ED8 | de 26 de junho à 02 de julho | 2011

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Crônicas do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - Sessão Julio Rabelo - O Som da cidade - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública.

EDITORIAL
Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.com

Olá a todos que seguem, acessam, transmitem, comunicam e outras palavras boas terminadas em "em" ou "am" que existam. Nesta semana prego aqui um tema que me assusta, é o fato do ser humano não utilizar corretamente seus cinco (5) sentidos. Destes sentidos um dos que mais me deixa entristecido é o da audição! O ser humano hoje não houve, ou faz com que não ouve e torna o outro, seu semelhante, pequeno, por vezes fraco.

Quando conseguiremos parar para ouvir e dizer a nós mesmos: "- Eu estou errado!"?
O erro... culpa ou aprendizado?

Bom, leio cada linha desta RBC Semanal de hoje e analiso o quanto ela cresce. Acessos, mediações e leitores ainda mais conscientes. A visão não é um sentido que me preocupa, se você estiver lendo esse editorial saberá o que digo, mas procure ouvir. No cinema por exemplo, temos além da imagem, o som! O quão é importante entender o enredo de um filme, ouça-o.

Assim como na crônica de Rangel é preciso aproveitar o tempo, porque não ouvi-lo?

E a cores de Igor? Será que são apenas contempladas pela visão? Ele diz: "Falantes das escalas contidas...", talves não seja o "falante" que achei que precisava ouvir mas como um formado em Artes Plásticas te digo que as cores realmente falam com você! Ouça-as!

Ouça o que é bom e repita o que ouviu, por favor, ouça o outro, mesmo que ele esteja errado. Tenho certeza que quando terminarem de ler todo o conteúdo da semana saberá qual é o meu apelo! A todos, uma ótima semana!!


CRÔNICAS DO RANGEL
Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br
Antes que termine o dia

Mais um final de semana que se vai... E antes de escrever este texto estava avaliando... O que valeu a pena hoje? Percebi que sempre existe alguma coisa, por menor que fosse. Um SMS, um telefonema, um filme, uma palavra amiga, uma conversa no skype com um amigo que mora no exterior, um encontro.

Sempre que me fecho para balanço, avalio o que tem dado certo na minha vida e o que ainda é preciso ajuste e paciência. E sem me esforçar muito, os pensamentos vêm... Um convite para uma festa, uma promoção no trabalho, um corte de cabelo que deu certo... Até o erro pode ter sido útil, alguém a quem chateamos, um engano...

Sempre que converso com minha irmã, ganhar o dia é ir a luta! Pra ela é ganhar mesmo: Ganhar um prêmio, um aumento, receber flores... Ganhar , ganhar e ganhar! Na última semana, meus dias foram salvos por pequenos detalhes. Na segunda-feira ganhei o dia por reencontrar um amigo de infância em um restaurante. E o resultado foi de horas e horas de conversa. Na terça, recebi um convite para cobrir um evento com Vander Lee e Toninho Horta, fiz uma das coisas que mais gosto entrevistei!

Na quarta, ao chegar do trabalho, encontrei meu sobrinho todo sujo de tinta guache com um desenho de um super herói (parecia mais uma batata), mas ainda assim, foi pintado pra mim. E ouvir a frase “Tio, esse é o super herói Rangel”, com certeza fez com que todo meu cansaço fosse embora...

Na quinta, encontrei por acaso um livro que queria muito e o melhor estava com um preço ótimo. Na sexta, nada de muito especial aconteceu, mas no outro dia poderia acordar tarde e isso já me deixava com um largo sorriso nos lábios. E assim os dias passaram... Não posso esquecer dos dias que simplesmente não deveriam existir. Perdemos alguém que amamos, somos assaltados, não rendemos no trabalho, nos falta inspiração... Mas, hoje eu só quero lembrar que TV a cabo salva os meus domingos e não preciso mais que um bom filme, uma pipoca e um momento só meu para me sentir feliz.


ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
Igor Alves | Estas tuas cores

Formas as nuvens coloridas,
Cheias dos rastros intensos,
Falantes das escalas contidas,
Como poucos paraísos imensos.

Teu universo meio infindável,
Percursos das etéreas descobertas,
Profundos sons, mistério amável,
Pétalas docemente entreabertas.

Calas meus olhos tocados,
Tremes estas horas tão breves,
Olhares tão seus, tão enluarados,
Tão estrelares, lindos e leves.

São dias intensamente pintados,
Estes saturados das tuas flores,
Tantas que faz sóis mergulhados,
Segundos enfeitados por tuas cores.


