ED10 | de 10 à 16 de julho | 2011

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - As aventuras de Kill - Sessão Julio Rabelo - O Som da cidade - Filme indicado - Comercial gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com

Olá a todos vocês nossos sinceros e fieis leitores!
Como devem ter notado a RBC Semanal saiu um pouquinho atrasada, pois é, não sou inadimplente, mas as vezes comentem umas faltas conosco, simples e diretos consumidores, a internet ajuda mas as vezes nos deixa na mão!

Quero falar de uma coisa nesta semana chamada amizade. Como sabem, meu personagem Kill venceu uma categoria no mapa cultural paulista, pois bem, quando nasceu a RBC eu nem pensava em fazer parte da equipe, num determinado jogo on-line conheci o Tiago Henrique e tudo começou, o Kill passou a fazer parte da revista.

Hoje, o Kill deixou de ser sonho e se transformou na minha mais real felicidade, graças a RBC e a toda a esquipe que a realiza e a vincula na mais carinhosa forma possível.
À RBC deveo minha vida profissional atual!

A amizade deve falar mais alto quando o quesito é diferença, a RBC Semanal faz um vinculo direto e amigável entre Minas Gerais e São Paulo, e isso torna o nosso país um lugar sem fronteiras.

E a internet? Bem, ela pode separar quem está perto mas, une quem está longe!

Revista Betim Cultural: EU TE AMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA LEITURA!


DESABAFOS DO RANGEL
Por: Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

Até que me prove o contrário, este sou eu...

Essa semana fui surpreendido com um email engraçado e cheio de perguntas de uma garota chamada Raquel Nunes, do município de Betim. Entre seus questionamentos ela escreveu uma mensagem perguntando se eu sou o verdadeiro Thiago Rangel e se a foto postada era minha ou algum fake. Normalmente, a resposta seria, sim, Raquel, sou eu mesmo o rapaz da foto que escreve para a revista, ninguém está me psicografando, mas ando tão longe da minha identidade verdadeira e em busca do que é verdade, que eu igualmente poderia responder: sei lá, Raquel, se sou eu. Também estou na dúvida.

Quantas barreiras precisamos quebrar para chegar até o nosso verdadeiro eu? Quantas vezes nos escondemos atrás das circunstâncias, ou inventamos desculpas, e a verdade nua e crua fica soterrada pelas nossas frustrações ou medos? Após ler seu email, me perguntei: Qual a minha verdadeira identidade? Mas posso te garantir, sou um cara comum, estudo, trabalho, vou ao supermercado, pego fila no banco, passo raiva... Às vezes fico deprê, insisto no erro, dou a cara pra bater, e percebo que corri atrás do vento. Quando questionado em seu email sobre usar exemplos de minha vida pessoal, percebi que não tinha saída, que não podia simplesmente ignorar sua pergunta e não havia mais rodeios. Quando sua frase encontrou meus olhos, descobri naquele momento que perderia para você. E sim, existem experiências pessoais vividas em minhas crônicas, mas ilustradas com bom humor e com o talento do meu editor Cristiano.

Voltando ao erro... Em seu email, você pergunta: “Rangel, você parece ser boa pessoa, mas os bonzinhos também erram. Onde você esconde seus erros, suas derrotas?”

Bom, acredito que não há ninguém totalmente bom e justo. E quanto aos meus erros e derrotas, existem e não escondo. Eles estão ali me acompanhando em meu dia a dia na minha ansiedade, na falta de paciência e em tantas falhas. Não me sinto derrotado. Quando algum projeto da errado ou não sai do papel, eu me lembro que algumas coisas precisam de tempo e muitos investimneto$. Concorda?

Meu pai me ensinou que podemos mentir para todo mundo, menos pra nós mesmos. Sou muito franco comigo. Respondido?

Você também comentou o fato dos homens mentirem... Essa semana aluguei uma comédia engraçada “O Mentiroso”, um filme com bom roteiro, original, verdadeiro... Olha aí o "verdadeiro" me assustando mais uma vez.... O curioso é que o filme trata justamente sobre a quantidade de mentiras que usamos para construir nossa história de vida. Mas, será que as mulheres não mentem nunca?

E a ultima... Como é seu trabalho e o que te inspira?

