- Estar desempregado;
- Morar em Betim;

Horário de realização das aulas:
Turno Manhã: 08h às 12h ou Turno tarde: 13h às 17h

•Informações e Inscrições a partir de 27 de junho: (31) 3596-2828 / www.ramacrisna.org.br

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE JULHO
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.