AGENDA

ESCRITOR BETINENSE LANÇA MAIS UM LIVRO

Depois de ser publicado em Portugal pela Corpos Editora, Tiago Henrique, autor de Pensamentos & Poesia e Surpresa dos Mares, apresenta ao público o seu terceiro livro: Buquê Subulata, contemplado no Edital 2009 da Lei de Incentivo a Cultura de Betim-MG.

O evento com noite de autógrafos e encerramento com show da Nostreis, banda que o Escritor-Poeta integra como Compositor e Vocalista acontecerá no SÁBADO 02 DE JULHO, AS 19 HORAS COM ENTRADA FRANCA NO CENTRO CULTURAL DONA ANTÔNIA, RUA MARIA DE LOURDES, 678, VILA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (www.donaantonia.org.br). O público presente ganhará o livro autografado pelo autor e concorrerá a brindes personalizados da Nostreis. Prestigie!

Maiores informações: (31) 3596-8448 | Sobre o autor: www.thvirtual.com


"O 24º Dia", Apresentação Dia 02/07 ás 20 h, No espaço alma dell'Art
RUA SANTOS DUMONT, Nº 103/ANGOLA – BETIM/MG - CEP.: 32.681-182
Ingresos á R$ 7,00.
Maiores informações: 96724721 (Leo) 30542556 (Amauri)


ARRUMA - GRUPO DE TEATRO APRESENTA: EM NOME DA MÃE

O texto “Nome da Mãe” conta a historia de Nely, uma menina órfã que foi abandonada pela mãe em um convento. A mãe incompreendida pelo marido por causa da gravidez é abandonada a própria sorte. Num ato de desespero, entrega sua filha na casa dos sinos e se deixa levar pela morte na humilde sala de estar de sua casa.

Nely cresce no convento e por causa da sua juventude e desejo de viver, a madre superiora se sente atraída pelos encantos da humilde moça. Sem conseguir o que queria e com medo que toda a verdade do passado da pobre moça viesse a tona, a madre planeja uma tortura psicológica.

Para se livrar das perseguições e sofrimento, a jovem Nely resolve fugir em busca do seu passado. Perdida e sem ninguém para procurar, encontra um rapaz com quem se apaixona e se unem ao matrimonio. Quando tudo parecia perfeito na vida do casal, o marido a deixa e vai para goiana em busca de trabalho, tirando o sonho de uma família unida. Sozinha e com uma criança, Nely repete os mesmos passos da mãe, deixando a própria filha na casa dos sinos e se entrega ao cárcere privado.


Elenco:
Ana Del Gaudio
Antônio Domingos
Ellen Vellute
Letícia Pinelli
Margeri Del Gaudio
Sandra Barbosa
Wilson Lisboa
Figurino e adereços - Ana Del Gaudio
Direção de ator – Amauri Cecílio

Texto e Direção Geral – Rubens Xavier

Telefone para contato:
31- 3595-6828 / 9843-5101 / 8426-9260

anadelgaudio@yahoo.com.br







RBC BRASIL
MINISTÉRIO DA CULTURA INFORMA:
Circuito Nacional de Feiras de Livro

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda lançou no dia 15 de julho, no auditório da Cinemateca de São Paulo, o Circuito Nacional de Feiras de Livro, um marco na história dos eventos literários do país. Realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o programa promoverá, até dezembro de 2011, 75 eventos literários de pequeno, médio e grande porte em todo território nacional. A previsão dos organizadores é pelo menos dobrar este número até 2014, com apoio de governos estaduais, prefeituras, entidades do livro e empresas de eventos


SESSÃO JULIO RABELO | julio@nostreis.com.br

Video

Foto





















O SOM DA CIDADE
CARDIOFONICA | ROCK AND ROLL | Site Oficial


FILME INDICADO
Por Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br

UM SONHO DE LIBERDADE
Sinopse
Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Título original: (The Shawshank Redemption) | Lançamento: 1994 (EUA) | Direção: Frank Darabont | Atores: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler. | Duração: 142 min | Gênero: Drama.

Fonte: http://www.adorocinema.com
Clique aqui e assista ao trailer


EVENTOS
PINTE O MUNDO DE VERMELHO | Por: Thiago Rangel

A última terça feira, 14 de junho, foi marcada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue. Com o tema “Pintando o mundo de vermelho”, a HEMOMINAS, reforçou a necessidade de que mais pessoas em toda a cidade tomem a decisão de se voluntariar como doadores, de forma regular e não apenas esporádica. Nesse dia tão importante, a unidade foi surpreendida por mais de trezentas pessoas que prestigiaram o evento e aproveitaram a oportunidade para doar.  A sala da coleta de sangue ficou praticamente cheia durante todo o dia e as pessoas que apareceram ao hemonúcleo para realizar sua doação afirmaram serem doadores regulares, como no caso da estudante de direito Gisele Mendes “comecei a doar sangue, após sofrer um grave acidente. Aprendi da pior forma possível a importância da doação”, conta Gisele.

