ED12 | de 25 à 31 de julho | 11

ÍNDICE DA EDIÇÃO
Editorial - Desabafos do Rangel - Espaço Aberto Virtual - Agenda - RBC Brasil - Eu e a nanonarrativa - Sessão Julio Rabelo - Filme indicado - Eventos - Utilidade pública - Comercial Gratuito.

EDITORIAL
Por Cristiano de Oliveira - cristiano@betimcultural.co
m

Olá a todos as pessoas que acessam a RBC Semanal com fins de incentivar a cultural e fazer com que o nosso país alavanque seus principais objetivos através das manifestações populares.
Hoje, como podem ver, nosso semanário vai sofrer algumas modificações, uma delas está no dia de veiculação, ao invés dos domingos agora será de segunda-feira até o domingo fechando a semana. Uma outra novidade ainda está por vir, receberemos uma nova colunista que integrará nossa semana trazendo até vocês um olhar diferente, com uma leitura responsável e crítica.

Pois bem, talvez sintam falta de uma ou duas colunas nesta semana, não fiquem chateados, tudo está correndo na mais perfeita ordem já que o intuito é sempre melhorar a comunicação. Deixo-lhes um informativo da Teia Cultural que fala de um momento histórico de Minas Gerais aqui neste editorial, vejam a fotografia:
É a implantação da linha férrea – Ramal do Paraopeba no inicio do século XX, impulsionou o desenvolvimento econômico em Minas.
O trem mudou costumes e aproximou cidades. O conjunto arquitetônico da Estação Central de Belo Vale inaugurado em 20 de junho de 1917, não é só um referencial urbano, faz parte da vida dos belovalenses.
O intuito aqui é relatar a importância que a Teia Cultural dá a todos o país, nossas informações culturais, muitas delas, são retiradas deste projeto rico e fortissimo do Governo Federal.
Fica a dica, não importa qual seja o estado em que você se encontra, sempre estará bem informado nesta "teia" de sabedoria.

Uma ótima leitura a todos!!

DESABAFOS DO RANGEL
Por: Thiago Rangel - rangel@betimcultural.com.br

Lembranças no Escuro

A noite passada tive um pesadelo, daqueles tão reais que você da graças a Deus por acordar.
Ainda aflito do escuro eu via a minha porta aberta e o corredor que levava ao quarto da minha mãe. Não sei explicar direito o que aconteceu, mas na minha mente se passavam flashes da minha infância. Lá estava eu, com apenas 5 anos de idade correndo com meu carrinho do corpo de bombeiros para o quarto de meus pais, assustado, pés descalços e meu pijama azul claro.
Chorando muito, entrei no quarto.
Outro flash se formou instantes depois, agora eu brincava em paz de massinha na sala, e meu tio Valter aparecia do nada me fazendo medo com um chuchu cheio de palitinhos de fósforos (o que deveria ser um boi), lá estava eu aos prantos... (Em momentos como esse digo pra mim mesmo, parente é igual gripe, você não escolhe, vem!).
Ainda perdido pelos flashes me vi na escola, brincando feliz, pulando,correndo até cair, ralar o joelho e abrir “o bocão”. As professoras, vinham com carinho e acudiam, dizendo “já passou, já passou”... (Hoje quando caímos, precisamos levantar correndo para não sermos pisoteados).
Hoje eu acordei com medo, mas não chorei, nem procurei pelo aconchego no quarto dos meus pais. No meu quarto agora não havia presente, nem passado e muito menos futuro. Só havia o Rangel, aos 22 anos de idade, sentado em sua cama fechando as janelas de sua memória...
Sozinho, com seus pensamentos... calado. Mas, com uma certeza: A vida é muito rara. E passa rápido...

ESPAÇO ABERTO VIRTUAL
O Todo | por Douglas Alonso Cano (douglasacano@hotmail.com)

Era meiga e pensativa
a luz que apaga
o crime inaudito e amargo
que deixaria a luz ruim
o crime que a nós praticaste
foi o sopro na chama que aquecia e clareava
hoje não acalma
e tomamos tudo por diferença defensiva
era preciso o ato de fé e espereança no peito
pois dói o antigo repertório
o espirito em cinza usa desta cor após a tocha inflamada
era o pássaro que cantava
hj, preso espero o canto
extinção
mas qdo canta ilumina
ah! se Shakespeare podesse iluminar
em minha alma sentiria os planos a grandeza aumentar
mas continua doer enquanto perdura
a ausencia aumenta
o vazio aumenta, assim me afundo
sentindo assim afundar em si e na mente, por um coração que sente não regressar
em neve sinto gelo na face
embora vaidade venha me assombrar
consumindo a face com um nome
e agora, este mal, esta tirania
chega em primeiro lugar
fomos culpados
e este sou eu
e esta é minha
hostil a mim
eis que perdemos
eu e tu, toda riqueza de saber e sentir
sem razão, acaba a inteligência
sem amor, a vida
sem direito, a verdade e a igualdade
por fim acabam se as virtudes
mas em certos dias e horas apavora
por que eu me lembro
dos atos e de palavras, me lembro
enquanto a luz não te excluir eu não excluirei
pois centilaria em mim a luz que dissipa
e eu recusaria de mim numa fuga a ressoar pra ti
então eu te busco num expressivo olhar
e torno cidades separadas
e os acentos escapam do meu peito pra te sentir
eu te esperei, para não mais pertencer somente a mim, mas a ti
em vão
e desde então tenho cuidados
para que eu não me perca
estou só e subtraindo o dia
devotando em segredo
talvez mude meu dilema
mas ainda não deixei tua alcova, a qual sei oq deseja
e tens tudo pronto ao mundo, mesmo estranho assim
e a solidão dos amantes é como chuva em declinio, assim se faz, qdo se abandonam tristes
e vão
com desilusão da carne q chora
foi por causa dela
dela
minha garganta aperta e não encontra voz
sem calma
sois meu “Stalin” e eu sigo as regras
embora o bater de meu peito não sentes
e vive sem calma na alma
mas ela volta
sempre volta
com consolação digo em meu coração
que mesmo em dores
que vc volta e meia, Nunca foste
e não há exilio do amor
por que tu retorna
e o engano que separa
agora volta
e da ausencia faremos perceber que o engano foste profano de apenas outonos
que permitem cair as folhas para florir na próxima estação
e nós sempre a pensar equivocadamente no pássado como folhas mortas
com o peito magoado
“Stalin” vc é o fantasma que sempre volta
o futuro esta em nossas mão
mas dessa vez, os sonhos não são pagãos
bem vinda a sua casa outra vez...