Olha, tenho a revista como uma paixão, gosto de escrever e quando fui convidado, confesso, senti um pouco de medo. (olha ele aí, de novo presente). Mas é um trabalho que compensa: pensar, filosofar, analisar, entender. Queimar os neurônios e abrir o coração até chegar naquilo que é mais precioso. Nós. O eu de cada um. A inspiração vem de Deus, nas pessoas, nas músicas, observações pessoais e neste texto, específico em você.


ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Ao insigne cultor de esperança - por Douglas Alonso Cano


Oh! Estranho, a quem escrevo, mal sabes o que emanas em mim, talvez um cultor a par dos sofrimentos forjados pela vida ou talvez, o estranho.
Oh! Estranho a quem escrevo e que devota seu respeito sem que este seja imposto por qualquer sistema, por este ou aquele, isto é respeito, oh! estranho.
Talvez, oh! Estranho, pudesse zombar minhas tormentas,
minhas e só minhas intempéries, ou não,
talvez se perturbasse com elas ou em sabê-las na totalidade.
Perturbo-me.
Zombo-me.
Sou refém de mim.
Oh! Estranho, talvez compartilhamos o não semear mal querer, mas, oh! Estranho podemos querer o bem ao estranho?
Percebo o quão clara é a estranheza que se esconde no gesto, porem tudo é menor, e quero.
O que é querer?
O que move somente querer?
Queremos tantas “coisas”.
Oh! Estranho, não tão estranho a quem escrevo, eu te reconheço.


AGENDA
32º FICAN – FESTIVAL ITAMBACURIENSE DA CANÇÃO (MG) HOMENAGEM AO CANTOR E COMPOSITOR ITAMBACURIENSE CARLINHOS MAGALHÃES
O 32º FICAN - Festival Itambacuriense da Canção é uma realização do MOCUJOI (Movimento Cultural Jovem de Itambacuri), com apoio da Prefeitura de Itambacuri-MG, Secretaria Municipal de Cultura e Casa da Cultura;
O evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2011, às 20h30, na Praça dos Fundadores, em frente a Prefeitura de Itambacuri.

Cada concorrente poderá inscrever quantas canções desejar.
Obs.: A taxa de inscrição será de R$10,00 (dez reais) por música inscrita. Esta taxa terá que ser enviada em espécie ou através de cheque nominal ao MOCUJOI. A música enviada sem a taxa de inscrição será automaticamente desclassificada;

As inscrições já estão abertas e vão até 15 de julho de 2011 (sendo que já se inciaram no dia 1º de junho;

Confira o Regulamento e boa sorte!


RBC BRASIL: Estância Turistica de Avaré - SP

FAMPOP - FASE REGIONAL EM AVARÉ (FAMPOPINHA)
Acontece em Avaré a fase regional da FAMPOP, o evento é conhecido como "Fampopinha".
Para esta fase os compositores avareenses e regionais se apresentarão para que sejam selecionadas 12 (doze) músicas de Avaré e 2 (duas) músicas da região que se classificarão diretamente para as eliminatórias nacionais da Fampop. As 12 (doze) músicas avareenses selecionadas se apresentarão no dia 01 de setembro de 2011 na Eliminatória Avareense da 29º.Fampop, das quais uma Comissão Julgadora escolherá 4 (músicas) para as Eliminatórias da Fase Nacional ( 2 e 3 de setembro de 2011).
O evento será realizado nos dias 14,15 e 16 de Julho de 2011, no Anfiteatro da FREA.


AS AVENTURAS DE KILL
por Cristiano de Oliveira


 


SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Video


Foto



















O SOM DA CIDADE
ARTHICA | NÃO SEI PORQUÊ | Site Oficial


FILME INDICADO
Por Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br

QUEBRANDO A BANCA
Sinopse
Ben Campbell (Jim Sturgees) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites.

Título original: (21) | Lançamento: 2008 (EUA) | Direção: Robert Luketic | Atores: Jim Sturgess, Kevin Spacey, Kate Bosworth, Aaron Yoo. | Duração: 123 min | Gênero: Drama.

Fonte: http://www.adorocinema.com
Clique aqui e assista ao trailer.


COMERCIAL GRATUITO
Divulgando gartuitamente empreendimentos de cunho artístico-cultural.
Envie suas sugestões para contato@betimcultural.com.br


 
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.