Para o cantor Vander Lee, que é doador desde os 19 anos, o ato expressa amor “Doar é a atitude mais bonita que o ser humano pode desmontar. É uma forma de agradecer à terra a boa saúde que temos e devolver pro mundo o pouco de sangue que ele nos dá”.

O evento contou ainda com a presença de 15 artistas plásticos do Grupo Esquina da Arte, que inspirados pelo tema da campanha, pintaram no próprio Hemocentro, das 14h às 17h30 e alguns destes artistas doaram seus quadros para o Hemominas.  A tarde foi finalizada com o show musical dos cantores mineiros Vander Lee e Toninho Horta.

Doação:
Para fazer a doação de sangue é preciso apresentar um documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida nem amamentando. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebida alcoólica por pelo menos 12 horas antes da doação.

Homens podem doar com intervalo mínimo de dois meses, porém até quatro vezes ao ano, já para as mulheres esse espaço é de três meses, podendo realizar a doação até três vezes ao ano. O Hemocentro de Belo Horizonte fica na Alameda Ezequiel Dias, 321 Santa Efigênia.

Informações: (31) 3280-7455/3280-7440


UTILIDADE PÚBLICA

A organização social Ramacrisna abre, a partir da próxima segunda-feira, dia 27/06, inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos de Eletricista - Instalador e Padronista - e Soldador e Maçariqueiro. Abaixo, segue nota com requisitos, entre outras informações. Eventuais dúvidas e esclarecimentos, eu estou sempre à disposição.

RAMACRISNA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE ELETRICISTA E SOLDADOR

Para motivar a busca por qualificação, alunos recebem, além das aulas, lanche e material didático sem nenhuma cobrança de taxa.

A instituição social Ramacrisna, organização que atua há 52 anos em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, está com as inscrições abertas para cursos profissionalizantes de Eletricista – Instalador e Padronista – e Soldador e Maçariqueiro. Para participar do curso de Eletricista, é preciso ter entre 18 e 40 anos, ensino fundamental completo, estar desempregado e morar em Betim. As aulas acontecem sempre no turno noturno, das 19h às 22h. Elas terão início em 29 de agosto e término em 07 de dezembro.

Já para o curso de Soldador e Maçariqueiro é preciso ter entre 18 e 30 anos, ensino fundamental completo, estar desempregado e morar em Betim. Estão abertas vagas para duas turmas, com treze alunos cada uma. A primeira terá aulas no turno da manhã, das 8h às 12h, e a outra à tarde, das 13h às 17h. Elas terão início em 22 de agosto e término em 08 de dezembro. Ambos os cursos são gratuitos e os interessados recebem lanche e todo material didático sem nenhuma cobrança de taxa.

As inscrições devem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 27/06, por meio do telefone (31) 3596-2828 ou do sitewww.ramacrisna.org.br, por onde é possível obter mais informações. As entrevistas para o curso de Eletricista acontecem no dia 19/08 e para o curso de Soldador e Maçariqueiro no dia 11/08. O prazo para cadastro, contudo, termina no dia 22 de julho, sexta-feira.

•Local de realização dos cursos: rua Mestre Ramacrisna, 379 – Santo Afonso – Betim – MG
•Início e término dos cursos:

- Eletricista – Instalador e Padronista:
29 de agosto a 07 de dezembro de 2011

- Soldador e Maçariqueiro:
22 de agosto a 08 de dezembro de 2011

•Requisitos:
- Eletricista – Instalador e Padronista:
- Ter entre 18 e 40 anos;
- Ensino Fundamental Completo;
- Estar desempregado;
- Morar em Betim;

- Soldador e Maçariqueiro:
- Ter entre 18 e 30 anos;
- Ensino Fundamental Completo;
- Estar desempregado;
- Morar em Betim;

•Horário de realização das aulas:
- Eletricista – Instalador e Padronista

Turno noite: 19h às 22h
- Soldador e Maçariqueiro

Turno Manhã: 08h às 12h ou Turno tarde: 13h às 17h
•Informações e Inscrições a partir de 27 de junho: (31) 3596-2828 / www.ramacrisna.org.br

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 22 DE JULHO
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.