AGENDA

Espetáculo – Antes do Silêncio

Dirigida por Eid Ribeiro, a montagem traz ao palco a atriz Kelly Crifer e o ator Rodolfo Vaz. Um homem frio e desapegado de tudo e de todos carregando seus objetos hereditários. A enorme sombra do mundo sob seu chapéu. Um homem solitário visitando suas obsessões e amores. Uma mulher misteriosa. O tempo circular. Sexo, vida, amor, nascimento, morte. Antes do silêncio é o encontro desse estranho casal. A grandeza e a miséria da condição humana a partir do universo de Samuel Beckett.
Datas e Horários: 14 a 31 de julho, quinta a sábado às 21h e domingo às 19h.
Classificação: 16 anos

Funarte MG
Rua Januária, 68. Floresta. BH/MG
Informações: (31) 3213.7112 - www.funarte.gov.br

RBC BRASIL: JOÃO PESSOA - MINAS GERAIS - PARÁ

Painéis Funarte de Bandas acontecem em João Pessoa, Minas e Pará
Os Painéis Funarte de Bandas de Música 2011 serão realizados em João Pessoa (PB), no mês de agosto, em Mariana (MG), em setembro, e em Ponta das Pedras (PA), em novembro. Os Painéis oferecem cursos de percussão, de percepção e leitura musical, de instrumentação e arranjos musicais, de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, de regência e de técnica para instrumentos de sopro (bombardino e tuba, clarineta, saxofone, trombone e trompete. O programa é realizado pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais, privadas e Universidades.
Os cursos têm duração de cinco dias e serão ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Para participar das aulas, os músicos e regentes devem preencher a ficha de inscrição e enviála, pelos correios, ou entregar em mãos, para a instituição que receberá o evento na cidade de sua escolha.
Para conhecer a programação completa, clique aqui!


EU E A NANORRATIVA
Por Giuliano Santos - giuliano@betimcultural.com.br


Baile de Carnaval

Como ficava ao lado da rodoviária, o Star’s foi o destino da estudantada que aguardava a saída do ônibus. Afinal era carnaval e mesmo limpando o sebo do copo e sujando a boca de farinha com o churrasco de esquina, o Star’s era uma saída. Ela dançava trêbada e suja, ostentando a magreza cada dia mais cadavérica. Chorava pelo churrasquinho negado e pela febre insistente. No banheiro, aceitou ser tomada, mesmo percebendo o estouro do preservativo. Sorria por sentir o odor de perfume caro e pelo cheiro da vingança: _ Na carne me perdi, pela carne entristeci!


SESSÃO JULIO RABELOjulio@nostreis.com.br

Video


Foto















 

FILME INDICADO
Por: Tiago Henrique - tiago@betimcultural.com.br


O GRANDE TRUQUE
Sinopse
Século XIX, Londres. Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) se conhecem há muitos anos, desde que eram mágicos iniciantes. Desde então eles vivem competindo entre si, o que faz com que a amizade com o passar dos anos se transforme em uma grande rivalidade. Quando Alfred apresenta uma mágica revolucionária, Robert fica obcecado em descobrir como ele consegue realizá-la.

Título original: (The Prestige) | Lançamento: 2006 (EUA, Inglaterra) | Direção: Christopher Nolan | Atores: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Piper Perabo. | Duração: 128 min | Gênero: Suspense

Fonte: http://www.adorocinema.com | Clique aqui e veja o trailer do filme.

EVENTOS












 

UTILIDADE PÚBLICA

LEMBRETE: CURSOS GRATUITOS DE VIOLÃO, GUITARRA, DESENHO ARTÍSTICO, CAVAQUINHO, BATERIA,TEATRO INFANTIL E ADULTO, PERCUSSÃO, PINTURA EM TELA E MUSICALIZAÇÃO.

As incrições que se iniciaram dia 11 de julho continaum abertas até o dia 5 de agosto de 2011. Para saber a documentação necessária acesse a Edição 11 da RBC Semanal ou entre em contato no (31) 3532-3653.


COMERCIAL GRATUITO
Divulgando gartuitamente empreendimentos de cunho artístico-cultural.
Envie suas sugestões para contato@betimcultural.com.br
*Os textos publicados na RBC SEMANAL são de responsabilidade de seus autores.